Segundo a técnica chinesa de harmonização dos espaços – o Feng Shui –, as portas têm um grande valor simbólico. Representam o início de um espaço; acolhem quem está fora. Definem acessos e comunicações.
As portas são importantes, pois são a entrada da energia para um ambiente. Quando o fluxo energético que entra é constante, harmônico e equilibrado, podemos dizer que os seus ocupantes estão bem, gozando de boa saúde, com bons relacionamentos e prosperidade na vida. Entretanto, se as portas estiverem bloqueadas ou com problemas, podem afetar negativamente a saúde dos moradores do imóvel, além de outros aspectos da vida.
Aqui vão alguns exemplos de portas que podem prejudicar a vitalidade e a qualidade de vida dos moradores:
▪ Portas que abrem com obstrução, que rangem, difíceis de abrir, com problemas nas dobradiças e nas maçanetas podem significar tendências patológicas nos ocupantes da casa.
▪ Portas na diagonal, no Feng Shui, não são favoráveis, pois podem gerar dificuldades inesperadas; o seu ângulo “deforma o chi” (ou seja, a energia). Para “curar”, o ideal é que se nivele a porta ou que ela seja corrigida estruturalmente. Outra opção é colocar uma bola de cristal facetada de 40 mm para dentro e outra do lado de fora da casa (de preferência, pendure-as com uma fita/fio vermelho e sempre numa posição abaixo do batente da porta).
▪ Uma quantidade excessiva de portas numa área pequena desperdiça e divide a energia em muitas direções. Uma forma de corrigir é colocar um sino de vento de bronze ou de latão no teto, no centro do corredor.
▪ Série de três portas, uma na sequência da outra: a energia entra depressa demais, gerando desequilíbrio, que pode proporcionar relacionamentos tensos, problemas de coração e vulnerabilidade no trato intestinal. A solução é colocar uma bola de cristal facetada de 40 mm com fio vermelho (abaixo do batente) em cada vão para reduzir a velocidade e equilibrar a energia.
▪ Portas de vidro, especialmente as da entrada da casa, sugerem falta de proteção e vulnerabilidade. Para resolver essa questão, a ideia seria fechar a parte de vidro de alguma forma. Lembrando: jateá-las ou pintá-las não resolve o problema.
▪ Portas desalinhadas (má oclusão) geram problemas de comunicação entre as pessoas, além de serem prejudiciais à saúde. Uma das formas de “curar” esse problema é usar espelhos na lateral da porta, fazendo com que elas se pareçam do mesmo tamanho e assim transmitam uma sensação de equilíbrio.
▪ No caso de portas com folhas duplas, a sugestão é abrir as duas folhas regularmente ou trocá-las por uma porta de folha única.
▪ Portas na mesma direção da janela dispersam muito rapidamente a energia. Nesse caso, use a bola de cristal facetada de 40 mm entre a porta e a janela.
Outra curiosidade: pelo Feng Shui, as portas representam as “bocas” dos adultos. O excesso de portas numa moradia pode gerar muitas discussões e divergências em função das diferentes opiniões.
Outro ponto: evite colocar “coisas” atrás da porta que obstruam ou atrapalhem a sua abertura total.
Por isso, cuide das portas da sua casa! Elas precisam abrir completamente, estar bem lubrificadas e de preferência abrir para dentro dos ambientes.
Você também pode gostar
Bibliografia de apoio:
- Livro “Feng Shui – Harmonia dos Espaços”, autora Nancy SantoPietro, Ed. Nova Era
- Livro “Feng Shui – O Poder de Atrair Harmonia e Prosperidade”, autora Silvana Occhialini, Ed. Benvirá
- Livro Interior Design with Feng Shui, autora Sarah Rossbach, Ed. Penguin Arkana