Comportamento Cromoterapia

Significado das cores

Faixas de tinta coloridas sobre um quadro.
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Como você se sente em uma sala escura, com paredes pretas? E como você se sente em uma sala clara, com paredes brancas? Provavelmente você tem sensações diferentes em cada um desses lugares, mesmo que tenham a mesma arquitetura.

Isso acontece porque as cores influenciam a nossa mente. O nosso subconsciente capta as vibrações que diferentes tons estimulam, e as transformam em sensações. Sendo assim, as cores quentes nos trazem uma sensação de aconchego e alegria. Por outro lado, as cores frias trazem tranquilidade e recolhimento. Continue aprendendo sobre o efeito das cores em você, a seguir!

As cores na espiritualidade

Ao contrário do que muitos pensam, as cores são muito mais do que apenas matizes visuais. Elas trazem consigo significados emocionais, energéticos e simbólicos A depender de como são utilizadas, podem ser poderosas aliadas em práticas espirituais. Pode ser novidade para algumas pessoas, mas as cores possuem papel fundamental na meditação, no equilíbrio energético e na conexão com o divino. Cada cor é única e possui uma vibração diferente, vibrações essas que podem atingir de forma direta os chakras e as emoções.

Algumas cores podem ser utilizadas para ajudar a concentrar a mente e criar o ambiente ideal para a conexão espiritual. Essas são as responsáveis por auxiliar na meditação. O uso de velas nas cores certas também ajuda na criação de um ambiente mais tranquilo, assim como a escolha de roupas, decoração e até mesmo alimento nas cores
indicadas para as práticas espirituais pode ajudar a fortalecer a energia pessoal e a equilibrar os chakras.

Um exemplo disso é a cromoterapia, ou terapia das cores, que é uma prática que consiste na utilização de cores básicas – tais como vermelho, laranja, amarelo e verde – para ajudar no tratamento de doenças como febre, insônia ou até mesmo doenças psiquiátricas. A terapia tem a função de equilibrar o corpo e a mente.

Ao entender o significado das cores para a espiritualidade, você pode escolher aquelas que podem influenciar positivamente os seus pensamentos na sua conexão com o divino e no seu equilíbrio pessoal energético. Entenda mais sobre cada cor para a espiritualidade.

Significado das cores

Arco-íris em bloco de cores
dontree_m de Getty Images / Canva

Azul para a espiritualidade: cor que ajuda a acalmar a mente e o corpo. Simboliza a paciência, a tranquilidade, a purificação, a comunicação clara, a harmonia, a confiança e a liberdade. Duas maneiras de utilizar essa cor é: usar um pano azul como tapete de meditação ou acender uma vela azul para deixar o ambiente tranquilo.

Amarelo para a espiritualidade: cor responsável por auxiliar na ativação da mente e no aumento da concentração, da disciplina e da positividade. O amarelo está diretamente relacionado ao intelecto, à felicidade e à criatividade, além de estar ligado ao chakra do plexo solar. Caso o objetivo seja aumentar a energia e a motivação na vida, usar amarelo no dia a dia pode ser uma ótima opção.

Verde para a espiritualidade: cor que simboliza a cura, o crescimento e abundância, a fertilidade e a natureza, está diretamente associada ao chakra do coração. Pode ser usada em velas e em lenços de panos na realização de rituais de cura.

Laranja para a espiritualidade: cor responsável por promover o equilíbrio, o entusiasmo, o aconchego, a alegria e a generosidade. Traz consigo coragem, força, determinação e ousadia, acabando com a covardia. Ainda é capaz de inspirar as pessoas, fazendo com que desabroche um impulso voltado à ação.

Roxo para a espiritualidade: cor que favorece a meditação, o otimismo, a concentração, a felicidade e a nobreza de espírito. O roxo é uma cor diretamente ligada à fortuna, sorte, poder e riqueza. Sendo uma mistura de vermelho e azul, é capaz de trazer o equilíbrio entre a mente e o espírito.

