Infelizmente, não é difícil se deparar com pais que tanto reclamam das atitudes negativas de algum dos seus filhos. Ainda pior é reconhecer que eles não conseguem compreender que mesmo se sacrificando e dando boas roupas, estudos e demais alimentos e materiais para sobrevivência de ambos, continuam dando-lhe trabalho, com mau comportamento, falta de respeito ou convivência com más companhias.
E aí, o que fazer? O que está acontecendo, qual é a causa desses conflitos?
É importante ressaltar que cada criança tem infinitos motivos lógicos ou não para estar agindo negativamente. Entretanto, é fácil notar que nos tempos atuais as pessoas em geral gastam muito tempo e valorizam o consumismo, assim quando muitos pais vão às lojas, shopping e compram infinitos presentes, produtos e brinquedos em geral aos seus filhos.
Porém, em contrapartida, estão perdendo cada vez mais a presença afetiva e educacional deles, não tendo tempo para estarem juntos e trocarem a atenção, o carinho, conversas e risadas. E dentro dessa realidade, muitos criam filhos carentes de amor, respeito, regras e essência familiar, fatores tão importantes e fundamentais para cada filho ser acolhido e instruído em sua personalidade e ações cotidianas.
“É só o amor, só o amor que prova o que é verdade.”
Renato Russo
Dessa forma, prezado amigo(a), troque muitos dos presentes e materiais excessivos por momentos contínuos e semanais para estarem junto com os seus filhos, para combinarem de saírem, se divertirem, praticarem esportes, fazerem uma caminhada e até mesmo se reunirem em sua casa, dividindo momentos para assistirem um filme de comédia, jogarem jogos vivenciais e demais atividades que os façam desfrutarem da alegria, do carinho e atenção entre si.
Você também pode gostar:
Vestimos o corpo exterior, com roupas e acessórios, mas para preencher e formar o interior, é primordial ter atenção, carinho e amor para ser um humano de paz e bem!
Referências Bibliográficas
CURY, A. Pais brilhantes, professores fascinantes. Sextante. Rio de Janeiro, 2008.
PEREZ, A. Psicologia Positiva: teoria e prática: conheça e aplique a ciência da felicidade e das qualidades humanas na vida, no trabalho e nas organizações. Editora Leader. São Paulo, 2016.