Você já deve ter ouvido falar que, na maioria das vezes, doenças emocionais não tratadas se tornam patologias, ou seja: doenças físicas. Psicoterapeutas afirmam que sentimentos presos “se libertam” de forma física no corpo de uma pessoa: quem costuma prender o choro geralmente tem problemas na garganta; quem possui problemas mal resolvidos, dor de cabeça, e quem lida com muitas coisas ao mesmo tempo, dor nas costas. Mas qual será a relação da tosse com catarro com o emocional? Vamos descobrir agora!
A tosse consiste no reflexo do organismo quando processos inflamatórios ou inflamações se fazem presentes, assim como a febre – o que significa que o ato de tossir auxilia o corpo a expelir corpos estranhos e secreções, evitando assim maiores complicações aos pulmões. Emocionalmente falando, a tosse representa tudo aquilo que ficou de uma certa forma “preso” na garganta, algo que alguém deixou de falar e que fica querendo “sair” em diversos momentos.
O catarro é um líquido composto por basicamente 90% de água e é produzido por glândulas que estão localizadas na camada que reveste as vias aéreas, a mucosa. Como falamos anteriormente, a tosse é uma reação natural do corpo para expelir corpos estranhos, e essa é a mesma função do catarro. Expelir catarro ao tossir significa tirar do corpo micro-organismos, bactérias ou até mesmo vírus que podem prejudicar o nosso organismo. É válido lembrar que o catarro pode ter diversas colorações que podem indicar alguns problemas de saúde, mas ao mesmo tempo pode não representar um tipo de problema se for transparente, pois as mucosas geralmente produzem esse tipo de muco.
Para o lado emocional, o catarro complementa a representação da tosse: mucos são frutos de uma possível raiva que é alimentada por um indivíduo que possui a dificuldade de receber novas opiniões. A tosse com catarro é um grande alarme que soa alto e forte: “Você está alimentando sentimentos ruins ao invés de resolvê-los!”. Guardar palavras, rancor e até mesmo o que sente, faz com que tudo fique preso dentro do seu corpo. É aquela famosa frase: “Estou com um nó na garganta”, e é praticamente isso mesmo!
Ignorar tudo o que precisa ser verbalizado é um grande erro e o seu corpo físico acaba adoecendo. O catarro simboliza as palavras não ditas e a tosse, a necessidade de expressar cada coisinha que machuca e que “martela” o peito de uma pessoa.
Você também pode gostar
Se você procurou um médico e comprovou que não há nada de errado com a sua saúde física, experimente tratar as suas emoções de uma forma mais séria. Se há algo que te dá a sensação de prisão, liberte-se! Fale, tire toda a raiva de dentro do seu ser, não permita que o seu corpo necessite externar essas questões em forma de doença: cuide da sua saúde emocional!