Você já ouviu falar no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade? Mais conhecido como TDAH, esse transtorno tem ganhado mais espaço e visibilidade.
Em outros momentos, os sintomas do TDAH faziam com que seus portadores pudessem ser vistos distraídos, indisciplinados e/ou com dificuldade no aprendizado, mas, hoje em dia, contamos com tratamento eficazes e que funcionam para a maior parte dos casos.
Conheça tudo do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
Mas o que é o TDAH?
É um transtorno caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade. É bastante comum e afeta entre 3 a 5% das crianças e adolescentes, podendo se estender durante toda a vida.
A psicóloga Adriana Pinheiro da Terapize – Terapia online, nos traz que, “Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida.
Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD”.
O TDAH está ligado a algumas pequenas alterações na parte frontal do cérebro, responsável pela atenção e controle do comportamento. O cérebro das pessoas com esse transtorno se desenvolve de maneira diferente.
Quais são os principais sintomas do TDAH?
O TDAH geralmente surge na infância e pode se estender por toda a vida.
Sintomas do TDAH na infância:
- Desempenho escolar ruim;
- Desatenção;
- Agitação Incontrolável;
- Ansiedade;
- Dificuldade em compreender e executar instruções.
Sintomas do TDAH em adultos:
- Distração com estímulos externos;
- Impulsividade na tomada de decisão;
- Dificuldade para se organizar nas atividades;
- Dificuldade para cumprir compromissos feitos;
- Tendência à direção perigosa;
- Comportamento sexual de risco;
- Procrastinação;
- Inicia atividade sem se orientar das instruções;
- Dificuldades para finalizar ou concluir tarefas e planos;
- Labilidade emocional;
- Baixa tolerância à frustração;
Os sintomas podem variar de acordo com a idade, mas apesar dessa variação, existem possibilidades de tratamento e de melhora considerável dos sintomas.
Tipos de TDAH
Existem três combinações diferentes de sintomas no TDAH, com padrões diferentes:
- TDAH do tipo Hiperativo-Impulsivo: Fala em excesso, agitação e impulsividade, não consegue esperar sua vez, mexe mãos e pés quanto está sentado, age sem pensar, tendência ao vício (drogas, álcool, jogos).
- TDAH do tipo Desatento: Tem dificuldade para concluir tarefas ou atividades, não responde quando chamado, pouca noção de tempo, se distraí com facilidade, esquece o que tem que fazer, desinteresse, perca de objetos.
- TDAH do tipo combinado: É a soma do hiperativo com o desatento.
O diagnóstico é feito quando, em acompanhamento psiquiátrico e psicológico, uma parte considerável dos sintomas perduram por mais de seis meses e afetam, com prejuízo, a rotina do dia a dia do paciente.
Comorbidades associadas ao TDAH
Algumas das alterações do cérebro ligadas ao TDAH podem ser fatores que facilitam a ocorrência de outros transtornos. É muito comum, principalmente em adultos, que o TDAH venha acompanhado de outras comorbidades.
A psicóloga Adriana Pinheiro, da Terapize – Terapia online, nos descreve as comorbidades mais comuns no TDAH: “É muito comum identificar no paciente mais de um transtorno acompanhando o TDAH, os mais comuns são os transtornos de ansiedade, os transtornos depressivos, estresses crônicos, síndrome de Burnout, transtorno obsessiva-compulsivo (TOC), transtornos do tique, transtorno opositivo desafiador (TOD), transtorno específico da aprendizagem e transtornos de conduta”.
Tratamento para o TDAH
O tratamento para o TDAH consiste em acompanhamento psiquiátrico, com auxílio medicamentoso aliado à psicoterapia.
Embora as medicações sejam muito importantes para o paciente, aliar à terapia permite que o paciente lide com as questões comportamentais e com os sentimentos de frustração, inadequação, raiva e culpa.
Na psicologia, a Terapia Cognitivo-Comportamental é um destaque no tratamento do TDAH. Ela propõe intervenções e oferece ferramentas para o paciente lidar no dia a dia com os acontecimentos.
Você também pode gostar
Além da terapia, levar uma vida saudável, praticar atividades físicas, se alimentar bem, prezar por um bom sono, ter hobbies e momentos de lazer vão proporcionar uma vida mais leve.
Conclusão
O TDAH pode ser de difícil diagnóstico, seja em crianças ou adultos, mas o acompanhamento de bons profissionais pode ser essencial para que o paciente tenha mais qualidade de vida e leve uma rotina mais tranquila dentro de suas possibilidades.
A Terapize – Terapia online conta com vários profissionais qualificados para o acompanhamento de pacientes em caso de TDAH. São centenas de psicólogos esperando por você, para iniciar sua jornada de cuidado.
Qualidade de vida e saúde mental importam!