Rir é o melhor remédio e também um ótimo exercício. Não acredita? Então, leia o que temos para dizer e depois sorria para se exercitar mais.
Sorrir é um tremendo exercício e faz bem à alma
Quando rimos, nosso cérebro aumenta a produção e liberação de endorfina. Isso também acontece quando fazemos atividade física. Dar risada exercita músculos do rosto (12, mais especificamente) e sorrir durante 15 minutos queima 40 calorias.
Ainda não acreditou? Um estudo realizado na Universidade Vanderbilt (Texas, Estados Unidos) revelou que os participantes da pesquisa mais sorridentes tiveram perda de peso 20% maior. Ao final de um mês, é possível perder até 1.120 calorias.
Dar risada a vida toda
Outra prova que sorrir é uma atividade física é a pesquisa do Instituto de Gerontologia da Universidade do Estado da Geórgia (Estados Unidos). A cientista Celeste Greene e sua equipe elaboraram uma rotina de exercícios para 27 idosos que combinava atividades de força, equilíbrio e flexibilidade com duração de 45 minutos. Após o término da sessão, os participantes faziam 10 atividades de risadas precedidas de contato visual e brincadeiras. A duração de cada “risadaria” é de 30 segundos cada.
Após a pesquisa, os voluntários responderam um questionário. Os pesquisadores concluíram que 96,2% dos idosos viam o sorriso como algo que complementa os exercícios físicos, e que 88,9% sentiram-se mais motivados a continuarem graças às risadas. Os cientistas também perceberam que a saúde mental dos voluntários melhorou significativamente.
Motivos para sorrir mais
Você não vai esperar para sorrir mais na terceira idade, não é? Selecionamos alguns benefícios do riso para a saúde. Depois disso, com certeza você desemburra!
- Fortalece o sistema imunológico
Sorrir reduz os níveis de cortisol e adrenalina. Com esses hormônios em baixa, as células de defesa aumentam, como por exemplo:
- Linfócitos B, que produzem anticorpos;
- Imunoglobina A, anticorpo que age contras infecções respiratórias;
- Linfócitos T, os “rastreadores” de vírus e bactérias;
- Células NK, que destroem células cancerígenas.
- Reduz os riscos de doenças cardiovasculares
Pesquisadores da Universidade de Loma Linda, na Califórnia (EUA), avaliaram pessoas que sofreram infartos. Os voluntários foram divididos em dois grupos: um assistia 20 minutos de vídeos engraçados todos os dias e o outro não. Um ano depois, o primeiro teve redução de 66% da proteína C-reativa, relacionada aos problemas cardíacos. No outro grupo, a redução foi de 26%.
Sorrir reduz os níveis de cortisol e adrenalina, e aumenta as células de defesa.
A mesma universidade também monitorou diabéticos com colesterol ruim elevado que tomavam remédios específicos. Os voluntários foram divididos em dois grupos: o primeiro aliou o medicamento a sessões diárias de 20 minutos de vídeos engraçados, o outro continuou com os medicamentos. Um ano depois, o primeiro grupo teve queda de 26% do colesterol ruim. No outro grupo, a redução foi de 3%.
- Previne rugas
Conversar e rir ao mesmo tempo exercita 84 músculos. Esse movimento estica a pele e adia o surgimento das rugas.
- Melhora a circulação sanguínea
O sorriso aumenta os batimentos cardíacos de 70 para 120. A elevação faz o sangue circular melhor entre células, órgãos e tecidos.
- Facilita a digestão
Os músculos abdominais são os mais estimulados durante uma risada. A movimentação massageia o sistema gastrointestinal e isso facilita o processo digestivo.
- Aumenta a absorção de oxigênio
Uma gargalhada faz os pulmões absorverem mais ar, a expiração fica melhor e os pulmões tornam-se mais limpos.
Você também pode gostar
Sorria mais! Seu sorriso deve sempre estar com você.
Escrito por Sumaia Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras