Ao longo do ano de 2015, através da Arteterapia e a necessidade momentânea de cada participante, foram exploradas e desenvolvidas inúmeras propostas de Autoconhecimento, resignificação do estresse, tristezas, resgate dos sentimentos de equilíbrio, amor, alegria e a renovação interior.
Desta forma, conseguindo enriquecer a autoestima, a paz, a concentração e melhoria da saúde de cada pessoa, resultando em melhores experiências e conquistas com a sua família, no trabalho entre outras.
Para finalizar o Ano de 2015 e a abertura a um novo ciclo, planejamentos ao Ano Novo, realizamos uma atividade de Arteterapia, com o intuito de cada participante explorar os seus desejos e realizações que quer conquistar em 2016.
Assim, o Arteterapeuta entregou a cada uma, um presente, como celebração ao Ano novo.
No mesmo instante, em que cada participante ficou curiosa para saber o que era o seu presente, ficaram confusas, quando notaram que não havia nada dentro da sua caixa de presente.
Nesse momento, o Arteterapeuta explicou, que o presente que cada uma ganhara, será feito por si mesma, através da colagem de figuras, palavras e expressões que traduzam os seus sonhos e vontades ao Ano de 2016, representando no lado de dentro da sua Caixa, o que depende de si própria fazer, para ser feliz e do lado de fora, o que depende das outras pessoas fazerem, seus entes queridos e amigos para serem felizes.
Em seguida, cada pessoa recebeu varias revistas, tesoura, cola, canetas hidrocor e materiais decorativos.
Durante a produção dos seus trabalhos, elas folhearam diversas páginas de revistas e detalharam diferentes recursos em suas expressões artísticas.
De acordo com (A), ela colocou no interior da sua caixa retangular, imagens e representações em busca da autonutrição, maior concentração, fé e recreação com a sua família. Do lado de fora, trouxe figuras com o objetivo maior de receber a reciprocidade dos seus atos, atenção sentimental, mudanças e o encontro de novas oportunidades de carinho, alegria e felicidade.
Já (B), colocou dentro da sua caixa, figuras, intenções de promover a união e o fortalecimento familiar, aliado à liberdade, passeios e reconhecimento dos valores de cada um. No lado de fora da caixa, ela espera receber sentimentos de afeto, carinho e amor recíproco dos seus familiares e amigos.
Com o término, cada uma descreveu bons sentimentos e expectativas otimistas para 2016, como reflexos ao seu maior empenho e dedicação pessoal e familiar.
Para finalizar este encontro, lemos o texto:
O instante mágico
… É preciso correr riscos.
Só entendemos o milagre da vida
quando deixamos que o inesperado aconteça,
Todos os dias “Deus” nos dá junto com o sol,
um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes.
Mas, somente aqueles que prestam atenção ao seu dia,
descobre o instante mágico.
Ajudando-nos a mudar,
a ir em busca de nossos sonhos.
E, no futuro, podermos olhar para trás com orgulho e fé […] – Paulo Coelho
Você também pode gostar:
Como fim deste encontro e brilhantes palavras, significados, desejamos profundamente, que a “Luz Divina”, irradie dentro de cada um de nós, a novos caminhos e maravilhosos encontros de Amor, União e Sucesso em nossas ações de Felicidades!!
Feliz 2016 caros internautas!!
Referência Bibliográfica:
ACAMPORA. B. B. 170técnicasarteterapeuticas: modalidades expressivas para diversas áreas. 2 ed. Rio de Janeiro, Editora Wak, 2014.