Você, com certeza, já ouviu falar sobre o lírio-do-brejo. Afinal, seja pelos seus benefícios espirituais e medicinais ou pelo seu crescimento fácil e acelerado nos mais diversos locais, essa é uma planta popular no Brasil.
Explicamos melhor: apesar de ser natural do Nepal, com origens também registradas na Índia, na Indonésia e em outros países asiáticos, essa é uma planta que não só se adapta muito facilmente a diferentes tipos de condições climáticas, como também prospera fortemente.
Não é à toa que, atualmente, ela pode ser encontrada em todas as regiões do Brasil, apesar de ser predominante na Mata Atlântica.
Você também pode conhecê-la pelo nome de Hedychium coronarium, seu título científico; gandasuli, comum em idiomas asiáticos; gengibre-do-brejo, graças aos rizomas semelhantes aos do gengibre; jasmim-borboleta, pelo seu aroma e aparência; ou, mais provavelmente, como planta daninha, aquelas que aparecem espontaneamente.
Por ser facilmente encontrado, o lírio-do-brejo passou a ser usado com diferentes intuitos. No período da escravidão, por exemplo, acredita-se que a planta era usada como acolchoado pelos escravizados. Além disso, tem fortes tradições medicinais e espirituais.
É por isso que aqui você verá tudo sobre o significado de lírio-do-brejo, suas indicações de uso, formas de consumo, benefícios e mais. Continue lendo!
Qual é o significado de lírio-do-brejo?
Muitas pessoas acreditam que o significado de lírio-do-brejo é negativo pelo fato de que seu crescimento acelerado resulta, por vezes, em problemas na natureza. Porém, no mundo da interpretação, as coisas não podem ser levadas de forma tão literal.
É por isso que a planta também pode simbolizar a resiliência. Isso porque ela vinga mesmo em locais de condições difíceis, o que indica sua capacidade de superar obstáculos e desafios, por exemplo.
Além disso, sua cor branca geralmente é conhecida por trazer sentimentos otimistas, inocentes e puros na mente das pessoas.
Graças ao seu aroma bastante agradável e até mesmo doce, ainda é possível dizer que o lírio-do-brejo é uma planta que representa a harmonia e a compreensão.
Tudo isso, junto ao fato de que a erva ainda tem papel importante no mundo espiritual e medicinal, resulta em um significado fortemente positivo.
Lírio-do-brejo para a espiritualidade
Por conta de todos os significados apresentados acima e, também, pelo fato de que o lírio-do-brejo tem muitos que tornam essa planta muito poderosa, ele é muito popular no mundo espiritual.
Acredita-se, por exemplo, que ele tenha propriedades de proteção e purificação. Sendo assim, blinda as pessoas de diferentes tipos de negatividade, tanto externas quanto internas.
Por esse motivo, o lírio-do-brejo na espiritualidade também tem o poder de purificação. Ainda pode ser utilizado na meditação para abrir a mente para o positivo e todo o poder interno que cada um possui, tornando-nos mais fortes e resilientes.
Diante desse contexto, é fácil entender por que essa planta é utilizada em rituais de banho e batismo, certo? Afinal, ela limpa as nossas energias!
E o melhor de tudo é que é muito fácil realizar esse tipo de atividade.
Com uma quantidade considerável de lírio-do-brejo em mãos, você irá colocá-lo de molho em um balde com água. É interessante, nesse processo, mentalizar tudo que você deseja eliminar e atrair enquanto a planta é amolecida. Depois, coe a mistura e separe a água.
Para utilizar esse líquido, você tem duas opções: caso tenha acesso a uma banheira, despeje a água de lírio-do-brejo nela, complete com água comum e mergulhe nela. Caso só tenha um chuveiro, ao final do seu banho, despeje toda a água da planta no seu corpo.
Benefícios
1. Aumenta a imunidade
O lírio-do-brejo contém substâncias tônicas em sua composição. Por isso, é capaz de aumentar a imunidade, prevenindo uma série de doenças e ainda potencializando o tratamento de certas condições.
2. Estimula a cicatrização e combate infecções
Essa planta ainda tem forte caráter antisséptico. Sendo assim, não só combate infecções como também estimula a cicatrização de forma mais rápida e descomplicada, sendo uma ótima opção em caso de machucados.
