Todos os dias, procuramos informações que melhoram nossa qualidade de vida, em diferentes aspectos: qualidade do sono, qualidade no ambiente de trabalho e na profissão, entre quaisquer outras áreas da nossa vida, como a alimentação.
Dia após dia, buscamos melhorar nossa saúde, e nossa alimentação pode ser uma aliada ou grande vilã no que diz respeito a isso. Tudo depende do que decidimos fazer com ela, ou seja, quais alimentos decidimos ingerir.
Neste artigo, o Eu Sem Fronteiras mostrará a você os principais benefícios da taioba, uma poderosa verdura que pode fazer maravilhas para a sua saúde e, com isso, te ajudar nessa importante caminhada rumo à qualidade de vida.
Sabor e valor nutricional
Assim como outras verduras, a taioba tem poucas calorias, mas muito valor nutricional. Tipicamente mineira e muito popular nos jardins das casas brasileiras (mesmo das pessoas que não sabem que a planta é comestível), a taioba tem um sabor semelhante ao do espinafre.
A taioba tem vitamina A, que fortalece nosso sistema ocular como um todo e nossa visão, além de ajudar a evitar doenças nessa parte do corpo; tem vitamina B, que fortalece o sistema neurológico; vitamina C, que fortalece a imunidade e a visão, bem como facilita o processo de cicatrização.
Mas seus benefícios não param por aí: a taioba também aumenta a sensação de saciedade, graças às suas fibras. Seu nível de cálcio também ajuda a fortalecer nossos ossos e a arcada dentária, além do ferro, que fortalece nossa circulação sanguínea e o sangue de maneira geral.
Como prepará-la?
Muita atenção na hora de preparar a taioba! Essa planta tem
quantidade significativa de oxalato de cálcio e, por isso, caso seja consumida crua, torna-se tóxica. A toxina liberada provoca inflamação nas mucosas e fechamento da garganta.
Porém, quando a planta entra em contato com o calor, o teor tóxico é completamente liberado, tornando-a segura para o consumo. Por isso, abuse nas formas de preparação, que são muitas!
A planta pode ser consumida refogada (como a couve), ou no meio de outras preparações, como caldos, molhos, bolinhos, tortas salgadas, acompanhamento do famoso arroz com feijão, entre tantas outras opções, basta usar a imaginação.
Poucos segundos na água fervente (ou em contato com o forte calor de uma frigideira, por exemplo) serão o suficiente para preparar a taioba, que pode ser servida picada ou inteira. Lembre-se: a água de seu cozimento deve ser descartada. Caso queira consumir o talo, ele deve ser cozido por, no mínimo, três minutos.
O mais interessante da taioba é que, mesmo depois de cozida, seus nutrientes permanecem intactos. Então, aproveite todos os benefícios da planta!
Você também pode gostar
- Consumir salada de alfaces antes das refeições é uma ótima tática para manter o peso
- Para que serve o gengibre
- 10 plantas que atraem energias positivas para o seu lar
Lembre-se: ter alimentação saudável consiste em ingerir proteínas, carboidratos, fibras, gordura, vitaminas e sais minerais; consiste em ingerir legumes, verduras, frutas, grãos, tubérculos e outros grupos alimentícios.
Mas, acima de tudo, vale dizer que cada organismo funciona de um jeito e que é indispensável ter o acompanhamento de um nutricionista ou endocrinologista, profissionais que encontrarão o cardápio que se encaixe perfeitamente nas suas necessidades.
Escrito por Giovanna Frugis da equipe Eu Sem Fronteiras