Slow beauty é um termo que tem sido cada vez mais utilizado quando o assunto é beleza. Isso porque ele representa uma nova maneira de lidar com a nossa aparência, com o nosso autocuidado e com os cosméticos que utilizamos.
Se você gosta de um visual mais natural e saudável, o slow beauty é para você. Aprofunde-se nessa tendência, a seguir.
Conheça o slow beauty e saiba como praticá-lo
Slow beauty: o que é esse movimento?
Você já deve ter ouvido falar no movimento slow. Em tradução literal para o português, ele seria algo como “movimento desacelerar”. Nós vivemos uma rotina intensa e repleta de estímulos o tempo todo, baseada nos princípios de consumo do capitalismo. É contra isso que o movimento slow se manifesta.
Olhando para a vida de um jeito menos acelerado, reservando mais tempo para se alimentar, comprando de maneira mais consciente e cuidando do corpo e da mente, podemos ampliar o contato com quem somos e contribuir para a saúde do planeta Terra.
Nesse cenário, o movimento slow beauty sugere um novo olhar sobre o autocuidado e sobre os cosméticos que utilizamos. Por essa tendência, por exemplo, os produtos de beleza deveriam ter um compromisso com a sustentabilidade, produzindo à base de ingredientes naturais, em uma escala menor e sem testes em animais.
Além disso, é fundamental para o slow beauty que os cosméticos sejam formulados com poucos produtos químicos, para que apenas destaquem a beleza natural de quem os utiliza, sem agredir a pele e o meio ambiente. Ou seja, a ideia é que cuidemos da nossa aparência de um jeito mais leve, utilizando menos industrializados nesse processo.
Ao fazer isso, podemos colher inúmeros benefícios, não só para o nosso corpo e mente, mas também para o planeta Terra. No próximo tópico, descubra quais são os ganhos que o movimento slow beauty traz para a sua vida.
Sua saúde e o meio ambiente agradecem
Por meio do slow beauty, é possível integrar a sua saúde, a natureza e o seu bolso. Surpreenda-se com os benefícios do movimento para você e para o planeta!
1) Prática do consumo consciente
O consumo consciente ensina que nós devemos consumir menos e com mais qualidade. Como os produtos resultantes do slow beauty seriam feitos em menor escala, e para durar muito mais, seria simples consumir de forma consciente graças a ele.
2) Opção econômica e versátil
Utilizar os produtos que vêm da natureza garante que você tenha cosméticos até na horta da sua casa, ou na sua cozinha. Então o slow beauty é uma opção econômica e versátil para quem quer aproveitar os ingredientes que já tem em casa, renovando o autocuidado.
3) Prioridade para produtos naturais
Mesmo que alguns produtos naturais apresentem contraindicações, a maioria deles não costuma ser agressiva para a pele. Dessa maneira, o seu ritual de beleza será mais saudável e mais gentil, além de carregar as boas energias que o meio ambiente apresenta.
4) Redução de resíduos químicos
Quando usamos produtos de beleza industrializados, os resíduos químicos que eles liberam vão direto para o ralo. De lá, eles partem para os oceanos, poluindo as águas de todo o mundo. Se praticarmos o slow beauty, vamos priorizar os produtos biodegradáveis, que já fazem parte da natureza.
5) Resgate do conhecimento sobre a flora
Nós ainda temos muito a aprender sobre os benefícios que a flora traz para o nosso corpo. Incentivando a prática do slow beauty, ampliaremos nossos conhecimentos sobre isso, resgatando o que nossos antepassados já sabiam e que se perdeu com o tempo.
6) Respeito aos animais
O respeito aos animais é outro benefício do slow beauty. Por meio desse movimento, nenhum cosmético seria testado neles, reduzindo a crueldade que existe nessa indústria. Logo, você estará fazendo bem não só ao seu corpo, mas também a outros seres vivos.
O que são cosméticos orgânicos?
Os produtos que seguem o movimento slow beauty, e que podem trazer todos os benefícios que você viu, são os cosméticos orgânicos. A vantagem deles em relação aos cosméticos industrializados é que você pode acompanhar a sua cadeia produtiva.
Isso significa que você consegue identificar como um cosmético orgânico é produzido e quais são os ingredientes contidos nele. Além disso, esse tipo de produto apresenta apenas componentes naturais e não é testado em animais.
Logo, quando você utiliza cosméticos orgânicos, adquire produtos com mais qualidade, que são menos agressivos para o seu corpo e para a natureza, e que te ajudam a consumir de forma mais consciente.
Green beauty, clean beauty e blue beauty
Os cosméticos orgânicos não são o único termo que você vai encontrar ao estudar mais sobre slow beauty. Entenda qual é o significado de outras três expressões que fazem parte desse universo:
Green beauty: mesmo que “green” seja “verde” em inglês, a tradução mais correta desse termo é “beleza natural”. Isso porque, nesse caso, os cosméticos são elaborados sem nenhum ingrediente sintético. As fórmulas apresentam somente compostos provenientes da natureza, sendo mais sustentáveis.
Clean beauty: em tradução literal para o português, significa “beleza limpa”. Essa limpeza vem de produtos que são formulados sem ingredientes tóxicos e priorizam o uso de componentes naturais na fórmula. Então os cosméticos são mais limpos e menos tóxicos.
Blue beauty: traduzido como “beleza azul”, esse termo é um outro movimento ligado ao slow beauty. Nesse caso, o que prevalece é o compromisso com a conservação do oceano. Por causa disso, os produtos que seguem essa linha são feitos com embalagens alternativas ao plástico, que é um componente que tem poluído as águas de um jeito alarmante.
Você também pode gostar
Tendo em vista as informações apresentadas sobre o movimento slow beauty, o que você está esperando para aderir a essa tendência? Descubra novos jeitos de cuidar do seu corpo valorizando o contato com a natureza e a sustentabilidade. Assim, a sua rotina de beleza será um show de consciência!