Autoconhecimento Natureza Saúde Integral

Significado da flor Peônia: elegância e poder

Peônias rosas em um vaso
Jean-Paul Wright de Pexels
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A natureza é rica. É por isso que, nela, é possível encontrar uma série de plantas ricas em muitos benefícios. Porém, é preciso utilizá-las com cautela e sabedoria para não haver problemas. Aqui, mostramos mais sobre a peônia, uma flor majestosa e benéfica para o ser humano, mas que deve ser aproveitada com atenção e moderação. Saiba mais!

Um jardim belo e encantador é formado por muitas flores — e a Peônia é uma planta que nunca é deixada de lado nesses momentos.

Isso acontece porque ela se destaca pelo charme e pela elegância que proporciona aos ambientes, além de seu aroma bastante agradável. Por esses motivos, essa planta se tornou até mesmo uma queridinha na decoração de ambientes.

Seu nome científico é Paeonia officinalis, mas algumas pessoas também a conhecem como flor da juventude e rosa sem espinhos, em homenagem à Virgem Maria. Originária da Ásia e do Sul da Europa, a Peônia apresenta uma série de variações em suas espécies, tornando-a muito rica e diversificada. Possui grande popularidade, principalmente na China, sendo considerada um símbolo nacional.

No Brasil, em contrapartida, apesar de muito adorada, não é tão fácil assim encontrá-la, já que não temos as condições mais propícias para o seu crescimento.

Mas não se engane: a peônia pode até chamar a atenção, inicialmente, pela sua beleza. Porém, seus significados e poderes vão muito além.

A partir de agora, você vai conhecer tudo sobre ela, desde detalhes sobre suas representações até os benefícios, usos e receitas e seu papel na saúde e na espiritualidade. Vamos lá?

Qual o significado de Peônia?

Uma peônia branca se destacando em várias da cor rosa
Olaf Schroeer de Getty Images no Canva

Beleza, compaixão, prosperidade e tranquilidade: essas são algumas palavras fortemente relacionadas ao significado de peônia no mundo das flores. Porém, é possível obter mais detalhes sobre a simbologia dessa planta de acordo com cada cor em que ela pode ser encontrada. Veja:

Peônia branca: transmite a sensação de paz e vivacidade, além de simbolizar a pureza. Por isso, geralmente pode ser encontrada em casamentos e festas românticas, que inspiram sentimentos positivos para o casal homenageado.

Peônia vermelha: riqueza, paixão e exuberância. Esses são os principais termos relacionados à flor nessa coloração. Sendo assim, normalmente funciona como uma excelente decoração ao receber um possível par romântico.

Peônia rosa: também possui significados muito próximos ao amor, mas de uma forma menos intensa e mais romântica. Nesse sentido, são ótimos presentes para agradar o parceiro.

Peônia amarela: indica o recomeço e a prosperidade em novos caminhos. Por isso, é ideal para presentear alguém que está passando por algum tipo de transformação ou busca esse tipo de coragem.

Além disso, ao longo da história, a peônia recebeu muitos significados. O seu próprio nome vem de uma história mitológica que tem tudo a ver com um de seus significados: a compaixão.

De acordo com os gregos, o médico Péan salvou um deus com a planta e, depois, foi transformado em sua essência para evitar a ira de outra entidade em um ato de misericórdia.

Outra história ainda diz que a ninfa Paeonia inspirou esse termo, simbolizando a timidez após ter sido transformada na planta pelo flagra de Afrodite enquanto ela tinha um caso com Apolo.

Independentemente do tipo de significado de peônia com que você mais se identifica, é certo que a planta é muito poderosa e, por isso, pode ser utilizada de maneiras variadas e com diferentes objetivos.

Peônia para a espiritualidade

Com todos os significados que vimos anteriormente, fica fácil entender por que a peônia é uma flor bastante interessante, certo? E toda essa mitologia por trás de sua simbologia resulta em alguns elementos importantes para a espiritualidade.

