Plantas Medicinais Saúde Integral

Unha de gato: aumente a imunidade com essa planta

Planta trepadeira em chão de tijolos
RyanMcGuire / PIxabay
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O uso da natureza no cuidado com a saúde física, mental e espiritual vem se tornando cada vez mais comum. Esse é um campo muito fértil para plantas medicinais, como a unha-de-gato.

Essa planta com nome peculiar é assim chamada devido ao formato curvado de seus espinhos, que se assemelham às garras dos felinos. Também chamada de herinha, garra de gato e bejuco de água, seus nomes científicos são Uncaria tomentosa e Uncaria guianensis, duas espécies da mesma família botânica (Rubiaceae).

Trata-se de um tipo de trepadeira, que cresce em forma de cipó, é nativa da Amazônia e também aparece em regiões tropicais das Américas do Sul e Central.

Suas propriedades medicinais são conhecidas e usadas há pelo menos dois mil anos em tribos indígenas. Hoje, a ciência também vem reconhecendo, devido a pesquisas, suas potencialidades terapêuticas. Conheça mais a fundo essa planta, no artigo completo que preparamos, a seguir.

A unha-de-gato para a espiritualidade

Além de ser uma planta medicinal para curar o corpo físico, a unha-de-gato possui propriedades que também agem no âmbito espiritual.

Nesse sentido, acredita-se que a unha-de-gato interfira positivamente na harmonia do indivíduo em relação à vida, conferindo-lhe sabedoria para evoluir e para enxergar o valor daquilo que já possui. Assim, a planta serve como auxílio nas dificuldades, dando forças a quem a utiliza.

Para aproveitar esses benefícios espirituais, a planta pode ser consumida em forma de chá ou de banho energético, conforme aprofundaremos mais adiante.

Benefícios da unha-de-gato?

A unha-de-gato oferece múltiplos benefícios para o corpo humano. Conheça, a seguir, os principais deles, segundo estudos feitos sobre as propriedades medicinais da planta:

Planta trepadeira em muro de tijolos
Alexas_Fotos / Pixabay
  1. Fortalece a imunidade:: Por conter proantocianidinas e outras substâncias em sua composição, ajuda a combater fungos, vírus e bactérias. Ao usar essas substâncias, as defesas do organismo são fortalecidas com o estímulo à produção de glóbulos brancos e com a ativação de células no sistema imunológico.
  2. Tem poder antioxidante: São os flavonoides e os polifenóis que conferem o efeito antioxidante da planta. Essas substâncias combatem os radicais livres, protegendo as células do estresse oxidativo. Isso retarda o envelhecimento e, ao mesmo tempo, evita que doenças crônicas se instalem no organismo.
  3. Regula a pressão arterial: A saúde do coração, como um todo, é beneficiada com o uso dessa planta, que tem como efeito a regulação da pressão arterial. Isso ocorre graças à presença da rincofilina, alcaloide que inibe a formação de placas, nas artérias, e de coágulos, no cérebro, nos vasos sanguíneos e no coração.
  4. Apresenta ação anti-inflamatória: Além de possuir propriedades analgésicas, a planta apresenta alcaloides que inibem substâncias inflamatórias no organismo. Isso, por si só, auxilia no tratamento dos sintomas de doenças, como artrite, bursite, osteoartrite e até mesmo gastrite aguda ou crônica.
  5. Possui efeito diurético e digestivo: Se consumida após as refeições, a planta auxilia na digestão dos alimentos, evitando, por exemplo, a prisão de ventre. Além disso, possui um efeito diurético natural, pelo qual evita o acúmulo de líquidos e, ainda, auxilia na eliminação de toxinas.
  6. Tem ação anticancerígena: Estudos indicam, com o uso da planta, redução no número de células cancerosas e indução da morte delas. Porém, ainda não se sabe o motivo desse efeito. Além disso, a planta ajuda a reduzir os efeitos colaterais do tratamento quimioterápico, restaurando os danos celulares.
  7. Previne e combate o Alzheimer: A planta também possui potencial no tratamento do Alzheimer. Alguns estudos indicaram que, com seu uso, é possível melhorar a memória de curto prazo, além de reduzir a inflamação cerebral e as placas formadas no cérebro em decorrência da doença.

Tabela nutricional

Valores para uma porção de 2 g:

Valor calórico0 kcal
Carboidratos0 g
Proteínas0 g
Gorduras totais0 g
Gorduras saturadas0 g
Fibra alimentar0 g
Sódio0 g

Como consumir a unha-de-gato?

A forma mais indicada para consumir a unha-de-gato é como chá. Ele pode ser feito com as raízes, com as cascas ou com as folhas secas das plantas.

Consumir o chá enquanto ainda estiver quente também garante que se usufrua de todas as propriedades nutricionais da planta.

Outras formas de usar a unha-de-gato

Também é possível usufruir de seus benefícios por meio do uso de cápsulas, comprimidos, gel e tinturas.

As cápsulas e os comprimidos são consumidos oralmente e devem ter orientação médica para cada caso. O gel auxilia no tratamento de inflamações, como as do reumatismo, sendo aplicado de forma tópica. Já as tinturas, que são borextratos concentrados da planta, também são consumidos oralmente e carecem de auxílio profissional para a indicação mais adequada.

Existem contraindicações?

Apesar de ser um produto totalmente natural, a unha-de-gato não deve ser consumida em excesso. O alto consumo pode levar a sintomas como diarreia, náuseas, tontura e dor de cabeça. No pior dos cenários, pode ocorrer falência renal e intoxicação no fígado.

Além disso, a planta não é indicada para grávidas, lactantes e crianças menores de 3 anos. Quem possui dificuldade de coagulação sanguínea também deve evitá-la, pois aumenta o risco de sangramento.

Pacientes transplantados também precisam evitá-la, para não correrem o risco de rejeição do órgão. Por fim, às pessoas com doenças autoimunes, como lúpus e esclerose múltipla, a planta também não é recomendada, pois possui ação imunoestimulante.

Mitos e verdades sobre a unha-de-gato

É usada no paisagismo: verdade. É comum ver a unha-de-gato cobrindo paredes e muros de modo ornamental. Seus espinhos em forma de garras a ajudam a se prender nessas superfícies.

A unha-de-gato não possui flores: mito. Essa planta apresenta flores, mas elas são quase imperceptíveis, com uma coloração amarela-esbranquiçada.

É considerada uma erva daninha: verdade. Isso, porém, vale apenas para áreas agrícolas ou agropecuárias, pois se expande rapidamente e pode interferir no desenvolvimento de outras plantas ao redor.

Xícara de chá sobre mesa de madeira
congerdesign / Pixabay

Receitas com unha-de-gato

Chá de unha-de-gato

Para obter todos os benefícios dessa planta em sua forma mais pura de consumo, que tal preparar um chá com ela?

Ingredientes:

  • 20 g de cascas e raízes de unha-de-gato
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

Adicione as cascas e as raízes na água e ferva a mistura por 15 minutos. Retire do fogo, deixe repousar por 10 minutos em um recipiente com tampa, coe e tome em seguida. Tomar o chá a cada 8 horas e entre as refeições.

Chá de unha-de-gato com uxi amarelo

Potencialize os efeitos da unha-de-gato ao misturá-la com o uxi amarelo, cujas propriedades anti-inflamatórias contribuem para a melhora de quadros de inflamações urinárias e alterações menstruais, por exemplo.

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de unha-de-gato
  • 1 colher (sopa) de uxi amarelo
  • 1/2 litro de água

Modo de preparo:

Adicionar ambas as plantas na água e levar à fervura de 3 a 4 minutos. Retire do fogo, cubra com uma tampa e deixe repousar por 10 minutos. Coe e consuma sem adição de açúcar ou adoçante.

Banho energético com unha-de-gato

A fim de atrair toda a energia dessa planta para a sua vida, que pode ajudar a enfrentar as suas dificuldades com sabedoria, vale a pena fazer um simples e eficaz banho energético.

Ingredientes:

  • 15 g de unha-de-gato
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

Esse banho é preparado por meio de infusão. Então, aqueça a água e adicione a planta e, em seguida, abafe a mistura por 10 minutos. Coe, certifique-se de que a temperatura está confortável e despeje esse banho energético sobre seu corpo, após o banho habitual. É importante despejar apenas do pescoço para baixo.

Você também pode gostar:

Depois de conferir mais profundamente as especificidades da unha-de-gato, você já sabe o suficiente para aproveitar os benefícios dessa interessante planta medicinal. Caso sinta necessidade de incluí-la na sua vida, lembre-se de consultar um médico especialista. Isso vai garantir que você usufrua de todas as propriedades benéficas da planta, sem nenhum prejuízo. Cuide de sua saúde com carinho!

Outras plantas medicinais

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br