Vermelho para a espiritualidade: cor que simboliza o poder, o amor, a liderança, a agressividade, a energia e a paixão, associada ao chakra raiz, responsável pela sobrevivência e pela segurança. Para rituais de empoderamento pessoal, paixão ou força, velas vermelhas são as mais indicadas.

Preto para a espiritualidade: cor associada aos mistérios, aos fins de ciclos e à solidão. É uma cor vista como negativa em algumas culturas, mas para outras representa a introspecção e a renovação espiritual.

Rosa para a espiritualidade: cor responsável por trazer romantismo, suavidade, carinho e acolhimento. É uma cor que auxilia no trabalho da energia do amor e do perdão. Ela permite conseguir aceitar as diferenças, se reconciliar com o outro e resolver ressentimentos do passado.

Branco para a espiritualidade: cor que simboliza a paz, a pureza e a purificação, a perfeição, a inocência e a união. É chamada de “cor da luz”, pois reflete todas as cores do espectro.

Lilás para a espiritualidade: cor responsável por influenciar de forma positiva as emoções e os humores, expandindo a intuição e a sensibilidade. Por ser uma mistura entre o azul e o vermelho , a cor lilás é capaz de harmonizar os dois aspectos da vida, promovendo equilíbrio emocional e paz interior.

Cinza para a espiritualidade: cor capaz de intensificar o respeito, a humildade e a sutileza. Como é uma mistura de preto e branco, simboliza o equilíbrio. Independentemente do tom de cinza, é recomendado que seja sempre misturado com detalhes e objetos coloridos.

Marrom para a espiritualidade: cor responsável por promover segurança, conforto, resistência, estabilidade, calma e o contato com a natureza. Entretanto, o marrom também pode trazer estagnação e aspereza.

Dourado para a espiritualidade: cor que simboliza o sol e a iluminação, a abundância, o poder, a riqueza e a prosperidade. Está diretamente associada à conexão com o divino. Além disso, dizem que a cor dourada também pode servir como forma de afastar coisas ruins e ajudar a equilibrar a mente.

Bege para a espiritualidade: cor responsável por estimular a calma, a pureza, a passividade, a tranquilidade e o conforto, seja do corpo ou da mente. É uma cor ligada à melancolia e ao clássico. Por ser capaz de transmitir calma e leveza, é muito comum ver a cor bege ser utilizada em decorações.

Espiritualidade, crenças e misticismo

Mulher loira de olhos fechados e arco íris em votla
golubovy de Getty Images / Canva

Como você pode perceber, as cores são vistas como uma ferramenta poderosa para a nossa mente, para a espiritualidade e até para o marketing. Por esse motivo, também há muito misticismo em torno dos diferentes tons que podemos encontrar na natureza.

Inclusive, talvez você já tenha aproveitado os significados das cores para o Ano Novo, por exemplo. A maioria das pessoas sabe que branco simboliza a paz, verde é saúde, amarelo é dinheiro, vermelho é paixão, rosa é amor, azul é tranquilidade e dourado é riqueza. Mas de onde veio essa tradição?

No Brasil, a ideia de que as cores de roupas que usamos no Ano Novo vibram as energias que queremos ter nos próximos meses começou com as religiões de matriz africana. A partir de 1970, no Rio de Janeiro e em Salvador, era comum utilizar roupas brancas nessa época, na praia, para celebrar o orixá Oxalá, que representa a paz e a pureza espiritual.

Você também pode gostar

Com o passar do tempo, os significados de outras cores passaram a ser levados em consideração. Atualmente, mesmo quem não segue a umbanda ou o candomblé mantém a tradição de vestir a cor que trará as melhores vibrações no Ano Novo. Basta procurar pelo significado das cores para o Ano Novo e você encontrará aquela que condiz com o que você busca.

A partir das informações apresentadas, você já sabe mais sobre o impacto das cores no seu corpo, na sua mente e até nos seus meses. Antes de escolher uma roupa ou de colorir as paredes da sua casa, lembre-se de identificar os tons que estimulam as vibrações que você deseja atrair.

O significado completo de cada cor

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br