Crença é tudo que se acredita como verdade. Ela vive instalada no inconsciente e também comanda sua trajetória de vida. Tudo o que se acredita, inevitavelmente se torna realidade. Mais cedo ou mais tarde, a sua realidade será compatível com suas crenças.
O que você acredita? Acredita no sucesso profissional e azar no amor? Acredita que na vida tudo é difícil e que o ser humano não tem jeito? Para identificar suas crenças é supersimples, basta olhar para sua vida. É isso mesmo. Questione se todas as áreas estão em crescimento, evolução, abundância e prosperidade. Não? Pronto, significa que nessa área tem uma crença limitante.
A crença limitante é disfarçada como uma verdade, por exemplo: Dinheiro é sujo. Dinheiro é o mal da sociedade. Rico é corrupto. Não tem como ser rico e ir para o céu. Homem é tudo igual. Não existe mais relacionamento duradouro. Sou muito nova/velha para fazer tal coisa. Identificou alguma? Com esse sistema de crenças a pessoa naturalmente criará uma rejeição e afastará dela todas as formas possíveis de crescimento e evolução.
Vale ressaltar que conscientemente pode desejar dinheiro, por exemplo, mas se no inconsciente tiver uma crença de rejeição ao ganho do dinheiro, adivinha o que vai acontecer? Escassez, falta, miséria, etc. Assim como também pode desejar um relacionamento amoroso, por exemplo, mas se tiver uma crença contraria no inconsciente, o relacionamento amoroso não acontecerá.
Você também pode gostar
- Saiba porque devemos desconstruir crenças limitantes
- Conheça as Razões para Acreditar, um site para falar de coisas boas
- Entenda as 7 diferenças entes religião e espiritualidade
O consciente representa apenas de 5 a 12% e o inconsciente fica com os 95 a 87%, segundo a psicologia. O consciente é a percepção do “Eu”, o ser pensante, a razão e racionalização. Todavia, no inconsciente fica registrado tudo o que passou, sentiu e viveu até hoje. Todas as crenças, dogmas, tabus, medos, fobias, memorias, dores, impulsos e paradigmas são encontrados ali no inconsciente.
Entretanto, o cérebro humano é uma máquina superpotente e isso significa que, podemos identificar e modificar as nossas crenças. A identificação é feita conforme expliquei acima, basta olhar para sua vida e ver qual área não está em constante crescimento, e para a modificação existem várias técnicas e hoje quero compartilhar o poder das afirmações positivas.
As afirmações positivas repetidas diariamente criam novas conexões neurais, ou neuroassociações. Em outras palavras, ao repetir uma frase o cérebro processa a informação e com a repetição, o inconsciente a aceita como uma nova crença, isto é, uma nova verdade. Por exemplo, suponhamos que identificou uma crença limitante ao seu trabalho e que acredita que não é possível trabalhar como o que se ama e ser bem remunerado por isso. A ideia aqui é criar uma frase contrária a essa crença, e assim criar uma crença edificante. Seguindo o exemplo, a afirmação positiva ficaria assim: “Eu vivo o meu propósito, amo o meu trabalho e sou bem remunerado por isso” e pronto.
Ressalto sobre a importância de repetir diariamente e persistir com a afirmação positiva para que se crie uma nova crença, e por 21 dias. Estudos feitos pela Phillippa Laly, da University College London, atestam a eficácia da Teoria dos 21 dias. Essa Teoria explica que o cérebro humano precisa de no mínimo 21 dias para criar uma nova neuroassociação, ou seja, aceitar e processar uma nova crença ou hábito. É o mínimo, mas sempre indico a manter a afirmação até que sinta e perceba a mudança.
Lembra-se que quanto mais fizer, mais criará sinapses e mais neuroassociações terá. O hábito é a chave para o sucesso.