Autoconhecimento

Sobre o tempo

Escrito por Denise Belfort

Como seres humanos pensantes, nós insistimos em focar em passado e em futuro, e trabalhar as nossas vidas em cima desses dois temas. Um porque nos proporcionou experiências para nos transformar em quem somos hoje, e outro, porque existe a necessidade louca de que precisamos ter um objetivo bem planejado para que a gente tenha força, energia e entusiasmo para acordar todo dia e continuar nossa luta diária. Concordo com tudo, mas você já pensou que por viver assim, deixamos de lado o que é mais importante?

O hoje… O agora… O presente…

Essa ruminação mental fica nos relembrando ininterruptamente o passado, e planejando o futuro. Nos relembrando em algumas vezes até fatos traumáticos e tristes, que lembrar só nos faz mal e nos faz perder energia. E da mesma forma, ao planejar o futuro, geramos ansiedade, medos e questionamentos sobre… Será que isso vai dar certo? Ou até onde vou chegar com tudo isso?

Ambos inevitavelmente nos levam aos sentimentos de desarmonia, mesmo que, por exemplo, as lembranças sejam boas, gerando saudade e vontade de voltar naquele tempo, ou se é um desejo bom para o futuro, acaba por nos trazer uma inquietação em começar a pôr ação nessa ideia.

Não estou dizendo para pararmos de sonhar ou utilizar velhas lembranças como formas de amadurecimento em nosso processo evolutivo, mas trago uma reflexão para que a gente olhe mais para o momento atual, para o que estamos de fato fazendo nesse momento com nós mesmos, até porque, o hoje será lembrança no amanhã, e a pergunta é: Você está criando um repertório de boas lembranças para esse passado que insiste em ser olhado?

Quando você estiver no seu futuro tão almejado, você vai sorrir por ter feito um caminho até ali repleto de experiências marcantes, vivas e felizes?

Falar de presente pode ser contraditório, pois usamos passado e futuro para colocá-lo em destaque, mas quem existe hoje é quem merece a maior atenção.

Você também pode gostar

Afinal, se nos banharmos duas vezes no mesmo rio, podendo estar no mesmo local, mesma hora e com a mesma roupa de banho, a água será outra e o tempo também.

Sobre o autor

Denise Belfort

Fisioterapeuta, pós - graduada em Naturopatia, Terapias Manuais Integradas, Medicina Comportamental , Acupuntura e Fitoterapia Brasileira e Chinesa.

Terapeuta Floral com experiência de mais de 16, anos, atuando com Florais de Bach e Florais de Saint Germain.

Além de outras formações que complementam a minha conduta nos atendimentos, como a Massoterapia, a Astrologia e o Pilates.

Contatos:

Email: denisebelfort@gmail.com

Instagram: @denise.belfort