Por exemplo, acredita-se que a planta é muito eficaz em afastar os maus espíritos e, é claro, curar pessoas assoladas por sentimentos negativos. Por esse motivo, é comum usá-la de maneira protetora.

Nesse cenário, muitas pessoas realizam simpatias com a flor para pedir proteção. Um exemplo são as sementes de peônias, utilizadas para a criação de acessórios de berços que protegem os bebês.

E não para por aí: existe o costume, também, de utilizar as peônias vermelhas para apimentar um relacionamento. Para isso, basta colocá-las no quarto do casal e pedir para que ela reacenda o fogo da paixão.

A peônia também pode ajudar pessoas solteiras a encontrarem o seu amor! Para isso, basta plantar a semente de peônia em um jardim ou em um vaso, de preferência perto da janela da sua casa/apartamento e cuidar dela. Conforme ela cresce, você também se aproxima da sua cara metade.

Lembre-se, também, de que um dos significados da flor se refere à tranquilidade. Por isso, é comum espalhar suas pétalas na banheira e tomar um banho relaxante, mentalizando tudo que a pessoa quer para uma vida mais pacífica.

Se não tiver banheira, é possível encher um balde com água morna, acrescentar a planta e despejá-la sobre o corpo ao final do banho, lembrando do trabalho de mentalização também.

Benefícios

Além de todo o seu significado e papel no universo espiritual, a peônia também se destaca por oferecer alguns benefícios para a saúde das pessoas.

Porém, antes de conferir os principais, lembre-se de que a planta não substitui o tratamento médico convencional, tudo bem? Ou seja: se sofrer com algumas das condições listadas abaixo e desejar obter esse tipo de benefício, sempre confirme com o seu médico se pode fazer esse tipo de uso da planta. Isso porque, apesar de muito poderosa, ela também é levemente tóxica (suas pétalas são mais indicadas para o consumo, enquanto as raízes são mais fortes em toxicidade), ou seja, precisa ser usada e aproveitada com cautela, viu?

Com isso em mente, dá só uma olhadinha nessas vantagens:

1. Ação anti-inflamatória e analgésica

A peônia é rica em substâncias anti-inflamatórias e analgésicas. Por esse motivo, traz maior sensação de bem-estar para todo o corpo, alivia algumas condições como a artrite, reduz dores musculares, entre outros.

2. Efeito antiespasmódico

Essa planta também se destaca pelas suas propriedades antiespasmódicas. Isso quer dizer que ela alivia espasmos musculares, evitando cãibras e reduzindo dores menstruais, por exemplo.

3. Regula a menstruação

Falando em dores menstruais, a peônia também é uma grande amiga das mulheres, já que é considerada um emenagogo, ou seja, estimula o fluxo menstrual saudável, ajudando a regulá-lo.

4. Diminui a ansiedade a insônia

Também conhecida pelas suas substâncias sedativas, a peônia promove a tranquilidade mental, diminuindo os sintomas da ansiedade e, consequentemente, da insônia, promovendo noites bem dormidas.

5. Estimula a saúde da pele

Por conta de sua ação adstringente e antisséptica, essa flor ainda é uma grande aliada da skincare. Além de limpar a pele, ela reduz a oleosidade e combate infecções cutâneas, estimulando a saúde e beleza da pele.

6. Estimula o sistema imunológico

Além da ação anti-inflamatória, a peônia também é rica em polissacarídeos e outros compostos. Sendo assim, seu uso estimula o sistema imunológico, fortalecendo a saúde das pessoas.

7. Atua como diurético

Outra vantagem da peônia é que ela geralmente é consumida como chá, ou seja, estimula a ingestão de líquidos e, consequentemente, a eliminação de toxinas do corpo, possuindo ótimo efeito diurético.

8. Aumenta a saúde do fígado e do coração

Com propriedades hepatoprotetoras e hipotensoras, essa planta ainda ajuda a reduzir a pressão arterial, o que contribui para a saúde do coração, e também protege o fígado.