3. Trata a pele
Envelhecimento, oleosidade, olheiras: esses são apenas alguns dos problemas de pele que o lírio-do-brejo é capaz de tratar. Não é à toa que é comum encontrá-lo em diferentes tipos de cosméticos, desde cremes até perfumes.
4. Possui efeito calmante e relaxante
Falando em perfume, o aroma dessa planta chama a atenção por sua doçura. É por isso que seu uso com o objetivo de diminuir a ansiedade e promover o relaxamento é bastante popular. Seja por meio de velas ou óleos essenciais, ela ainda trata insônia e outras condições do tipo, como cansaço e fraqueza.
5. Fortalece o coração e os músculos
Graças a suas propriedades cardiotônicas, o lírio-do-brejo também tem a capacidade de fortalecer os músculos do coração. Também combate o reumatismo, trazendo soluções práticas para problemas nas articulações, ligamentos, tendões e outros músculos.
6. Melhora condições respiratórias
Tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar, entre outros problemas, também são tratados pelo lírio-do-brejo.
Isso porque ele tem propriedades béquicas (acalma tosses e irritações na faringe), que combatem esse tipo de doença.
Consumo
Seja para o corpo, para a mente ou para o espírito, o lírio-do-brejo ajuda no tratamento de diversas condições. E, para aproveitar suas vantagens ao máximo, é importante saber como consumir a erva corretamente. Veja algumas opções.
1. Chá
Essa é a forma de consumo mais comum. Isso porque seu chá fornece uma série de substâncias benéficas para o corpo e a mente e ainda tem um gosto saboroso, parecido com o do gengibre, com um toque picante e refrescante. Ele também é fácil de preparar.
2. Polvilho e farinha
O rizoma do lírio-do-brejo é rico em amido. Por isso, a planta pode facilmente ser utilizada na fabricação de polvilho e farinha. Naturalmente, esse é um tipo de consumo simples e prático, que engloba alimentos como pães, bolos, biscoitos, mingaus, sorvetes, e por aí vai.
3. Gastronomia geral
E não é só nos alimentos com farinha e polvilho que a planta é utilizada. Na gastronomia geral, seja como ingrediente principal ou decorativo, o lírio-do-brejo também se destaca. Geleias, refrescos e risotos são apenas alguns exemplos!
4. Cosméticos
Como vimos nos benefícios do lírio-do-brejo, ele apresenta efeito cicatrizante e faz bem para a pele. Não é à toa que ele pode ser encontrado em cosméticos, que variam desde cremes até tônicos.
5. Velas e óleos essenciais
Seu aroma também é agradável e ajuda na meditação e outras atividades. Sendo assim, velas e óleos essenciais que levam essa planta como ingrediente são populares e muito interessantes!
Receitas
Ficou interessado sobre as formas de consumo do lírio-do-brejo? Confira cinco receitas para fazer em casa, experimentar essa planta e obter os seus principais benefícios!
1. Chá de lírio-do-brejo
Utilizado principalmente para tratar problemas respiratórios, o chá de lírio-do-brejo é conhecido por seu gosto excêntrico, que, apesar de lembrar o gengibre, é um pouco mais picante.
– Ingredientes:
2 colheres (chá) de lírio-do-brejo
1 litro de água
– Modo de preparo
Em uma panela, despeje a água e o lírio-do-brejo. Misture e, depois, leve ao fogo. Espere ferver para desligar e abafar com uma tampa. Deixe descansar por cerca de 15 minutos. Depois, é só coar e decidir a forma de consumo: quente ou frio. Você pode adoçar a gosto também. Só se lembre de não consumir o chá após 24 horas de preparo.
2. Geleia de lírio-do-brejo
Perfeita para ser consumida com torradas, a geleia de lírio-do-brejo chama a atenção por sua facilidade de preparo e sabor.
– Ingredientes
6 xícaras de flores de lírio-do-brejo
1 xícara de açúcar demerara
2 maçãs grandes
Meio limão
Suco de dois limões
– Modo de preparo
Em uma panela grande, reúna todos os ingredientes. Lembre-se de cortar as maçãs ao meio. Leve ao fogo e misture. A ideia não é que ferva, mas que fique tempo suficiente para que as flores fiquem transparentes. Depois, coe em um pote hermético e deixe descansar. Rapidamente a mistura fica cremosa e pronta para ser consumida!
