A flor dente-de-leão é uma planta que tem origem na Europa, e que é facilmente encontrada no sul e no sudeste do Brasil. Embora tenha uma aparência frágil, essa flor consegue sobreviver a climas frios e a geadas, além de também poder ser cultivada em regiões temperadas.
É considerada uma planta daninha, ou seja, que é de difícil erradicação. Isso acontece porque possui uma longa raiz que, apesar de poder ser arrancada com facilidade, persiste no solo, fazendo com que a flor brote novamente.
Dessa forma, o dente-de-leão nasce com facilidade em qualquer tipo de solo, incluindo terrenos baldios. No entanto, é recomendado que o plantio seja feito em um gramado bem cuidado, fértil e irrigado, sob sol pleno ou à meia-sombra, principalmente se o objetivo for consumir a planta.
Uma curiosidade é que o dente-de-leão tem esse nome devido ao seu fruto, que remete, de fato, à uma presa de um leão, mas em menor escala. Esse formato único, inclusive, faz com que essa planta seja um símbolo de força e persistência, com significado muito ligado ao amor e à coragem.
A seguir, vamos falar mais sobre o significado dessa planta, a sua utilidade na espiritualidade e os benefícios do seu consumo. Confira!
Saiba mais sobre dente-de-leão:
Qual o significado de dente-de-leão?
O dente-de-leão tem uma aparência muito marcante, mas o seu significado simbólico é ainda mais especial, pois está relacionado à esperança, à luz espiritual, à força, à paixão, à liberdade e ao otimismo. Então, o significado de dente-de-leão é, na verdade, muito plural e diverso.
Essa flor é muito comum entre as pessoas apaixonadas. Muitos acreditam que, ao soprar as pétalas do dente-de-leão, deve-se fazer um pedido sobre um amor, seja ele platônico ou não. Se o vento trouxer as pétalas de volta, o pedido será realizado em breve.
Na Idade Média, muitos cristãos passaram a associar essa flor a Jesus Cristo e à Virgem Maria. Embora o motivo dessa relação não seja claro, estudiosos estipulam que seja por conta de seu formato e de sua coloração amarela (a mais comum entre todas), que lembra os raios do sol.
Essa flor também é muito utilizada como um símbolo da infância e da inocência. Nesse caso, essa imagem foi criada pelo fascínio que os pequenos têm em assoprar as sementes do dente-de-leão. Dessa forma, a planta se tornou um marco na busca pela juventude e pela vida despreocupada.
Além disso, como pode ser soprada com facilidade, inclusive pelo vento, as sementes do dente-de-leão se espalham, o que faz com que a planta possa crescer com praticidade em diferentes locais. Essa característica faz com que essa flor também tenha o significado de esperança, sorte, coragem e determinação. Interessante, não é mesmo?
O dente-de-leão ainda apresenta significados diferentes de acordo com as cores que pode ser encontrado. São elas:
Amarelo: alegria
Laranja: alegria em estar vivo
Vermelho: paixão ardente e atração sexual
Rosa: amor e amizade
Violeta: humildade e simplicidade
Branco: inocência, tranquilidade e pureza
Azul: fidelidade
Dente-de-leão para a espiritualidade
Com tantos significados profundos e intensos, não é difícil imaginar que o dente-de-leão também tenha uma utilidade espiritual muito forte, né?
Muitas pessoas acreditam que essa flor tem o poder de aumentar a autoestima e realinhar os chakras inferiores. Para isso, é necessário tomar um banho com a planta.
Você vai precisar das flores e dos caules do dente-de-leão secos. Depois, você irá fervê-los na água e mexê-los com uma colher, que precisa ser de plástico, pois materiais de metal devem ser evitados. Outro ponto importante é que você deve mexer todo o conteúdo no sentido anti-horário e mantê-lo em infusão por alguns minutos.
Tome banho normalmente e, posteriormente, comece a mentalizar os seus desejos, podendo ser um novo emprego, um novo amor, ou qualquer coisa que você queira muito. Nesse momento, despeje a água com o dente-de-leão do pescoço para baixo. Não se esqueça de se certificar que a água já esteja morna, para não se queimar! Também não é necessário enxaguar.
