A Prímula é uma flor popular e comumente vista nas ruas, parques ou vasinhos de flores. Essa planta é uma das favoritas para presentear entes queridos, mas também utilizada pela indústria farmacêutica como componente para remédios e óleos. Desbrave nesse artigo os significados e propriedades que a delicada flor de prímula tem a oferecer!
Direto ao ponto
Qual o significado da flor prímula?
A pequena flor prímula (ou primrose, no inglês) — conhecida também como a Flor da Realeza, por ser a favorita da Rainha Vitória da Inglaterra — tem seu nome originário do latim primus, que significa “primeiro” ou “primeira”. Seu nome está ligado ao seu caráter primaveril, pois a flor desabrocha no início da estação antes de outras plantas.
Mesmo tendo uma forte tradição na cultura britânica, a prímula é de origem asiática, encontrada principalmente na China. Além disso, essa planta da família das Primulaceae, Em outras regiões do Brasil, também é conhecida como “Flor pão-de-queijo”, pelo seu formato arredondado e diminuto, não ultrapassando mais que 30 centímetros de diâmetro.
De acordo com o significado das flores, a prímula — em geral — simboliza a juventude e felicidade. Já para presentear alguém, a flor é ideal para associar a vínculos de amizade e lealdade. Contudo, é importante considerar que cada cor de Prímula tem um significado especial:
- Prímula Azul: Simboliza a moralidade, a ética
- Prímula Amarela: Simboliza a felicidade, o amor longínquo e a união;
- Prímula Branca: Simboliza a tristeza, a saudade e o luto;
- Prímula Rosa: Simboliza a feminilidade, a vaidade e a renovação;
- Prímula Roxa: Simboliza a beleza, a afeição e o charme;
- Prímula Vermelha: Simboliza a paixão, um amor juvenil e a vontade de estar com alguém.
O significado da Prímula para a espiritualidade
O significado da prímula na espiritualidade pode ser ligada ao equilíbrio e a conexão com a natureza. Há várias lendas sobre a origem da Prímula que envolvem também o divino e o Cristianismo.
No primeiro mito, a prímula está presente na estória de Adão e Eva. Após Eva comer o fruto proibido e ser expulsa do paraíso, Deus teria a punido também para sangrar uma vez por mês. Desolado, Eva entrou em prantos e suas lágrimas caíram no solo e, da terra, surgiu a semente que se tornaria a flor Prímula.
A segunda lenda é situada na casa aos céus de São Pedro, este que dormia tranquilamente, até que acordou assustado com um barulho vindo da porta dos fundo de sua residência. Ainda desnorteado por ser abruptamente acordado e estarrecido pela suposta pretensão de algum invasor querer invadir os céus, São Pedro deixara cair as chaves dos portões do Céu nas terras de seu jardim, nossa casa, no qual uma prímula amarela nascera no lugar.
Em outras religiões, como na umbanda ou Candomblé, a prímula pode ser associada as divindades gêmeas infantis Erês (ou Ibejis). Já na mitologia Nórdica, por exemplo, a flor era o símbolo de Freya, deusa da beleza e fertilidade, esposa de Odin.
Além disso, a flor possuí uma forte simbologia para o signo de Libra, no qual a harmonia, o bem-estar e o equilíbrio emocional são fatores primordiais na vida do libriano.
Quais são os benefícios da Prímula?
As sementes da prímula tem diversos benefícios medicinais, como redutoras de stress e hiperatividade, reguladoras de colesterol e infecções. Contudo, a prímula é muito utilizada e indicada para reduzir efeitos de tensão pré-menstrual (TPM).
Como óleo, é conhecido por conter Ômega-6, um ácido com propriedades anti-inflamatórias, que auxiliam na TPM e na Menopausa, além de melhorar a saúde da pele e dos cabelos.
Como consumir ou usar a Prímula
Por ser uma planta comestível, existem vários produtos disponíveis que levam a prímula como componente:
Óleo de Prímula
Encontrado como capsulas ou como líquido, o óleo de prímula pode ser utilizado de dois modos:
- Cápsula: Ingerida oralmente, com recomendação e orientação médica.
- Líquido: Misturado com outro óleo (como óleo de coco ou amêndoas), passar na pele no local desejado. Cuidado: faça sempre um teste de alergia antes de aplicar o produto, pingando uma gota apenas e aguarde 24 horas para ter certeza que não é alérgico.
Chá de Prímula
O chá de prímula é um grande aliado para aliviar a tensão pré-menstrual, visto que diminui os incômodos fisiológicos, como dores nas mamas e a retenção de líquidos; e também fatores psicológicos, como a irritabilidade.
