O natal é uma festividade que surgiu quando o cristianismo quis substituir antigas celebrações pagãs na Europa. Por isso, algumas cores e símbolos dessa época do ano vieram das festas pagãs e outras vieram mais tarde com a evolução do marketing e do surgimento de marcas que utilizam a imagem do natal a seu favor.
Em 25 de Dezembro, no hemisfério norte é o auge do inverno. Com isso, a cor que mais fica evidente na natureza é o branco, da neve, que encobre o verde das árvores. Para se aquecerem durante o inverno, era comum serem acesas fogueiras e lareiras nas casas. Por isso, o dourado e o vermelho do fogo são cores que são ligadas a essa época do ano.
As celebrações do Solstício de inverno faziam parte da vida pagã e nelas grandes fogueiras eram acesas em meio a uma vegetação encoberta pela neve. Levando em conta esse cenário, as cores natalinas já eram presentes bem antes de existir o natal.
Agora, já levando em conta tempos mais recentes, a Coca-Cola foi um dos principais motivos de a cor vermelha ser associada ao natal. Em uma de suas primeiras campanhas publicitárias nessa época do ano, eles utilizaram a imagem do Papai Noel como conhecemos hoje e colocaram a roupa dele na cor vermelha para associar a marca de refrigerantes. A campanha deu tão certo que até hoje é difícil imaginar esse ícone do natal vestido com roupas de outras cores.
Se levarmos em conta o contexto religioso por trás da data, também podemos encontrar explicações para as cores. No cristianismo, o dourado pode ser associado a luz de Deus, as cores das auréolas das pinturas cristãs e a luz que envolve a aura dos santos e de Jesus Cristo. Além disso, o branco é uma cor associado a pureza e aos devotos.
Você também pode gostar
- Saiba como as cores podem influenciar a vida das pessoas
- Entenda o que é o Natal para cada religião
- Reflita sobre o verdadeiro significado do Natal para você
Ou seja, independente de qual for a sua crença ou ligação, as datas comemorativas e as cores podem ser utilizadas por você em decorações, nas roupas, nos embrulhos de presentes ou onde quer que seja. O importante é que tudo fica mais belo quando está colorido e em harmonia com o espírito natalino. Boas festas!
Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras