Cuidar bem da própria saúde é uma obrigação de todas as pessoas. Precisamos manter o equilíbrio entre nosso corpo e mente, para garantir que conseguiremos realizar as tarefas cotidianas, lidar com nossos sentimentos e viver diferentes situações ao longo dos nossos dias.
No entanto, o cuidado com a saúde mental ainda é pouco abordado. Uma evidência disso é que existem hábitos rotineiros que praticamos sem nos darmos conta de que eles prejudicam muito as nossas mentes. Ou seja, é possível que você esteja aumentando o seu cansaço, a sua insônia e a sua indisposição sem querer.
Felizmente, as informações adequadas sobre esse tema vão te resgatar desse ciclo prejudicial. Com o conteúdo que preparamos, identifique quais são as atitudes que fazem mal à sua saúde mental. Depois, saiba o que você pode fazer para cuidar dessa parte tão importante de quem você é.
Direto ao ponto
Hábitos ruins para a sua saúde mental
A lista de hábitos ruins para a sua saúde mental que você vai ler é baseada em um artigo do site Mind Body Green. O portal entrevistou Robin Berzin, médica autora do livro “State Change” (em tradução livre, “Mudança de Estado”). Com base nos estudos de Berzin, as seguintes atitudes devem ser evitadas, para que você tenha uma saúde mental melhor:
1) Uso de tecnologia, principalmente à noite
Muitas pessoas acreditam que faz mal usar celulares à noite por causa da exposição à iluminação intensa do aparelho. Porém, Berzin explica que o verdadeiro mal está no contato com uma série de informações e de estímulos, que mantém o cérebro de um indivíduo atento e ligado.
Como consequência disso, na hora de dormir, começamos a pensar em todas as informações que estamos consumindo. Isso pode agravar quadros de ansiedade, além de comprometer a qualidade do sono. Logo, é fundamental manter distância das telas em momentos de relaxamento.
2) Sedentarismo
De acordo com Berzin, as emoções que nós sentimos precisam ser liberadas por meio do movimento do nosso corpo. Quando sentimos medo, raiva ou tristeza, nosso corpo quer se mexer para extravasar essas sensações, que nem sempre podem ser traduzidas por palavras.
Entretanto, se uma pessoa estiver sempre sentada ou deitada, levando uma vida sedentária, é provável que os sentimentos negativos se acumulem dentro dela. Dessa forma, é mais difícil lidar com as próprias emoções, provocando problemas de saúde mental.
3) Consumo de álcool
O consumo de álcool de forma moderada e equilibrada não é um problema. No entanto, Berzin afirma que existe uma quantidade certa para ingerir esse tipo de bebida, e um horário adequado. No máximo três vezes por semana, antes das 18h, você pode tomar uma taça de vinho, por exemplo, apenas para relaxar.
Mas se você estiver tomando bebidas alcoólicas com muita frequência, para se sentir bem com quem você é, provavelmente você tem um problema com essa substância. E o bem-estar passageiro que ela provoca está te impedindo de ver isso. Portanto questione-se: “Estou bebendo para me sentir melhor ou estou bebendo para me sentir ainda melhor?”.
Você também pode gostar:
O que devemos fazer para manter a saúde mental?
Após identificar os hábitos que podem prejudicar a sua saúde mental diariamente, descubra quais são as maneiras de cuidar da saúde mental, vigiando os seus sentimentos e pensamentos:
- Procure auxílio psicológico para se conhecer melhor.
- Evite os hábitos que te impedem de lidar com seus sentimentos.
- Faça exercícios físicos regularmente.
- Mantenha uma alimentação equilibrada.
- Compreenda a origem das suas emoções para lidar com elas.
- Medite por alguns minutos todos os dias.
- Identifique as situações que te provocam sensações ruins.
- Converse com pessoas de confiança sobre seus sentimentos.
- Certifique-se de que sua saúde física está em dia.
Com base no conteúdo apresentado, entendemos que o uso da tecnologia, o sedentarismo e o consumo de álcool são fatores que podem prejudicar a sua saúde mental. Então, além de prestar atenção a isso, você deve incorporar novos hábitos que te ajudem a cuidar da sua mente, assim como você cuida do seu corpo.