Apresentar-se para outra pessoa, conhecer um lugar novo, participar de uma dinâmica em grupo no trabalho, interagir com alguém em um evento e divulgar um projeto. Você sabe dizer o que todas essas situações têm em comum?
Para muitas pessoas, as ações que apresentamos causam medo e pânico. Isso porque elas não se consideram aptas para lidar com situações sociais, são tomadas por inseguranças limitantes e sentem muita dificuldade para mostrar a própria essência, por mais incrível que seja.
Por outro lado, existem indivíduos que dominam as situações desse tipo. Eles são simpáticos, sabem se comunicar muito bem, conseguem ouvir os outros no tempo certo, articulam bem as próprias ideias e transmitem segurança por onde passam. Em geral, todos querem ser como eles.
No ambiente de trabalho, principalmente, essas pessoas que se dão bem com as outras podem obter muito mais sucesso do que alguém que não o faz. Se você se encaixa no segundo grupo, saiba que nada está perdido. Na verdade, você só precisa desenvolver essas soft skills.
Aprenda sobre soft skills
O que é soft skills?
Soft skills é uma expressão em inglês cuja tradução literal para o português seria incorreta. Isso porque traria a impressão de que “soft skills” são “habilidades leves”, o que não condiz com a verdadeira definição desse conceito.
Então como é possível explicar o que são as soft skills, se a tradução literal não nos ajuda? É simples: soft skills são as características da personalidade de uma pessoa que permitem que ela se relacione melhor com os outros.
As soft skills não podem ser ensinadas a uma pessoa por meio de um curso ou de uma faculdade, por exemplo, e não podem ser medidas por uma prova. Apenas a convivência com esse indivíduo mostrará se ele apresenta esses princípios essenciais na vida de alguém.
No ambiente de trabalho, as soft skills são cada vez mais requisitadas. Isso tem acontecido porque são essas habilidades que formam os bons profissionais, que sabem ouvir os colegas, que seguem ordens adequadamente, que manifestam o que pensam e que inspiram quem vive ao redor deles.
Na vida pessoal, as soft skills, que também integram a inteligência emocional de alguém, nos ajudam em diversos contextos sociais. Para dar conselhos, para fazer amizades, para solucionar problemas e para conversas simples ou complexas, as soft skills são importantes aliadas.
Exemplos de soft skills
Agora que você já sabe o que são as soft skills e por que elas são tão requisitadas, resta identificar alguns exemplos dessas habilidades e descobrir se elas estão presentes na sua personalidade. Realize esse processo de autoconhecimento com a consciência de que você sempre pode melhorar!
Pensando no ambiente corporativo, as soft skills mais requisitadas são: colaboração (para trabalhar bem em equipe), flexibilidade (para lidar bem com qualquer mudança), trabalhar sob pressão (sem perder o foco ou se estressar), comunicação eficaz (saber ouvir e se manifestar) e liderar (guiar equipes com eficiência e respeito).
Na vida pessoal, embora nem todas essas soft skills sejam necessárias, também se mostram importantes a empatia e a resiliência. Essas qualidades, unidas a todas as outras, podem garantir que uma pessoa lide bem com outros indivíduos, saiba ouvi-los quando necessário e não se deixe levar pelas situações negativas.
Diferenças entre soft skills e hard skills
Ao contrário das soft skills, que não podem ser aprendidas por meio de um curso, as hard skills compreendem o conhecimento técnico para desempenhar uma função, ou seja, elas incluem o manejo correto de uma ferramenta, o entendimento sobre um sistema, a compreensão da técnica para realizar algo e a boa execução de um trabalho.
Sendo assim, as hard skills são as habilidades que adquirimos ao longo da nossa formação, ou conforme estamos trabalhando, e não dependem das soft skills. Uma pessoa pode, inclusive, ter soft skills e não ter hard skills e vice-versa. Ainda que não haja um manual para aprender as soft skills, é possível desenvolvê-las diariamente.
Como desenvolver as soft skills?
Se você quer obter sucesso na sua carreira profissional e/ou quer ser uma pessoa agradável nas questões de convivência, conheça algumas dicas para desenvolver as soft skills que podem mudar a sua vida!
1) Pratique seu autoconhecimento
Desenvolver o próprio autoconhecimento é fundamental para todas as partes da vida de uma pessoa, logo é evidente que ele vai te ajudar a ampliar as suas soft skills. Você pode escolher a sua maneira preferida de fazer isso, mas algumas recomendações são terapia, Yoga e meditação.
Com essas práticas, você será capaz de compreender as suas emoções e a sua maneira de lidar com os problemas, assim você vai encontrar formas mais eficientes de resolver uma situação ou de se sentir bem em momentos de tensão. Experimente e sinta a diferença!
2) Organize-se adequadamente
A organização é um hábito que pode nos ajudar consideravelmente no trabalho e na vida pessoal. Quando você sabe quais tarefas precisa realizar em um período de tempo, é mais fácil direcionar a sua atenção a cada uma delas, pedir ajuda de outras pessoas ou atribuir atividades a outros indivíduos, se for preciso.
Além disso, com a organização você consegue definir os seus limites e deixar para depois aquilo que é menos urgente, portanto você não terá que lidar com tanto estresse e com tanta pressão nos seus dias, o que pode fazer com que você trabalhe muito melhor.
Você também pode gostar
3) Dê atenção ao feedback
Ao mesmo tempo que devemos dar feedbacks respeitosos e construtivos, também precisamos aprender a recebê-los. Todos nós sempre podemos melhorar em algum aspecto dos nossos trabalhos, e receber críticas faz parte de todas as profissões, então não se ofenda e veja como pode mudar.
Quando for dar novos direcionamentos a alguma pessoa, no entanto, lembre-se de que ela está se esforçando para dar o próprio melhor e que é preciso respeitar a trajetória dela no trabalho. Faça as críticas que precisar, mas sem desrespeito ou ofensas!
Livros sobre soft skills
Para se aprofundar nas soft skills que precisamos ter nas nossas vidas, escolha algum dos livros sobre essa tema que sugerimos:
Tendo em vista todo o conteúdo apresentado, compreendemos que as soft skills são essenciais no ambiente de trabalho e na vida pessoal de alguém. Se elas ainda não fazem parte da sua personalidade, desenvolva cada uma delas e melhore os seus resultados em todos os setores da sua vida. Acredite no seu potencial!