3. Farinha de lírio-do-brejo
Utilizada no preparo de bolos, tortas e várias outras delícias, a farinha de lírio-do-brejo é preparada de forma simples e prática!
– Ingredientes
Rizomas (raiz) de lírio-do-brejo (quantidade a depender de quanta farinha você pretende produzir)
Água
– Modo de preparo
Antes de tudo, limpe bem os rizomas do lírio-do-brejo. Você deve descascar a raiz e depois cortá-la em pedaços pequenos. Em seguida, leve as fatias ao liquidificador, acrescente um pouco de água e bata bem. Você pode acrescentar água até que se forme uma pasta homogênea. Quando chegar a esse ponto, despeje a mistura em um saco de pano e pendure-o de forma a fazer com que a água saia naturalmente. Deixe assim por algum tempo, até secar completamente. Depois desse processo, sua farinha estará pronta!
4. Conserva de lírio-do-brejo com gengibre
Se você tem uma grande quantidade de lírio-do-brejo em mãos e quer aproveitá-lo ao máximo, evitando que estrague, a conserva é uma opção prática e gostosa para fazer isso!
– Ingredientes
500 g de lírio-do-brejo
2 xícaras de vinagre de maçã
1 xícara de água
2 colheres (sopa) de sal
1 xícara de açúcar cristal
– Modo de preparo
Para iniciar, corte o seu lírio-do-brejo em pedaços bem finos. Despeje as fatias em uma travessa com sal e deixe descansar por no mínimo seis horas. Após esse período, esprema a planta para que todo o líquido saia dela. Descarte essa água. Em uma panela, coloque o lírio-do-brejo seco, a água, o vinagre de maçã e o açúcar. Leve ao fogo e deixe ferver até que o açúcar derreta. Desligue o fogão e despeje a mistura fervendo em um pote de vidro esterilizado. Feche bem e deixe-o descansar em temperatura ambiente por pelo menos 10 dias. Depois, está pronto para ser consumido quando você desejar!
5. Refrigerante de lírio-do-brejo
Quer uma bebida refrescante e ainda por cima benéfica para a saúde? O refrigerante de lírio-do-brejo ajuda nessa missão.
– Ingredientes
200 g de lírio-do-brejo
2 copos de suco de limão
350 g de açúcar mascavo
350 g de açúcar demerara
10 litros de água potável
– Modo de preparo
Misture todos os ingredientes em um refratário grande. Depois, você irá despejá-lo em garrafas. O ideal é dividir o líquido e colocá-las em vários potes de 2 litros ou menos, enchendo-as até a metade. Amasse o que ficou somente com ar e deixe a mistura descansar e fermentar em um local escuro por, ao menos, cinco dias. Após esse período, fique observando: quando a garrafa estufar, a bebida estará pronta para ser consumida!
Contraindicações
Na hora de consumir o seu lírio-do-brejo, seja da forma que considerar mais atrativa, tome cuidado para ter em mãos a planta certa. Isso porque outros tipos de lírios podem ser tóxicos, alérgicos e até mesmo levar à morte. Então procure sempre por um especialista antes de consumir, para ter certeza de sua segurança e obter as instruções corretas.
Ah! E, apesar de naturais, óleos essenciais devem ser evitados por crianças menores de 6 anos e mulheres grávidas. Ou seja, aqueles que contêm essa planta como ingrediente também devem seguir essa instrução.
E, é claro: além disso, assim como qualquer outro tipo de planta, consuma com moderação.
Você também pode gostar:
- Aproveite todo o poder proporcionado pelo banho de ervas
- Crie o seu próprio spa pessoal com as ervas certas
- Saiba tudo sobre o papel das ervas na espiritualidade
- Significado da Flor Crisântemo: símbolo da renovação espiritual
Quem diria que o lírio-do-brejo, uma planta tão malvista pelos desafios que proporciona para a natureza, renderia tanto assunto, né? Diferentemente do que muitos imaginam, essa erva tem muitos usos e benefícios.
Esperamos que você faça um ótimo proveito dela com as informações que trouxemos aqui. Não se esqueça de compartilhar este conteúdo com quem também tem interesse por esse universo natural, hein?