Seria bom se pudéssemos viver sem crises, mas infelizmente sempre haverá uma, seja ela política, financeira, no mercado, no trabalho, na carreira, no casamento ou relacionamentos, com filhos, e por aí vai…
É importante desenvolver um novo olhar, uma nova perspectiva e que a crise não é a nossa realidade, e sim algo que estamos passando. Compartilho com vocês três dicas que podem facilitar o processo de atravessar as crises com equilíbrio e sabedoria.
1º – Mude seus pensamentos
Na maior parte das vezes entramos em crise só em pensamentos, não é o que está acontecendo de fato ao nosso redor, mas é o que sentimos e pensamos que dimensiona o processo que estamos vivenciando. Vamos cultivando preocupações e repetindo pensamentos danosos na nossa mente.
Entender que somos proprietários dos nossos pensamentos é o primeiro passo para lidar com a situação. Se não impedirmos esses pensamentos negativos, então, eles afetarão toda a nossa vida.
Quando fixamos a nossa mente nos problemas e dificuldades, tenha certeza que o sentimento que irá imperar será o estresse e a infelicidade.
Você provavelmente deve estar se perguntando: “Como posso parar os meus pensamentos negativos?”, desenvolva um diálogo interno no sentido de encontrar a melhor forma para resolver os contratempos da sua vida.
O pensamento positivo altera as redes neuronais do cérebro e estabelece interconexões mais reforçadas, transformando-se em caminhos para respostas criativas e acima de tudo muda a nossa percepção da verdade sobre as nossas capacidades.
Dirija o seu pensamento para as suas habilidades, forças e virtudes, seja corajoso e gere pensamentos positivos, lembre-se que você pode escolher os pensamentos que melhor lhe sirvam para a solução de um problema. Temos essa capacidade, basta para isso escolhê-las.
2º – Foco no propósito
O foco que colocamos nas coisas define a nossa ação. Então, quando passamos por uma crise, temos a tendência de focar nos obstáculos e valorizar os problemas, com isso o propósito perde valor e ficamos paralisados.
Muitas vezes as pessoas não sabem o que querem simplesmente pelo fato que nunca pararam de forma consciente para pensar nisso.
Você sabe o quer? Qual é o seu propósito?
Se isso ainda não está claro para você, então, pare e foque em alguma coisa que tenha importância e relevância na sua vida. Entre em contato com o que você quer e caminhe nessa direção.
Procure pessoas, livros, artigos e lugares que contribuam para o entendimento e alcance do que você deseja.
O importante é ter a clareza de que não é a pressão que move o indivíduo, e sim o propósito do que ele quer.
Determine o alvo, isso é fundamental. Surpreenda-se com você mesmo.
3º – Levar a vida com leveza e bom humor!
Geralmente, quando vivemos uma crise, a tendência é tornar tudo depressivo. Passamos a reclamar, ressentir-se da situação e das pessoas e criamos um mundo e impossibilidades.
Mudar a atitude e a forma de encarar a vida nos abre possibilidades e oportunidades de transformar as coisas que acreditávamos que nunca poderiam ser alteradas. Com algumas pequenas atitudes e mudanças de pensamento, é possível transformar aquilo que serve apenas para fazer peso na nossa vida em fonte de alegria e satisfação. Existem algumas escolhas que podemos fazer agora mesmo para começar a viver com mais leveza, otimismo, tranquilidade e bom humor:
– Use o bom humor para lidar com suas falhas: Bom humor é uma das mais importantes virtudes para uma vida leve, então, permita-se falhar e não faça disso um grande problema, transforme o erro em aprendizado;
– Pare de transformar situações em problemas: Às vezes o que você chama de problema é apenas uma situação qualquer que está sendo vista pelo lado negativo. O problema é como você reage a elas, portanto, está nas suas mãos decidir se ele existe ou não. Pensar antes de reagir, vai conseguir evitar que você mesmo complique algo que não precisa ser complicado;
– Contamine-se com coisas boas: Procure por boas notícias na internet, televisão e outros meios de comunicação. Preencha sua vida com coisas que façam você se sentir positivamente inspirado.
Faça dessas dicas hábitos diários, mas se ainda assim tiver dificuldades procure ajuda com um bom profissional de coaching.
Você também pode gostar
A crise é algo temporário, escolha passar por ela com leveza e viva a vida com sua melhor parte, pratique!
Abraços e uma semana com muita ação!