Energia em Equilíbrio Plantas Medicinais

Significado da Flor Zingiber: conheça as singularidades da planta do fogo e da vitalidade

Flor zingiber
Md Arifur Rahman de Getty Images / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A Flor Zingiber é mais do que uma simples beleza floral; ela carrega consigo significados simbólicos fascinantes. Da exuberância de suas pétalas à sua presença vibrante, a Flor Zingiber tem um papel significativo em diversas culturas e tradições. Explore a riqueza simbólica que a envolve, descobrindo interpretações culturais.

Amante de sombra e água fresca, o gengibre-magnífico, gengibre malaio, sorvetão ou planta xampu, é uma planta herbácea da família Zingiberaceae — que ganhou esse “sobrenome” do linguista e botânico russo Ivan Ivanovič Martinov. Com o nome científico “Zingiber spectabile”, essa espécie de gengibre verdadeira tem origem na Malásia e cresce naturalmente em florestas ao sul da Tailândia. No Brasil, pode ser cultivada, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

Com folhas verde-escuras, longas e aveludadas, o que mais chama a atenção dessa planta são suas inflorescências, que surgem da base da planta oriundas do rizoma e possuem um perfume de gengibre — daí que vem um de seus nomes. Quando novas, suas brácteas possuem cores amareladas, mudando para tonalidades avermelhadas ao alcançarem a maturidade. Aliás, são justamente essas inflorescências que inspiraram o nome de sorvetão para a planta.

Com uso mais comum na ornamentação, sobretudo por permanecer viva vários dias após o corte, a planta também possui uso cosmético, medicinal e culinário em alguns lugares do mundo. Possui inflorescências espigadas que podem chegar a 50 cm de altura. A planta em si alcança 2,5 m de altura. Cultivada em diferentes regiões do Brasil, precisa de meia-sombra com canteiro bem adubado e rico em matéria orgânica e umidade. Muito sensível, essa planta não pode ser exposta diretamente ao sol e precisa de cuidado redobrado durante os períodos de frio.

Qual o significado da Zingiber?

Flores Zingiber
wahid hasyim asyari de Getty Images / Canva

O nome “Zingiber spectabile” foi adotado pela comunidade científica e é usado até hoje para identificar esta espécie de gengibre originária na Malásia. Em português, o nome “Zingiber spectabile” é traduzido como “gengibre notável” ou “gengibre espetacular”. Ela é parente próxima da Zingiber officinale, mais conhecida como gengibre.

Dentre as características que a tornam notável, estão: suas inflorescências incomuns, com flores que não brotam diretamente do caule, o que ocorre com a maioria das plantas, mas que emergem agrupadas em estruturas globosas que lembram colmeias de abelhas, daí o nome popular “gengibre colmeia”; suas cores vibrantes, com inflorescências que possuem cores vivas e chamativas, variando entre o amarelo, o rosa e o vermelho; e, ao mesmo tempo, suas flores delicadas, que nascem pequenas, brancas e com manchas roxas.

Assim como outras plantas, o gengibre-magnífico tem sido utilizado há séculos como símbolo e como ferramenta espiritual em diversas culturas ao redor do mundo, sobretudo na cultura tailandesa em cerimônias religiosas e festivais. Zingiber é vista como uma planta sagrada que pode trazer boa sorte e prosperidade, além de ser associada à renovação e ao renascimento. Suas flores coloridas podem representar esperança e alegria.

Dono de uma tonalidade amarelada em seu período de juventude, o gengibre-magnífico vibra toda a vitalidade do amarelo que a reveste, uma cor associada diretamente ao grande astro de nosso sistema, o Sol. Refletindo as cores que irradiam de um dos importantes protagonistas do céu, esta planta emana a vida em si e a vitalidade. Mais madura, as inflorescências adquirem um tom avermelhado, que, há muito tempo, é uma cor associada à força, ao fogo, à paixão e, em alguns momentos da história, foi utilizada em processos de cura.

Zingiber para a espiritualidade

O uso de plantas na espiritualidade pode seguir diferentes caminhos, ritualísticos ou de limpeza. Não é diferente com o gengibre-magnífico. Além de beleza, a planta oferece propriedades medicinais importantes a partir de suas folhas e rizoma, ajudando a restaurar o equilíbrio do indivíduo.

