Bullying é um termo de origem inglesa (Bully=”Valentão”). Trata-se de uma agressão, física ou verbal, que acontece sem motivação evidente.
“Todos somos diferentes, seja pela cor da pele, cabelo, pensamento, altura ou simplesmente por ter algum tipo de deficiência.”
Mas existem pessoas que não aceitam essas diferenças! Agridem verbalmente e, em alguns casos, até fisicamente aqueles que, por eles, são julgados como inferiores. Todos precisamos entender que o fato de ter deficiência não pode em nenhuma hipótese ser motivo para tratamento desrespeitoso.
Nós, deficientes físicos, já temos problemas a mais, como as dificuldades de ir e vir devido às más condições das vias públicas, de transporte público, falta de tratamento médico adequado em muitos casos, entre outros.
As crianças deficientes também sofrem muito, mas isso pode ser fácil de mudar. Em primeiro lugar é necessário que haja a verdadeira inclusão. Nas brincadeiras em quadras, em vez de deixar o aluno deficiente apenas olhando, é necessário adaptar a brincadeira para que ele participe. É mostrar para as outras crianças que mesmo com as diferenças ele tem os mesmos direitos e deveres que qualquer um. Dessa forma, teremos uma sociedade mais humana, consciente e igualitária!
Agressões físicas machucam…. Agressões verbais em forma de xingamentos ou piadas também machucam muito moralmente, e ainda acontecem muito nos dias de hoje!
Felizmente, não é a maioria que faz isso, porém, a população não pode ficar calada ao presenciar esses casos de discriminação.
“O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.”
(Martin Luther King)
O Código Penal Brasileiro determina como passível de punição os atos criminosos e de desrespeito gerado por discriminação.
Existem formas de denunciar. Exija boletim de ocorrência, tanto a vítima quanto quem presencia esses atos podem e devem denunciar. Em caso de agressão física é necessário fazer exame de Corpo de Delito. É importante não trocar de roupa nem lavar o ferimento, para que eles sejam visíveis.
Você também pode gostar
Toda delegacia tem a obrigação de averiguar um crime, porém, em São Paulo existe também a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI).
Confira mais informações:
Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI)
Endereço: Rua Brigadeiro Tobias, 527 – 3º andar Luz – SP
Tel: (11) 3311-3556/3315-0151 ramal 248.
Referências:
Guia de Direitos. Acesso em 19 Jan 2017
O que é Bullying. Acesso em 21 Jan 2017
Caros leitores, informamos que os comentários feitos nos artigos de Marianna Gomes não poderão ser respondidos. Nossa querida colunista deixou este plano terreno em junho de 2018, e agora ilumina outras esferas. Agradecemos muito seu interesse, e também a ela por ter contribuído lindamente com este projeto.
Gratidão imensa.