Eu amo o sol. Não tanto o calor, mas adoro ver as pessoas nas ruas até tarde da noite, todo mundo com menos roupa e com mais animação. O verão é uma época de apogeu, quando todas as nossas expectativas são – ou não – atendidas. É um momento de abertura e prazer, de aproveitar a vida lá fora antes do ciclo natural da vida nos fazer entrar em casa novamente. O verão é magia.
E no dia 21 de dezembro finalmente entraremos nessa nova estação. O dia em que isso acontece é chamado de solstício e sim, é um dia de muitas energias positivas. Podemos aproveitar esse dia fazendo alguns rituais – que eu sigo religiosamente, todos os anos.
Primeiro: é um excelente dia para uma faxina. Em Portugal, um costume antigo manda tirar todas as roupas dos armários e colocar no sol, e eu gosto de fazer isso com aquelas peças surradas do inverno. Também arrumo a roupa de cama, troco a colcha para algo mais colorido e leve e faço isso também com almofadas – as peludinhas vão para os armários e entram as mais coloridas – assim como a manta do sofá e até mesmo o tapete da sala.
É interessante como uma renovação na casa já traz um ar novo e fresh, ainda mais depois dos dois últimos anos que estamos vivendo. É um dia muito bom para fazer pedidos ao Universo, então eu sigo um ritual que sempre me ajuda muito.
Primeiro, tome um bom banho de alfazema. Você pode usar a erva in natura (recomendado) ou gotas de óleo essencial. A lavanda ou a alfazema têm o poder de limpar e, ao mesmo tempo, recolocar a energia, não deixando a gente pra baixo, mas sim relaxado. Jogue a água do pescoço para baixo depois do seu banho normal.
Em seguida, pegue os quatro elementos – um cristal de sua preferencia, um incenso de lavanda ou alfazema, uma vela branca (palito ou de 7 dias, o que o seu coração mandar) e uma taça com água. Coloque na mesa, junto com uma folha de papel e um lápis. Acione todos os elementos — acenda a vela e o incenso, manipule o floral e tome um gole da água — e escreva no papel o seu nome completo e os pedidos que quer realizar. Depois, recorte todos, um por um, e queime numa panela — o ideal é um caldeirão — e jogue as cinzas ao vento. É um ritual legal para fazer sozinha, com o cônjuge ou amigos. Lembre-se de que quanto mais energias positivas, maior será a realização dos desejos.
Você também pode gostar
E aproveite o sol, o verão e o calor. Coloque-se à disposição do mundo, arrisque ser feliz e aproveitar as energias. Saiba que sim, o inverno vai chegar – porque é o ciclo e precisamos disso – mas o importante é viver o presente. Feliz solstício!