Rica em compostos fenólicos com propriedades antioxidantes e antibacterianas, além de muito refrescante, essa planta tem em seus rizomas o zerumbone, um composto com potencial terapêutico contra vários tipos de câncer.

Devido à riqueza de suas propostas, ajudando a combater enfermidades, o gengibre-magnífico pode se tornar um aliado da sua saúde quando aplicado em banhos. Nada como um contato direto com os elementos da natureza para alcançar o equilíbrio natural do corpo. Em meio às paisagens de concreto que nos fazem pisar em solo frio, recorrer à natureza ajuda a desbloquear a comunicação com o divino e favorece nosso alinhamento ao universo.

Por isso, prepare as anotações e, para aliviar as tensões que se acumulam ao longo dos dias, escolha um tempo para você se energizar. Para isso, despeje água quente na banheira ou em um balde, amasse as folhas da planta, que dará um aroma refrescante de gengibre, e comece o banho.

Caso ache interessante, adicione à mistura outros ingredientes que ajudam a potencializar os benefícios da mistura, como sal de Epsom (que possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidante e relaxante), óleos essenciais ou ervas. Transforme momentos de relaxamento como esse em um hábito para melhorar a sua qualidade de vida.

Benefícios

  • Cosmético: o gengibre-magnífico é um excelente cosmético para os cabelos e ficou mais conhecido por esta propriedade quando o fotógrafo australiano Mitchell Burns extraiu da planta um líquido e, na sequência, passou nos cabelos. É utilizado na produção de shampoos ao redor do mundo;
  • Anti-inflamatório: o gengibre-magnífico contém compostos anti-inflamatórios que podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo. A inflamação pode estar associada a uma variedade de problemas de saúde, incluindo artrite, asma e doenças cardíacas;
  • Antioxidante: o gengibre-magnífico é rico em antioxidantes que podem ajudar a proteger as células do corpo contra danos causados pelos radicais livres. Os radicais livres são moléculas instáveis que podem causar danos às células e contribuir para o desenvolvimento de doenças crônicas, como câncer e doenças cardíacas;
  • Antibacteriano: o gengibre-magnífico pode ser usado contra o crescimento de bactérias, contribuindo contra infecções bacterianas e na prevenção da propagação de infecções;
  • Digestivo: como outras plantas da família Zingiberaceae, o gengibre-magnífico possui propriedades curativas que ajudam a combater problemas de estômago, náuseas, vômitos, colesterol alto, úlceras e desconforto estomacal;
  • Respiratório: pela presença de compostos fenólicos, o gengibre-magnífico também pode ser uma alternativa em casos de tosses e resfriados comuns; Dores, feridas e queimaduras: o gengibre-magnífico é muito utilizado na medicina asiática como um medicamento fitoterápico, ajudando a aliviar dores de dente, estiramento de ligamento e articulações, dor de cabeça, dores nas costas etc. Na Malásia, as folhas da planta são trituradas até formar uma pasta grossa, que é aplicada nas partes feridas do corpo;
  • Repelente: no Sri Lanka, a planta é utilizada para controle de pragas na agricultura, utilizando-a em formato de pó para substituir inseticidas químicos da proteção de sementes. Serve como um inseto natural repelente, eficaz e ambientalmente amigável.

Consumo

Rico em muitos nutrientes, o gengibre-magnífico é uma ótima opção culinária, podendo ser usado, tanto suas folhas como rizomas, para dar sabor aos alimentos. Com sabor picante e aromático, pode ser utilizado para adicionar sabor a saladas, molhos, sopas e sobremesas. O rizoma tem um sabor mais forte e picante que pode ser adicionado a pratos salgados, como curry, ensopados e carnes grelhadas. As partes do gengibre-magnífico podem ser consumidas frescas, secas ou congeladas.

  • Tempero e aromatizante: como dito anteriormente, tanto as folhas grandes como o rizoma do gengibre-magnífico podem ser utilizados para dar um gosto picante e marcante a qualquer refeição, doce ou salgado, dependendo de sua preferência.
  • Saladas: como toda planta comestível, as folhas do gengibre-magnífico também pode ser consideradas uma ótima opção de ingrediente na preparação de saladas, sempre cuidando, é claro, para utilizar folhas bem higienizadas.

