Esse termo budista implica nos 3 obstáculos e 4 maldades que se manifestam quando estamos no caminho correto de nossa espiritualidade e orações.
Os três obstáculos (Sansho) são:
1 – Bonno-sho: obstáculo dos desejos mundanos, ou que vêm da avareza, ira ou estupidez.
2 – Go-sho: obstáculo do carma, ou obstáculo proveniente do mau carma, que surge após cometer qualquer um dos cinco pecados capitais ou dez maus atos. Esta categoria também é interpretada como oposição das esposas ou dos filhos.
3 – Ho-sho: obstáculo da retribuição, ou obstáculo devido à dolorosa retribuição pela ação dos três maus caminhos. Também indica os obstáculos causados por soberanos, pais ou outras pessoas que exercem algum tipo de autoridade.
As quatro maldades (Shima) são:
1 – On-ma: a maldade dos cinco componentes, isto é, os impedimentos causados pelas funções físicas e mentais.
2 – Bonno-ma: impedimentos dos desejos mundanos que surgem dos três venenos.
3 – Shi-ma: impedimentos causados pela morte, por conta do medo e do sofrimento que ela vincula, podendo atrapalhar a prática do budismo.
4 – Tenshi-ma: obstáculos causados pelo Demônio do Sexto Céu. Esta maldade é comumente manifestada na forma de opressão por homens de poder.
O termo retratado por Nitiren Daishonin no século 13 é descrito no budismo como “o maior carma que se manifesta mediante ao avanço da vida”. Ou seja, conforme seguimos corretamente nossa vida através de orações e ações, nosso carma se manifesta e junto a ele, o sansho shima. Nitiren Daishonin elogia as pessoas que passam por dificuldades, defendendo a ideia de que “se a maldade se levanta, então está no caminho correto e limpando seu carma.”
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O mais importante nesse momento é persistir e não nos amedrontarmos diante dos desafios provenientes de nossos esforços. Em outras palavras, manifestar o sansho shima na vida é sinal de que estamos trilhando o caminho correto para a felicidade absoluta.
- Escrito por Bruno Melo da Equipe Eu Sem Fronteiras.