Benefícios do dente-de-leão
O dente-de-leão é uma planta com vários benefícios comprovados. Inclusive, ela consta no Formulário Fitoterápico da Farmacopeia Brasileira, que aponta várias vantagens para a saúde. Algumas delas são:
Melhora na digestão: o dente-de-leão auxilia no alívio de gases e inchaços na barriga
Estimula o apetite: a planta é indicada para pessoas que desejam ganhar peso, pois ajuda a abrir o apetite
Possui efeito diurético: é indicado para pessoas que apresentam retenção de líquido
Possui propriedades antioxidantes: protege o organismo da ação de radicais livres, prevenindo, também, o envelhecimento precoce
Previne doenças cardiovasculares: devido a seus efeitos anticoagulantes e antioxidantes, consegue prevenir e tratar doenças no coração
Ajuda no tratamento da diabetes: consegue reduzir os níveis de açúcar no sangue
Protege o fígado: ajuda a diminuir os níveis de gordura no fígado e auxilia na regeneração do órgão
Auxilia no tratamento da gripe: de acordo com alguns estudos, o consumo do dente-de-leão consegue eliminar o vírus da Influenza do organismo
Reduz o peso corporal: a planta é capaz de reduzir os níveis de triglicérides do corpo, diminuindo também o peso corporal
Mitologia do dente-de-leão
Existem várias lendas a respeito dessa do dente-de-leão. Afinal, essa é uma das plantas mais antigas de todo o mundo e é claro que ela carrega várias histórias interessantes!
Uma história muito popular é que o dente-de-leão seria uma casa de fadas! De acordo com esse conto, quando o homem chegou neste mundo, as criaturas mágicas precisaram buscar abrigo para se esconder, com medo de serem aniquiladas por esse ser, que a elas era tão estranho. Mas, como as fadas possuíam vestidos com muito volume, não conseguiram encontrar um esconderijo adequado e, como solução, se transformaram em dentes-de-leão belíssimos!
A planta também marca presença na mitologia grega. Segundo esse mito, Teseu, um dos maiores heróis gregos, teria se alimentado apenas de dentes-de-leão por 30 dias. O seu objetivo era se tornar forte para conseguir enfrentar e derrotar o Minotauro.
Também acredita-se que o dente-de-leão tenha certos poderes mágicos e que consiga aumentar as habilidades psíquicas de quem o utiliza corretamente. Outra crença popular é que essa flor é capaz de atrair o bem-querer, ou seja, ao esfregá-la na pele, a pessoa se torna mais querida pelas outras ao seu entorno. Na antiguidade, bruxas utilizavam essa técnica para serem mais aceitas no dia a dia!
Consumo do dente-de-leão
O dente-de-leão é comestível e consta na lista de plantas comestíveis não convencionais (PANCs). Dessa forma, é possível consumi-la de várias maneiras, como:
Chás: os chás são a maneira mais popular de consumo do dente-de-leão, e devem ser preparados com a planta seca
Saladas: é possível consumir o dente-de-leão em saladas, optando pelas folhas jovens
Refogados: refogar as folhas da planta, junto com tomates e azeite de oliva, também é uma maneira de consumo
Sucos: outra possibilidade é fazer um suco verde, junto com outras folhas, como couve e hortelã
É importante lembrar que o dente-de-leão só deve ser consumido se for plantado em um solo higienizado ou comprado em uma loja de produtos naturais. As plantas que nascem em terrenos baldios não devem ser ingeridas!
Receitas com dente-de-leão
Agora que você já sabe que o dente-de-leão é próprio para consumo, que tal conferir algumas receitas com essa planta? Trouxemos algumas ideias para você se inspirar e preparar uma refeição especial!
