Produzir menos lixo tem sido um enorme desafio em todo mundo. Cidades desenvolvidas conseguiram criar ações que transformaram a rotina de seus habitantes. Viena, Barcelona, Copenhague, Zurique e Thisted são lugares modelos que apostaram em práticas e ações mais sustentáveis e assim colaboraram com uma menor produção de lixo.
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) até 2030 o lixo mundial deve ter um aumento de 1,3 bilhão de toneladas para 2,2 bilhões de toneladas, o que significa que até este ano o lixo deva aumentar 70%. São números expressivos e negativos que assustam entidades e especialistas envolvidas com ações sustentáveis.
Mas saiba que pequenas mudanças diárias na sua casa e comunidade podem diminuir o acúmulo de lixo e deixar o meio ambiente mais limpo. Confira cinco sugestões para reduzir seu lixo.
Você tem feito algo para colaborar com este assunto?
1 – Reduzir, reutilizar e reciclar
Sim, estas três palavras já são bem famosas no mundo do meio ambiente, mas de fato você as coloca em prática? Consegue reduzir o consumo de embalagens e sacos plásticos e produzir menos lixo? É capaz de reutilizar seja uma roupa ou outro material? E você consegue reciclar? Aproveitar algum material e transformar em outro ao invés de apenas comprar? Tente colocar em ação estas três formas de viver. Se conseguir, estará contribuindo para a diminuição do lixo.
2 – Compre a granel
Comece a frequentar locais que vendam e adquira o hábito de comprar a granel. Para as sementes, tenha com você um pano seco, e para outros produtos, mantenha com você alguns potes. Frequente feiras orgânicas locais da sua região para ajudar na construção de seu bairro, assim você favorece a sociedade local, contribui para o meio ambiente e não aumenta o lucro de grandes monopólios que pensam em apenas em dinheiro.
3 – Faça uma composteira
O lixo orgânico produzido em sua casa pode se transformar um uma composteira e esta pode ser colocada depois para a produção de plantinhas verdes e na sua horta, bem como nas flores.
O link explica de forma bem clara como você pode fazer uma composteira. Veja: https://www.youtube.com/watch?v=P-kJf_Ut3M8
4 – Traga menos resíduos para casa
Você já pensou na quantidade de lixo seco que produz diariamente? O fato de você estar colocando no lixo o material que produz, comprou e utilizou não quer dizer que você se livrará dele, na verdade ele será apenas transportado para uma coleta de resíduos, se caso a sua cidade tiver, mas do mesmo modo ainda estará presente no meio ambiente contribuindo para o aumento de lixo. Por isso, quando for às compras, dê valor as embalagens orgânicas, selos do meio ambiente e reflita sempre antes de comprar algo se de fato você precisa ou se não há outra forma de substituir.
5 – Faça doações
Não fique acumulando bens materiais que você não utiliza mais. Eles podem servir para outras pessoas e assim estas não precisarão comprar. E antes de você comprar algo, pense se realmente é necessário ou quem sabe transforme este objeto ou material.
Você também pode gostar:
Doar é um ato de solidariedade, você estará ajudando não apenas a si, mas aos outros e ao meio ambiente.