Sua luz é fácil de amar
Mostre seu lado obscuro
Light is easy to love
Show me your darkness
Você tem pensamentos, ações, desejos e vontades que não revela a ninguém, nem a seu pai, mãe, marido ou esposa, filhos, amigos….
Você é aquela pessoa que não vive consciente e de forma saudável sua sexualidade, mas implica com a vizinha que anda de roupa curta ou com o filho da amiga que revelou ser gay?
Você é aquela pessoa que quer ver os outros felizes, contanto que os outros não tenham mais dinheiro, mais beleza nem o casamento “perfeito” ou a “casa perfeita” que você acha que tem?
Você é aquela pessoa que está sempre linda e perfeita ou é a boazinha que faz tudo dentro do que é moralmente correto pra que o mundo te enxergue, te ame e te reconheça?
Você é aquela pessoa que nunca está sem maquiagem, descabelada, descalça, sem filtros, sem bens, sem status e sem reconhecimento?
Caso sim, então é para você que quero direcionar este texto.
A vizinha puritana; A invejosa; A mal-amada; A boazinha; A amargurada; A chata; A feia.
E também posso trocar pelo sexo masculino, pois não faz a menor diferença o gênero em questão:
O grosso; O arrogante; O machista; O egocêntrico; O egoísta; O sem noção.
São essas pessoas e tantas outras que formam o lado sombrio de suas próprias vidas…
Essas mesmas pessoas estão dentro de mim e dentro de você
A sombra, segundo Jung, “é a pessoa que você preferia não ser”, mas o fato é que você é — ou melhor, somos.
E enquanto você não aceitar, investigar e abraçar essas partes que precisam ser reconhecidas e expressadas de forma mais inteligente, dificilmente você será você e constantemente será arrastado por escolhas que tornarão sua vida um fardo pesado demais.
Se você condenou ou excluiu de cara qualquer uma das qualidades acima ou outras que não mencionei aqui, provavelmente elas dizem algo a seu respeito; essa é a melhor forma de reconhecer sua sombra.
Você deve pensar: “Ah, mas eu não sou invejosa, tampouco puritana ou arrogante”.
A questão é que, quando as condições são favoráveis, é fácil não ser nada disso, mas quando nos deparamos com situações que nos colocam à prova, a sombra aflora sutil ou escancaradamente.
Você também pode gostar
Olhe para dentro de si mesmo, para os seus pensamentos e sentimentos. Perceba que se o outro te incomoda é porque algo em você precisa de atenção, não o que está fora. Busque ajuda se essa compreensão for difícil fazer por conta própria. E faça parte do time de pessoas reais, que se aceitam e que fazem muito mais parte da solução do que do problema — tanto pra si quanto para o coletivo.
Trabalhe incansavelmente essas questões dentro de si.
“Orai e vigiai” constantemente sua própria mente.