A vida não é apenas comer e beber, procriar, trabalhar e descansar. A vida consiste em muito mais do que apenas isso. Vivemos em uma rotina, uma espécie de escravidão, aceita pela sociedade como um fato normal.
Levantamos cedo, tomamos café rapidamente, nos dedicamos aos nossos afazeres durante praticamente todo o dia, para retornarmos aos nossos lares já ao anoitecer, quando temos então algumas horas de descanso, junto aos nossos familiares e amigos.
Se descontarmos das 24 horas que temos disponíveis ao dia, as horas que estamos dormindo, cuidando de nossa higiene, trabalhando e nos alimentando, sobra muito pouco tempo para termos alguns momentos genuínos de reflexão, prazer ou ócio criativo.
Nem todos acordam e percebem que suas vidas estão sendo desperdiçadas ou mesmo manipuladas em favor dos interesses de terceiros, que nos controlam e nos submetem às suas vontades. A maioria das pessoas pensa que essa rotina diária é que consiste a vida.
Em si própria, a vida é uma dádiva divina. Devemos celebrá-la a cada instante, como o milagre supremo do qual somos agentes ativos e também testemunhas. O simples fato de estarmos vivos e despertos já nos deixa alegres e felizes sem que precisemos de qualquer prazer vindo de fontes externas.
A vida consiste no despertar de nossa consciência, no crescimento e aprimoramento de nossos dons. Temos, portanto, a oportunidade de compartilhar nossas riquezas e virtudes com o nosso semelhante, de maneira franca e equilibrada. A nossa essência deve ser colocada em evidência, para que o mundo resplandeça em sua verdadeira forma.
Você também pode gostar
Ao estarmos conscientes daquilo que estamos fazendo, e o porquê daquilo que estamos fazendo, passamos a enxergar o mundo de outra forma, mesmo que realizando os mesmos afazeres e rotinas anteriores, quando não tínhamos a consciência adequada. Quando adquirimos e elevamos nossa consciência, passamos a experimentar, sonhar, festejar, exercer funções que nos deixam mais plenos de nossa existência.
Viver não é sobreviver. Viver é descobrir que tudo é um milagre a ser vivido.