Autoconhecimento

Transmutando para ser feliz

Escrito por Giselli Duarte

Alguma vez você já sentiu como se não saísse do lugar? Ou ainda, teve a sensação das histórias estarem sempre se repetindo em sua vida? Os atores podem mudar, os cenários, tudo! Porém, o enredo… Ah, o enredo. Esse se repete?! Temos essa sensação, pois acontece mesmo. É a vida nos colocando ali naquela fase, como se fosse um jogo, visando a superação e o aprendizado de tudo aquilo o que precisamos, para, então, prosseguir para um próximo nível.

A vida, Deus, ou a nossa própria Consciência. O Eu Sou. Temos tudo aquilo o que precisamos exatamente dentro de nós. O nosso Ser mais íntimo sabe tudo aquilo o que necessitamos. E por mais doloroso que nos possa parecer, tudo aquilo o que passamos, em um determinado momento, era exatamente aquilo o que precisávamos.

Precisávamos para nos fortalecer, para experienciar, por mais que ainda não possamos compreender. Quando não soubermos como fazer para continuar a caminhada, por quais caminhos percorrer, podemos simplesmente nos silenciar. Nos silenciar e pedir a direção para nosso Deus. Para a nossa Consciência. A oração tem um poder grandioso. Podemos sempre utilizar dessa incrível ferramenta para nos conectarmos com O Sagrado sempre que quisermos, não apenas quando precisarmos.

Para ajudar no processo da busca pela cessação das repetições as quais são vivenciadas, podemos seguir alguns passos, apenas para nos situarmos e tornar nossa vida mais plena.

Primeiro passo – O silêncio

Muitas vezes, até reconhecermos tudo o que está acontecendo e assimilar a situação como um todo, a cabeça fica um turbilhão. E esse turbilhão interno de pensamentos e sentimentos nos confundem sobre quais medidas devemos tomar. E quando não conseguimos nos concentrar em uma solução, agimos impulsivamente, inclusive.

Diante dessa situação, a melhor opção é o silêncio. Entrar em um processo meditativo. Reflexivo. Torne a meditação um hábito. Aprenda a meditar, a sentar e sentir a sua respiração. Deixar os pensamentos irem e virem, e não se identificar com eles. Seja um observador de si mesmo. Aprenda a sentir, a ouvir, a enxergar.

Segundo passo – O Reconhecimento

Reconhecer que tu és o ator principal é o grande passo. Reconhecer que nossas escolhas nos fazem é fundamental. Reconhecer que nossas atitudes, e até mesmo a não ação de algo, determina tudo aquilo o que vem a seguir. Quando algo se repete em algum espaço/tempo, criamos um padrão. Reconhecendo os padrões, facilitamos a cessação das repetições. Reconhecer, sobretudo, que somos o maior protagonista da nossa própria história, nos leva ao nível da seguinte decisão: continuar repetindo padrões ou mudar a rota para o novo?

Terceiro passo – O Perdão

O ato de se perdoar e perdoar o próximo é libertador! Perdoar nos permite avançar. É o soltar a brasa das mãos e tornar o aprendizado mais leve. Quando nos perdoamos, conseguimos nos compreender melhor e nos apoiar. Tomamos consciência de que somos passíveis de erro, e tudo bem. O foco agora é ajustar as velas do barco para outra direção.

Se quisermos progredir em nossa caminhada, precisamos nos liberar das amarras de nossa mente. E quando somos o protagonista da nossa própria história, deixamos de culpabilizar terceiros. Deixamos de nos vitimizar. Passamos a encarar os fatos como nossas escolhas. E despertos, aprendemos o que necessitamos para continuar nossa jornada com mais fluidez.

Você também pode gostar

Sobre o autor

Giselli Duarte

Eu sempre fui uma pessoa curiosa. Já me aventurei em diversas áreas, desde uma carreira corporativa até um curso de DJ. Sempre gostei de aprender, independentemente de o curso estar relacionado ao meu mercado de trabalho ou não. Afinal, é assim que os melhores insights são gerados, não é mesmo?

Sempre tive uma veia empreendedora, graças aos meus pais. Iniciei no mercado de trabalho como jovem aprendiz aos 14 anos e nunca mais parei de aprender e trabalhar. A partir dos 18 anos, comecei a empreender de fato, legalizando meu primeiro negócio com um CNPJ, e desde sempre trabalhei em projetos empreendedores, sejam eles tradicionais ou com uma intenção em virar uma startup, em paralelo ao meu emprego ou a trabalhos em forma de projetos.

Sempre trabalhei arduamente e nunca hesitei em colocar a mão na massa, além de desenvolver estratégias. Na verdade, foi exatamente por isso que gradualmente direcionei meu foco para a saúde mental e para compartilhar esse conhecimento com as pessoas. Já enfrentei o burnout duas vezes e, a partir da primeira experiência, busquei tratamentos complementares, como o Yoga e a meditação, aliados à medicina tradicional.

Essa busca pelo autoconhecimento me levou a uma formação em Hatha Yoga. Essa experiência não apenas aprimorou minha compreensão sobre equilíbrio e bem-estar, mas também me permitiu explorar terapias naturais, culminando em uma especialização em outras terapias.

Atualmente, como professora de meditação e podcaster no Insight Timer e Aura Health, encontrei plataformas para compartilhar técnicas que promovem paz interior e equilíbrio diante das demandas diárias.

O ápice de minha jornada foi a publicação do livro "No Caminho do Autoconhecimento", onde compartilho insights e aprendizados acumulados ao longo do caminho. Além disso, contribuí como co-autora em antologias poéticas.

Minha missão é inspirar outros a trilharem o caminho do autoconhecimento e crescimento pessoal, fornecendo as ferramentas necessárias para uma vida mais plena e significativa.

Curso
Meditação para quem não sabe meditar

Contatos
Email: giselli.du@outlook.com
Site: giselliduarte.com
Site do livro: Loja Uiclap/No Caminho do Autoconhecimento
Facebook:: @giselli.d
Instagram: @giselliduarte_
Twitter: @gisellidu
Linkedin: Giselli Duarte
Spotify: No Caminho do Autoconhecimento
YouTube: No Caminho do Autoconhecimento

Aura Health: www.aurahealth.io/coaches/giselli-duarte

Insight Timer: insighttimer.com/br/professores/giselli