Consumo

Perfume inserido em um frasco delicado
Sandra Dans de capturenow

Os benefícios te surpreenderam? Pois é: essa planta é muito mais do que somente uma carinha bonita. E o melhor de tudo é que todas essas vantagens podem ser usadas de forma variada. Confira alguns de seus principais usos:

1. Remédio natural: na medicina herbal chinesa, a peônia se destacava bastante. É por isso que, até hoje, alguns tratamentos, como massagem e acupuntura, contam com a planta, seja por meio de seu aroma, seja por meio de óleos.

2. Perfumes e óleos essenciais: e, falando em seu cheiro bastante agradável, é comum encontrar vários cosméticos que utilizam a peônia. Os óleos e os perfumes lideram, mas cremes e sabonetes também fazem parte desse tipo de uso.

3. Extratos e suplementos: para promover o relaxamento e o alívio da tensão, essa planta também é utilizada na formulação de alguns extratos e suplementos dietéticos.

Uso da flor peônia

A peônia ainda é extremamente conhecida pelo seu uso ornamental! Pois é: a planta se destaca pela sua beleza e, por isso, é utilizada com grande frequência como decoração. Seja em vasos, buquês e até mesmo jardins, ela dá um toque especial, que carrega elegância e poder aos espaços. Sendo assim, é uma ótima opção para quem deseja trazer mais imponência aos ambientes, sendo especialmente interessante o seu uso em escritórios e locais de trabalho, por exemplo.

Receita

A peônia é uma flor rica em paeonol, um composto químico e fenólico normalmente encontrado nas raízes de plantas, sendo especialmente comum nessa espécie.

Apesar de ser utilizado em alguns medicamentos tradicionais chineses, essa substância é considerada levemente tóxica para os seres humanos e alguns animais, como gatos. Por isso, sua ingestão, embora raramente seja fatal, pode levar a incômodos gastrointestinais, principalmente em altas doses. Sendo assim, seu consumo indiscriminado e sem tratamento prévio, ou seja, sem ser em medicamentos próprios, não é indicado.

Nesse cenário, é importante lembrar que suas pétalas possuem uma concentração menor, sendo menos tóxicas, mas suas raízes apresentam forte presença dessa substância.

Com isso em mente, é claro que é possível encontrar chás de peônia no mercado. Porém, elas devem ser consumidas com moderação e somente de maneira muito espaçada, para evitar problemas. Veja uma receita simples:

– Ingredientes:

6 colheres de chá rasas de peônia
1 litro de água
Açúcar a gosto

– Modo de preparo:

Despeje a água em uma panela e leve ao fogo. Espere ferver e desligue. Depois, acrescente as peônias, tampe o refratário e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Após esse período, coe a mistura, sirva em uma xícara e acrescente açúcar a gosto. Agora é só aproveitar com moderação, lembre-se!

Contra indicações

Como você pôde ver, a peônia é uma planta que deve ser utilizada com moderação pelo público geral. E existem alguns cuidados ainda mais intensos que algumas pessoas devem tomar.

Mulheres grávidas, por exemplo, devem evitar o contato com essa flor. Isso porque ela possui forte atuação sobre o fluxo menstrual e, por isso, pode induzir ao aborto.

Além disso, crianças também devem evitar o uso dos óleos essenciais, que são indicados, em geral, somente para pessoas a partir de 12 anos.

Você também pode gostar:

Outra informação importante: mantenha a planta longe de gatos, pois ela é muito perigosa para eles.

Sendo assim, prefira sempre o seu uso ornamental, ou então por meio de óleos, perfumes, extratos e suplementos que foram desenvolvidos de forma segura e não apresentam perigo para a saúde.

Gostou dessas informações? A peônia é uma planta extremamente rica, mas deve ser usada com cautela para evitar problemas e aproveitar ao máximo todas as suas vantagens.

Esperamos que esse conteúdo ajude você nessa jornada. Lembre-se de compartilhar esse material com aquela pessoa tão apaixonada por esse universo quanto você e até a próxima!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br