Centenas de produtos domésticos e culinários estão cheios de segredinhos escondidos em seus rótulos e fórmulas, e muitos deles ficam conhecidos por apenas uma ou duas funções. Infelizmente, acabam ficando de lado e são taxados como meros coadjuvantes nas prateleiras. No entanto, muitos deles são agentes poderosos para a manutenção da casa e em atividades básicas das quais são cotidianas, como é o caso do vinagre. Conheça alguns truques que você pode fazer com o vinagre e aproveite suas propriedades com mais facilidade.
Limpar a máquina de lavar
Por ter a função de lavadora, a máquina, na maioria das vezes fica no canto esquecida. Porém, é necessário limpá-la assim que os sinais da sujeira estiverem muito expostos. Use cinco xícaras da solução no ciclo normal de sua máquina e deixe a mágica acontecer. Resíduos de sabão, remoção de bactérias e até o limo são algumas das substâncias eliminadas pelo o vinagre.
Eliminar o mau cheiro das roupas
Depois de pegar pesado na academia, o suor é inevitável. Um dos maiores desconfortos, no entanto, é o cheiro que fica nas roupas mesmo após sua lavagem. Utilizar somente o sabão em pó, dentre outros itens, nem sempre basta. A dica é acrescentar um pouco do vinagre na hora de lavar as peças. Isso ajudará a amenizar o odor de maneira mais efetiva.
Desencardir peças brancas
Quem gosta de roupas brancas sabe o quanto é difícil mantê-las em ordem, já que são mais frágeis e suscetíveis aos danos e manchas. Limpá-las então pode ser uma tortura. Existem substâncias químicas encontradas em produtos de limpeza que maltratam as roupas, uma excelente saída é o uso do vinagre com um pouco de bicarbonato de sódio para ação alvejante. Basta colocar um copo do líquido dentro de um balde com cinco litros de água e deixar de molho por volta de uma hora. Depois disso, faça a lavagem normalmente com o sabão em pó.
Tirar o mau cheiro dos potes de plástico
Os potinhos de plástico são uns dos artigos mais importantes e usados para vários fins: guardar as sobras dos alimentos, colocar temperos e conservar os petiscos são algumas de suas serventias. No entanto, com o passar do tempo o cheiro de tais ingredientes ficam impregnados nos utensílios e o seu tempo de vida acaba se encurtando. Quando for lavá-los (com detergente) deixe-os de molho no vinagre e água morna por aproximadamente 15 minutos. Se o odor continuar, use apenas o vinagre e repita o procedimento sempre que necessário.
Eliminar o temido mofo
A umidade é uma inimiga constante em casas mais fechadas e sem muito arejamento e muita gente sofre com problemas respiratórios por esse motivo. O mofo (um dos “filhos” da umidade) que surge em armários e gavetas estará com os dias contados se você os limpar com vinagre. A receita é simples: basta misturar o vinagre com um pouco de água e, com a ajuda de um pano, passar na camada dos fungos já existentes. Deixe secar por alguns minutos e reponha o que foi tirado do lugar. Aqui, o recomendado é o vinagre branco.
Na alimentação o vinagre é empregado principalmente no tempero de saladas e carnes e por ser considerado um tônico natural possui uma gama de benefícios à saúde. Contudo, tudo o que é extremo faz mal e com ele também não é diferente. Efeitos colaterais como problemas no estômago, corrosão dos esmaltes dos dentes, queimaduras na garganta e na pele são alguns dos contratempos que podem ocorrer por seu uso excessivo.
Você também pode gostar
O vinagre de maçã é obtido através de fermentação química que acontece no vinho. Em seguida, a levedura extraída deste processo se transforma em álcool e algumas bactérias se misturam na bebida, convertendo-a em ácido acético. Esse ácido auxilia na queima de gordura e na diminuição de peso, melhora o colesterol, minimiza os níveis de açúcar no sangue, dentre outras. Tido como um condimento, sua finalidade é atribuir sabor aos alimentos, sendo usado de forma moderada é um ótimo estimulante digestivo.