A sopa está presente na alimentação desde que a civilização pré-histórica encontrou uma forma de aquecer a água para cozinhar os alimentos. Ela surgiu a partir do momento em que o homem se deu conta que as carnes que caçava se tornavam macias e com um melhor sabor se fossem cozidas com água e uma mistura de ervas.
Ao experimentar esse caldo e descobrir que ele era tão saboroso, o homem acabou incorporando a sopa aos seus hábitos (tanto de preparo, quanto de consumo), principalmente por ser um prato acessível e de fácil elaboração, com um grande valor nutritivo. Hoje o prato se tornou um alimento comum e muito saudável e está presente no consumo diário da sociedade contemporânea.
Benefícios do Inhame
Os benefícios que o inhame podem lhe trazer são inúmeros. Ele aumenta a fertilidade, reforça as defesas do organismo, possui ação anti-inflamatória, ameniza os sintomas da menopausa e da TPM.
Fonte de carboidratos e fibras, pode ser uma opção para pães, massas, cereais e todos os tipos de tubérculos e raízes. O inhame tem um elevado valor calórico, sendo rico em proteínas e elementos, tais como: o fósforo e o potássio, Vitaminas do Complexo B, Vitamina C, Ferro e Magnésio.
O inhame impede o acúmulo de toxinas e combate os radicais livres. Um aliado para quem quer controlar e combater a pressão alta, o colesterol elevado, a osteoporose, a artrite e o cálculo renal.
O consumo desses minerais ajuda a manter a memória funcionando mesmo depois da velhice. O melhor jeito de consumi-lo é cozido (evitando sempre deixá-lo muito tempo no fogo) para que não haja perda dos nutrientes e das vitaminas essenciais.
Aprecie essa receita deliciosa que vai reforçar sua imunidade.
Sopa de Inhame
Ingredientes:
– 1 kg de inhame
– 1 cebola
– 1 colher de gengibre
– 1 colher de óleo
– 1 pitada de sal
– 1 xícara de cheiro verde
Modo de preparo:
Cozinhe o inhame numa panela de pressão por aproximadamente 5 minutos. Descasque e bata no liquidificador com água até formar um tipo de creme.
Refogue a cebola e o gengibre numa panela com óleo. Acrescente o creme de inhame e, por fim, adicione o sal e cheiro
Você também pode gostar
Esse tubérculo possui uma boa quantidade de vitamina C e complexo B, que são importantes para o sistema imunológico e ainda é rico em ácidos graxos monoinsaturados, que são importantes para redução do colesterol LDL, ou seja, do mau colesterol.
O consumo de 100 gramas do inhame cru corresponde a 97 calorias e pode ser preparado de várias formas, principalmente na elaboração das sopas.
Essa receita parece ser deliciosa, não é mesmo? Se você já provou, conte-nos sua experiência e nos mande uma foto! Envie um e-mail para contato@eusemfronteiras.com.br. Compartilhe também outras receitas e experiências nos comentários abaixo!