Receitas com a flor Prímula
Não somente as sementes, como também as pétalas da prímula são comestíveis e, surpreendentemente, adocicadas. Confira algumas receitas para utilizar essa delicada flor:
Compota de prímulas e maçãs
Ingredientes:
- Flor de Prímula;
- Água (250 mL);
- Açúcar (2 colheres de sopa);
- Maçãs (2 a 3 maçãs);
- Suco de Limão (1 a 2 limões).
Modo de preparo:
Primeiramente, lave as flores em água corrente e deixe escorrer o excesso do líquido. Depois, coloque as pétalas, a água, o suco de limão e as maçãs já cortadas e descascadas numa panela. Em fogo médio, deixe cozinhar em fogo médio, até amolecer a maçã. Em seguida, adicione o açúcar e misture até os cristais se dissolverem. Aumente consideravelmente o fogo e deixe cozinhar, mexendo sempre, até a compota engrossar.
Ninho de Merengue de Prímulas
Ingredientes:
- 3 claras de ovos de tamanho médio (guarde as gemas para outro prato);
- 175g de açúcar refinado;
- 3 colheres de sopa de flores de prímula secas e assadas;
- 13 flores de prímula secas e assadas para decorar o topo dos seus merengues; Reserve aqueles que mantiveram melhor todo o formato da flor;
- Chantilly;
- Mel de prímula para regar (veja receita abaixo).
Modo de preparo:
Bata três claras de ovo grandes até formar picos firmes. Depois, usando uma colher de metal, dobre delicadamente as prímulas secas na mistura branca como a neve. Forre uma assadeira com papel manteiga vegetal (você pode prender os quatro cantos com uma pequena gota da mistura de merengue). Coloque a mistura de prímula/ovo/açúcar na bandeja para fazer um grande círculo de merengue.
Polvilhe o topo com as cabeças de prímula assadas reservadas; tente fazer com que pareçam espalhados. Feito isso, leve ao forno a 65 °C ou equivalente por 10 minutos, depois abaixe a temperatura para 60 °C e asse por mais 50 minutos.
Desligue o forno e deixe o merengue secar por mais duas ou três horas.
Para montar seu Ninho de Merengue de Prímula:
Retire o merengue assado do pergaminho e quebre-o em pedaços grandes (placas) que você usará para construir um ninho em um prato branco liso ou suporte para bolo. Ao quebrar o merengue, você verá que o amarelo das flores terá vazado através do branco do merengue cozido (você verá listras amarelas), enquanto as próprias flores terão caramelizado. As flores pré-assadas que cobrem o merengue permanecerão intactas e amarelas, então certifique-se de construir um ninho que as mostre.
Em seguida, bata o creme e espalhe em volta do ninho, especialmente onde há “lacunas” entre os pedaços de merengue. Regue o ninho com mel de prímula caseiro e espalhe as flores secas de prímula reservadas sobre o bolo de merengue.
Sirva imediatamente como pudim ou com uma bela xícara de chá!
Mel de Prímula
Este é um extra opcional para acompanhar o merengue de prímula (mas vale a pena o pequeno esforço adicional) e é excelente para usar quaisquer prímulas que sobraram ou foram danificadas.
Ingredientes:
- Quaisquer que sejam as prímulas que sobraram, tente meia xícara;
- 200g de açúcar refinado;
- 1 litro de água
Modo de preparo:
Aqueça o açúcar e a água e mexa para dissolver o açúcar. Logo após, adicione suas flores de prímula e deixe ferver suavemente. Reduza o fogo para ferver lentamente e deixe reduzir por três horas. Observe que a calda ficará com uma cor caramelo pegajosa, como um mel escurecido.
As pétalas das flores formarão ‘aglomerados’ polpudos semissólidos do tipo marmelada, o que significa que após drenar a calda para usar como normalmente usaria o mel, você pode reter essa matéria sólida e usá-la como pasta doce para torradas, recheios de bolo ou para cobrir o sorvete.
Tabela Nutricional da Prímula
As informações a seguir são do óleo de Prímula da marca Vitafor Profem 120 cápsulas de 500g
Contraindicações sobre a Prímula
O consumo do óleo e derivados da prímula, normalmente não causa efeitos adversos, mas o ministério da saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este alimento previna, trate ou cure doenças.
A ingestão da prímula é contraindicada para pessoas com epilepsia, arritmia cardíaca ou esquizofrenia, por poder estimular os sintomas. Gestantes, nutrizes e crianças devem consumir o produto apenas sob orientação de nutricionista ou médico.
Você também pode gostar:
Agora que conhece todos os benefícios e significados que a prímula pode trazer para seu bem-estar corporal e espiritual, aproveite para conferir outros artigos sobre o poder das plantas e desbrave o universo das flores e plantas medicinais.