“No tempo da informação, todos querem ser donos da verdade, ninguém quer ouvir e se posicionar como ouvinte, é uma tortura.”
Como resolver isso tendo prazer em permanecer ouvinte?
Olá, amigo leitor do Portal EuSemFonteiras, me chamo Nilo Deyson Monteiro Pessanha, sou Filósofo, escritor e poeta. Vou transformar sua mente nesta leitura. Pare de ser frágil demais e leia essa informação importante para o que te espera ali na próxima esquina.
Você se lembra da última discussão sua?
Quem começou?
Pare, reflita……..
De onde surgem crenças?
De onde surgem certezas?
Como desmontar a verdade?
Existem dons que você precisa desenvolver e uma das principais habilidades de um sábio é a capacidade e resistência para permanecer ouvindo o outro falar sem interromper.
Bem sabemos que existe muita bobagem nas coisas que escutamos todos os dias, inclusive, mais de 90% do que falamos são palavras inúteis.
Vejam a dimensão de porcarias que ouvimos o tempo todo!
Muitos de nós falamos tanta coisa inútil e outras sem pensar, que perdemos oportunidades, pessoas e até a própria vida. O sábio cora suas palavras, elas são tesouros, doces de serem ouvidas e por isso, muitas pessoas querem estar próximo de um sábio.
Onde habita o sábio:
Seria no silêncio?
Seria no olhar observador?
Seria no conselho?
Seria nos livros?
Ouvir é dançar com o tom de espírito daquele que fala, até que termine a tese, a retórica. Permanecer em atenção naquilo que se ouve é ter consciência de sua própria importância para clarear a escuridão de quem muito fala.
Quem tem problema com seu narcisismo, sempre vai se encher, se inflar, se admirar diante do reflexo das águas ao ver a própria face.
São frágeis espíritos, são pessoas que precisam de atenção e precisam falar, falar, falar….
O tagarela expressa mil palavras por minuto sem respirar, sem atenção sobre a própria consciência no tempo e espaço da realidade mediante o outro.
Espero que essa geração dos espíritos egocêntricos, possam passar, ocasionalmente, pela órbita de um sábio, para aliviar suas carências de terem a necessidade desenfreada de falar.
Preciso ouvir o outro, como fazer?
Se você ler muitos livros você fala pouco e ouve mais. Se você não ler livros você discute e até bate tambor para doido.
Um dia estive com idosos em um asilo, aqui, em asilo, é outra dimensão de realidade e minha consciência estava alinhada com o tempo e espaço. Naquele dia, saí de casa para doar roupas e preparado para apenas ouvir. Eram idosos que só queriam atenção, desejáveis de encontrar alguém que os ouça. Eu ouvi tanta coisa e experiências de diversas pessoas que me coloquei no meu lugar de ouvinte.
O fato é que você aprende muito com tudo que você ouve, mesmo que sejam bobagens, guarde para si e seja compreensível, tolerante e respeitoso, porque tudo vai passar, o tempo vai lamber tudo e todos somos cadáveres adiados.
Quem fala diz falar a verdade, mas o que é a verdade? Ela existe? Quem inventou o bem e o mal? O que é bem? O mal para você pode ser o bem para o outro? Aquilo que para você é o bem, que para você é um caminho justo, seria também o mesmo caminho para o outro? Se alguém pensar diferente, ele ou você estaria usando a palavra (a verdade está aqui?)
Perceba que o seu fundamento está baseado naquilo que serve para você, mas não é necessariamente a verdade. Vamos pensar: Temo o homem de um livro só!
Quem não quer ouvir, mas só quer falar, de fato, leu muito poucos livros. Só poderá ter certezas na vida, pessoas que leram muito poucos livros na vida. Nada é tão importante que não preciso ignorar, mas tudo é energia para me aproximar da perfeição ao me aprimorar em ouvir e fazer silêncio.
Obviamente que você vai falar para colocar seu ponto de vista no diálogo, mas cuidado, se o objetivo da sua oratória é oferecer ofensas pare, não fale.
O silêncio é poderoso e o olho dentro do olho faz o outro temer a você, respeitar seu espírito e por fim, admirar sua fala, logo desejarão sua presença.
Você também pode gostar
Sempre que entrar no debate, saia e faça com que todos saiam de lá, muito maiores do que quando chegaram.
Outra proposta é dominar seus impulsos e, ao mesmo tempo, em que desenvolve ataraxia, você é firme na sua opinião e bem definido ou na evolução, concorda que pode mudar de opinião ao passo que uma proposta de pensamento te oferecer Uma solução de verdade que substitui uma antiga crendice.
Ouça mais e fale o que é a solução, o fim da guerra ou o companheirismo na condição humana neste instante de turno enquanto vida.