Muitas pessoas estão começando a dar valor para as coisas feitas e pensadas artesanalmente. Sabe aquela coisa que sai do automático? Um exemplo são as roupas.
A moda sempre dita os nossos dias. É até estranho sair com aquela roupa que você acha legal, mas que se usá-la vai parecer um bobo. No entanto, ter estilo é buscar dentro de si aquilo que fica bom. É ser criativo, é fazer misturas, ou não, buscar novas peças, garimpar com as amigas. Não significa ir à loja mais cara da cidade e ficar igual a todo mundo.
Existem espaços que possibilitam, não apenas a criação mas também a customização, como a loja Oi Gracia de Porto Alegre. Duas sócias empreenderam a partir da vontade de fazer vestidos com estampas legais e a preços acessíveis. Se elas conseguiram? Elas seguem criando e deixando muita gente graciosa caminhando por aí. Confira a entrevista:
ESF: Como surgiu a Oi Gracia?
Oi Gracia: A marca surgiu em novembro de 2010 da vontade de empreender e também da dificuldade de encontrar vestidos com estampas legais a preços acessíveis.
ESF: De onde vem a inspiração para desenhar, customizar, costurar roupas de estilo próprio e com cores e estampas vivas?
Oi Gracia: A nossa inspiração vem daquilo que nos alimenta: dos filmes, de músicas felizes, da arte urbana, das pessoas na rua, dos lugares em que vivemos. Eu (Priscila) vivi um período em Barcelona, no bairro de Gracia, a Fernanda morou em Buenos Aires. Não levamos muito em consideração as “tendências” da moda, produzimos aquilo nos enche os olhos… Cada peça é criada como se fosse para nós.
ESF: Qual o propósito da Oi Gracia?
Oi Gracia: Nosso propósito é colorir e transmitir o amor que temos ao que fazemos através das nossas peças. Fazer com que cada cliente se sinta especial, nas suas diferentes formas.
ESF: Em quantas vocês trabalham?
Oi Gracia: Até pouco tempo atrás éramos eu e minha sócia Fernanda. Hoje contamos com uma vendedora que é nosso braço direito e também com a ajuda de uma consultoria criativa e outra financeira.
ESF: O que as clientes mais elogiam no trabalho de vocês?
Oi Gracia: Acho que o nosso diferencial são as estampas, a possibilidade de ter uma peça sob medida sem pagar por isso, e também pelo nosso atendimento. Temos uma relação muito próxima as nossas clientes, estamos sempre na busca de conhecê-las melhor, saber o que elas querem, gostam e afins.
ESF: Como é criar uma marca própria e ajudar na indústria têxtil e local?
Oi Gracia: É bastante difícil, principalmente nos dias de hoje. Costumo dizer que empreender antes de qualquer coisa é para quem tem coragem.
ESF: Quais os planos para o futuro?
Oi Gracia: Iniciamos neste segundo semestre a venda para multimarcas de outras cidades, o plano é alcançar um número maior de pessoas desta forma e também pelas vendas no site.
ESF: Vocês também promovem eventos?
Oi Gracia: Produzimos oficinas criativas no nosso atelier e também ações direcionadas as nossas clientes.
Você também pode gostar
ESF: O que é mais gratificante no trabalho de vocês?
Oi Gracia: O mais gratificante é perceber quando a cliente entende o nosso propósito, é ver nossos vestidos passeando por aí.
Conheça a loja: http://www.oigracia.com/
- Texto escrito por Angélica Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras.