O azeite extravirgem virou um grande aliado no cardápio de quem segue um estilo de vida saudável, pois proporciona inúmeros benefícios à saúde dos consumidores. Mas, assim como acontece com outros produtos é preciso se atentar as marcas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – foram analisadas 20 marcas e entre elas oito foram reprovadas.
Destas Pramesa, Figueira da Foz, Tradição e Quint d’Aldeia, estavam adulteradas com outros óleos vegetais e as marcas Qualitá, Beirão, Carrefour, Discount e Filippo Berio não podem ser considerados extravirgem.
Já o azeite da marca Cocinero, foi escolhido como o melhor produto, autêntico azeite extravirgem, além do melhor custo-benefício entre as opções avaliadas.
O azeite é extraído a partir das azeitonas. Ele pode ser utilizado em diversas ocasiões como na culinária, em medicamentos, cosméticos, sabonetes e para outros fins variados. Entre os inúmeros benefícios oferecidos pelo azeite, podemos destacar:
- Saúde do coração: O azeite ajuda na redução do colesterol mau (LDL) no corpo, reduzindo assim o bloqueio de artérias e formação praga. Além disso, ajuda na redução da coagulação do sangue e também é uma boa fonte de antioxidantes que ajudam a manter o coração com boa saúde;
- Prevenção do câncer: Rico em Ômega-3, ele auxilia a prevenir e reduzir as taxas de crescimento de células do câncer no corpo;
- Prevenção de osteoporose: O consumo do azeite afeta positivamente a densidade óssea, melhorando a saúde dos ossos;
- Saúde mental: As gorduras monoinsaturadas do azeite ajudam a diminuir as chances de déficit cognitivo. Portanto, ele ajuda na luta contra muitos problemas relacionados ao cérebro, como o desequilíbrio do teor de água e no desequilíbrio das funções do sistema nervoso;
- Valor nutricional: Fornece cerca de 900 calorias por 100 gramas de sua ingestão. Ele é uma excelente fonte em gorduras, principalmente ácidos graxos monoinsaturados, comumente conhecido como MUFA, o azeite de oliva também contém polifenóis, ômega-3 e triglicerídeos ésteres;
- Cuidados estéticos: O azeite pode atuar como um hidratante por causa das suas propriedades hidrófilas, que ajudam na formação de uma camada protetora sobre a pele. Mostrou-se eficaz também para o cabelo, utilizado em tratamentos do couro cabeludo, na diminuição de pontas duplas e no surgimento de caspas.
Você também pode gostar
Que tal aproveitar essa inspiração e aprender algumas receitas de wrap com alface para fazer lanchinhos deliciosos, substituir o pão e ainda acrescentar o azeite de oliva no seu dia a dia? Clique aqui e conheça as receitas!
É leve, natural, supersaudável, complementa nossa refeição de maneira rica e é delicioso!