Convivendo

Significado do Dia dos Solteiros e a importância de aproveitar a solitude

Uma mulher sozinha sentada numa ponte de madeira. À frente dela, o mar.
nullplus / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O Dia dos Solteiros é perfeito para quem cansou de celebrar o amor, ou decidiu que prefere uma vida de muita liberdade, de altas aventuras e baseada em construir novos relacionamentos com frequência.

Afinal, ser uma pessoa solteira não é tão ruim quanto alguns fazem parecer. É uma oportunidade para se reconectar consigo, para viver a própria vida com independência e para aproveitar diversas experiências. Então, saiba mais sobre essa data incrível, a seguir!

Saiba o que significa essa data e como desfrutar a solitude da solteirice

Dia dos Solteiros

O Dia dos Solteiros é comemorado em duas datas distintas. No Brasil, a celebração ocorre em 15 de agosto. Não existe uma explicação específica para a escolha desse dia. No entanto, o evento é uma maneira de mostrar que as pessoas solteiras também merecem um momento especial no ano, assim como quem está namorando.

Por outro lado, no restante do mundo, o Dia dos Solteiros acontece em 11 de novembro. Tudo começou na China, em 1993, quando alguns estudantes criaram um evento em oposição ao Dia dos Namorados, em 11 de novembro, para que os solteiros saíssem juntos.

À esquerda, um casal heterossexual. À direita, uma mulher os olhando.
jmartinstock / Canva

A escolha da data para a comemoração tem uma explicação simples. O dia 11/11, que é conhecido como duplo onze, faz referência a quatro pessoas solteiras, uma ao lado da outra, representadas pelo número 1.

Com o tempo, o evento tornou-se uma data comercial muito importante, funcionando como uma Black Friday para a China. Então, nesse período do ano, inúmeros produtos entram em promoção, para que as pessoas possam se presentear em um ato de amor-próprio.

Então, o Dia dos Solteiros pode ser um período para as pessoas festejarem sozinhas, para tirarem o dia para si mesmas ou para fazer muitas compras. Logo, parece que não estar em um relacionamento não é tão ruim assim, não é? Continue refletindo sobre isso no próximo tópico.

Antes só do que mal acompanhado

É inegável que viver um relacionamento amoroso saudável é o desejo de muitas pessoas. Há quem queira construir uma família e compartilhar cada experiência com outro alguém. No entanto, essa não é a única maneira de ter uma vida feliz, leve, divertida e cheia de amor.

A solteirice não é sinônimo de solidão, de falta de afeto ou de tristeza. Ela é um sinônimo de autoconhecimento, de liberdade, de aventura e de leveza. Isso é assim porque as pessoas que não estão em um relacionamento podem fazer tudo o que fariam se estivessem namorando —e ainda mais, sem os compromissos e as regras de um namoro ou de um casamento.

Uma mulher sentada num sofá. Ela sorri e ergue as suas mãos à cabeça.
fizkes / Shutterstock

Além disso, é fundamental ter em mente que um relacionamento amoroso não é sinônimo de felicidade. Precisamos nos lembrar de que existem relações que se tornam abusivas, ou que já começam mal, que vão limitando a alegria e a autoestima de um indivíduo. Nesses casos, a vida de solteiro sempre é uma opção muito melhor e mais prazerosa.

Por isso, se você estiver em um relacionamento que não está indo muito bem, não tenha medo de terminá-lo. Pode ser assustador no começo, porém, com o tempo, você vai descobrir que é possível ser feliz com apenas a sua própria companhia.

Ao mesmo tempo, se você já está em paz e totalmente contente com a vida de solteiro que está levando, só resta aproveitar o Dia dos Solteiros da maneira que mais te agradar. Confira algumas possibilidades para essa data de muita alegria, nos próximos parágrafos.

Dia dos Solteiros pelo mundo

A comemoração do Dia dos Solteiros não acumula tantas tradições pelo mundo. Apesar disso, podemos destacar como a data é celebrada na China e no Brasil, onde esse dia recebe mais atenção no calendário.

Na China, a principal maneira de comemorar o Dia dos Solteiros é aproveitando as promoções que marcam a data. As pessoas costumam economizar para essa ocasião, quando podem comprar roupas novas, acessórios diferentes, itens para a casa e tudo o que a imaginação permitir.

Mesmo sendo uma visão bem capitalista sobre a vida, todo mundo sabe que umas comprinhas, de vez em quando, sempre dão uma ajuda na autoestima. E tem forma melhor de aproveitar o Dia dos Solteiros do que se presenteando com itens que trazem alegria, prazer e até novos ares para o coração e para o lar?

Uma mulher segurando várias sacolas de compra enquanto utiliza um celular.
AnnaStills de Getty Images / Canva

No Brasil, existem muitas maneiras diferentes de aproveitar o Dia dos Solteiros. Mesmo que as lojas não aproveitem a época para oferecer promoções, é possível marcar um encontro entre solteiros em restaurantes, bares ou baladas, dependendo da animação do pessoal.

Se você não é uma pessoa muito extrovertida, pode tirar o Dia dos Solteiros para se conectar com você. E isso é possível por meio da meditação, de uma sessão de fotos, da escrita em um diário, da prática de exercícios físicos, da realização de atividades prazerosas e muito mais. O dia é seu, faça o que quiser!

Estar solteiro é ruim?

Com base no conteúdo apresentado até aqui, você já tem motivos suficientes para acreditar que estar solteiro é muito bom. Talvez você até sinta falta de um chamego, em alguns momentos, mas toda a liberdade que você tem diariamente, para fazer as suas escolhas e para ser a principal prioridade da sua vida, é melhor do que tudo.

Também é essencial que você se lembre de que um relacionamento amoroso que não te faz tão bem jamais é melhor do que permanecer só. Reconheça que você é a sua melhor companhia por meio da solitude, e que a solteirice é o que pode te ajudar a valorizar a pessoa incrível que você é.

Você também pode gostar

E então? Já está decidindo como vai comemorar o Dia dos Solteiros? Converse sobre isso com as pessoas que você conhece, e que estão vivendo a solteirice também, para que todo mundo possa aproveitar esse período com prazer!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br