Receitas

Receita de gengibre
VeselovaElena de Getty Images / Canva

Salada com gengibre-magnífico

Ingredientes:

  • 1 xícara de folhas de alface picadas;
  • 1 xícara de repolho picado;
  • 1 xícara de cenoura ralada;
  • 1/2 xícara de folhas de gengibre-magnífico picadas;
  • 1/4 xícara de nozes picadas;
  • 1/4 xícara de vinagre de arroz;
  • 2 colheres de sopa de óleo de gergelim;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 1/2 colher de chá de sal.

Preparo:

Em uma tigela grande, combine as folhas de alface, o repolho, a cenoura, as folhas de gengibre-magnífico e as nozes. Em uma tigela pequena, misture o vinagre de arroz, o óleo de gergelim, o açúcar e o sal. Regue a salada com o molho e misture bem.

Sopa com gengibre-magnífico

Ingredientes:

  • 1 cebola picada;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 1 colher de sopa de óleo de coco;
  • 2 xícaras de caldo de frango ou legumes;
  • 1 xícara de folhas de gengibre-magnífico picadas;
  • 1/2 xícara de macarrão de arroz;
  • Sal e pimenta a gosto.

Preparo:

Em uma panela grande, refogue a cebola e o alho no óleo de coco até ficarem macios. Adicione o caldo de frango ou legumes e as folhas de gengibre-magnífico e leve a ferver. Reduza o fogo e cozinhe por 10 minutos. Adicione o macarrão de arroz e cozinhe até ficar al dente. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Tabela nutricional

O gengibre-magnífico é rico em nutrientes e uma boa fonte de antioxidantes, que ajudam a proteger as células do dano causado pelos radicais livres. Confira abaixo alguns de seus benefícios:

  • Vitamina C: é uma vitamina essencial para o sistema imunológico, a saúde da pele e a absorção do ferro;
  • Vitamina A: é uma vitamina essencial para a visão, a saúde da pele e a função imunológica;
  • Vitamina E: é um antioxidante que ajuda a proteger as células de doenças;
  • Minerais: o gengibre-magnífico é uma boa fonte de minerais como potássio, cálcio, fósforo e magnésio;
  • Flavonoides: são compostos vegetais que previnem contra doenças e ajudam a neutralizar radicais livres;
  • Carotenoides: são compostos vegetais que dão cor às frutas e vegetais e têm propriedades antioxidantes.

Contraindicações

Até aqui, falamos sobre o significado de Zingiber e seus benefícios para a saúde, mas é importante destacar que nem todo mundo pode usufruir das propriedades dessa planta. Primeiramente, como toda planta da família Zingiberaceae, é preciso ter cuidado com o consumo excessivo. A quantidade segura de consumo dessas plantas varia de acordo com a pessoa, mas, em geral, é recomendado consumir até 4 gramas de gengibre fresco por dia.

Conheça tudo que as plantas podem oferecer:

A planta não é recomendada para uso durante a gravidez e amamentação. Também não é recomendado o uso para crianças. Evitar interações medicamentosas, sobretudo para quem toma medicamentos para cálculos biliares, medicamentos anticoagulantes, irritação gástrica ou hipertensão. Na verdade, é melhor evitar o consumo da planta nessas condições.

Parente distante da Zingiber officinale, a espécie mais conhecida de gengibre, o gengibre-magnífico ainda pode ser considerado um certo mistério no Ocidente. No Brasil, por exemplo, sua utilização mais comum é ornamental. Claro que, neste quesito, ela dá um verdadeiro show de beleza e exotismo, mas, por debaixo de suas camadas, ela possui qualidades cosméticas, terapêuticas e medicinais muito interessantes, e até mesmo na culinária pode ter novos usos a serem descobertos.

Você também pode gostar:

E aí, gostou de conhecer a Zingiber spectabile? Se curtiu, aproveite para compartilhar esses novos conhecimentos com seus amigos e familiares. Em meio à confusão dos dias e uma vida imersa no que há de mais urbano, é sempre bom descobrir um pouco mais do que a mãe natureza tem para nos oferecer.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br