Macarrão com dente-de-leão e bacon
Ingredientes
150g de macarrão do macarrão de sua preferência
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
40g de bacon, de preferência picado em cubos
Meia pimenta dedo-de-moça fresca, sem sementes
100g de folhas de dente-de-leão
4 dentes de alho
Modo de preparo
Em uma panela, ferva água e sal, depois adicione o macarrão. Cozinhe de acordo com o tempo indicado na embalagem
Adicione o azeite em uma frigideira, junto com o bacon, fritando sem deixá-lo dourar
Adicione a pimenta e o dente-de-leão, refogando até deixar murchar
Adicione o alho e tempere com sal a gosto
Escorra o macarrão e adicione-o na frigideira, incorporando-o com os outros ingredientes
Sirva com o queijo ralado de sua preferência
Salada de dente-de-leão
Ingredientes
Folhas de beterraba e beterraba
Folhas de dente-de-leão
Cenoura
Abacate
Modo de preparo
Lave e pique a beterraba e a cenoura, da maneira de preferir
Lave as folhas de beterraba e as folhas de dente-de-leão
Descasque e corte o abacate em cubinhos
Misture todos os ingredientes e tempere como preferir
Dente-de-leão refogado
Ingredientes
Folhas de dente-de-leão
Alho picado
Azeite de oliva
Modo de preparo
Em uma frigideira, adicione o azeite e o alho, deixando dourar
Depois, acrescente as folhas de dente-de-leão e deixe cozinhar, até que murchem
Sirva da maneira que achar melhor
Geleia de dente-de-leão
Ingredientes
Flores de dente-de-leão
4 xícaras de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de suco de limão
Modo de preparo
Corte todos os talos das flores de dente-de-leão e separe em um pote ou tigela
Ferva água e coloque no mesmo recipiente em que estão as flores. Faça um chá, tampando o recipiente até que fique em temperatura ambiente
Em uma panela média, adicione 3 xícaras do chá de dente-de-leão com o açúcar. Mantenha em fogo médio e mexa constantemente
Após cerca de 20 minutos, coloque o limão e misture por mais 5 minutos
Desligue, espere esfriar e coloque em recipientes higienizados
Suco verde com dente-de-leão
Ingredientes
2 ou 3 folhas de dente-de-leão
1 folha de couve
1 pedaço de gengibre
Hortelã a gosto
Açafrão ou cúrcuma a gosto
2 maçãs picadas
500 ml de água de coco
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes em um liquidificador.
Beba o suco logo após o preparo, porque assim você garante toda a ingestão das vitaminas presentes na bebida.
Tabela nutricional
Uma xícara de folhas cruas de dente-de-leão possuem as seguintes informações nutricionais:
Valor calórico: 25 kcal
Gordura: 0,4 g
Gorduras saturadas: < 0,1 g
Gorduras monoinsaturadas
Carboidratos: 5,1 g
Açúcares: 0,4 g
Proteína: 1,5 g
Fibra alimentar: 1,9 g
Água: 47,1 g
Vitamina B3: 0,4 mg
Vitamina C: 19,3 mg
Vitamina E: 1,9 mg
Contraindicações do dente-de-leão
Embora seja uma planta natural que oferece vários benefícios à saúde, o dente-de-leão não é indicado para todas as pessoas, nem para todas as situações.
Pacientes com gastrite, úlcera gástrica, cálculos biliares, colecistite aguda, obstrução dos ductos biliares e do trato intestinal, insuficiência renal, doenças hepáticas, câncer de fígado e síndrome do intestino irritável, por exemplo, não devem consumir a planta.
Também não é recomendada a ingestão para homens que estejam em tratamento de fertilidade. Não existem estudos que atestam a segurança do uso do dente-de-leão em mulheres grávidas ou que estão amamentando, por isso o consumo também não é indicado nesses casos.
Você também pode gostar:
O consumo de dente-de-leão ainda não é indicado para pessoas alérgicas e, em pessoas hipersensíveis, pode causar alergias e dermatites de contato. Outro ponto para ter atenção é que essa planta pode ter ações medicamentosas, ou seja, diminuir ou aumentar o efeito de certos medicamentos. Por isso, é recomendado consultar um médico em caso de dúvidas.
Compartilhe esse conteúdo! Gostou de saber mais sobre as propriedades e curiosidades do dente-de-leão, uma flor tão bonita e repleta de simbolismos? Então compartilhe esse conteúdo nas redes sociais, para que seus amigos e familiares também conheçam todos os benefícios dessa planta!