De nome científico Valeriana officinalis, a valeriana é uma planta herbácea pertencente à família Valerianaceae, sendo também conhecida como erva dos gatos, valeriana-das-boticas ou valeriana selvagem. É uma erva que possui flores de coloração rosa e é uma opção medicinal fitoterápica que tem propriedades calmantes, relaxantes e sedativas.
Por ser rica em ácidos valerênico e isovalérico, é utilizada para tratar problemas de saúde, geralmente insônia, ansiedade e estresse. É uma planta pequena com um forte odor. É nativa da Europa e do norte da Ásia, porém também é encontrada nas Américas.
Um fato curioso sobre a planta é que, enquanto que, em nós, ela apresenta um efeito calmante e relaxante; nos gatos, ocorre justamente o contrário: ela os deixa totalmente eufóricos. A razão disso é a raiz da planta, que possui um cheiro parecido com os hormônios que as gatas produzem na época de acasalamento.
Alguns efeitos da aleriana nos gatos são: eles se deitam e se esfregam na planta; ronronam ou começam a correr; ficam embriagados e andam meio tontos. Existem também os que são indiferentes aos efeitos da planta, mas, nesse caso, são geralmente os muito novinhos ou idosos. A parte que mais utilizamos da valeriana é a raiz, que pode ser usada na forma de chá ou de cápsulas.
Você encontrará nesse artigo
Para que serve a valeriana?
Por possuir muitas vantagens medicinais, a valeriana é usada como um bom combatente contra muitas coisas. Ela é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, mercados, feiras e ervanários. É uma planta que só pode ser usada com orientação médica, já que se for usada de maneira errada ou em excesso, pode causar dores de cabeça, no estômago e mudança de humor para irritação. Porém, alguns usos da valeriana são para:
Insônia: por ser relaxante e tranquilizante, melhora a qualidade do sono. Alguns estudos comprovam que a combinação do chá de valeriana com a erva-cidreira alivia a inquietação e os distúrbios do sono.
Ansiedade e estresse: por possuir ácidos que aumentam a atividade neurotransmissora GABA do cérebro, a valeriana age aumentando a sensação de relaxamento, o que faz com que sintomas de ansiedade, nervosismo, estresse, agitação, cansaço e falta de concentração diminuam. Estudos apontam que justamente por esse efeito na redução da ansiedade, a planta pode ser utilizada como auxílio no tratamento de doenças, tais como ansiedade generalizada e TOC (transtorno obsessivo compulsivo).
Diminui sintomas da menopausa: além de ajudar na diminuição de sintomas como irritabilidade e nervosismos, a valeriana ajuda a combater o calor e o suor excessivo da menopausa, por possuir flavonoides em sua composição.
Alivia sintomas da TPM e cólicas menstruais: quem é mulher sabe o estresse que uma boa TPM pode causar e, muitas vezes, chega a ser difícil reconhecer que o fruto de tanta irritação e nervosismo seja essa cólica chegando. A boa notícia é que a valeriana também auxilia a reduzir esses sintomas. Os compostos sesquiterpênicos dos ácidos que atuam nos neurotransmissores GABA têm ações sedativas e tranquilizantes. Desse modo, ajudam a melhorar o mau humor, o nervosismo, a irritação, as mudanças de humor e os outros sintomas associados à TPM. Esses mesmos ácidos possuem propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias, que agem diminuindo a contração do útero e inibindo a produção de substâncias inflamatórias, diminuindo as cólicas.
Controla o déficit de atenção e a hiperatividade: combinada com a erva cidreira, a valeriana ajuda a controlar o TDAH em crianças, pois reduz os sintomas de impulsividade, agressividade e agitação, ajudando a melhorar o foco e a concentração em tarefas.
Auxilia na perda de peso: a valeriana não ajuda a emagrecer de forma direta, apenas ajuda a diminuir a compulsão alimentar e a aliviar as tensões.
Cápsulas: como qualquer remédio comumente tomado, as cápsulas da valeriana podem ser tomadas via oral, com água, sem a necessidade de mastigar ou dividir. As doses variam de acordo com o uso. São indicadas para insônia, estresse, ansiedade, sintomas de cólica, TPM e menopausa.
Como consumir a valeriana
As principais formas de se consumir a valeriana são no formato de cápsulas ou chás, que são feitos a partir da extração de sua raiz, que é onde ficam as principais substâncias e propriedades da planta.
- Chá de valeriana: para preparar o chá de valeriana, são usadas apenas as raízes (parte onde ficam as propriedades da planta) secas. Ele é indicado para a ansiedade e para induzir o sono.
- Perfume de valeriana: as flores da planta são usadas em perfumes há muitos anos, mas como possuem um odor não muito agradável, raramente são encontrado esses perfumes hoje em dia.
- Óleo essencial de valeriana: tem efeito terapêutico, sendo usado como antiespasmódico, sedativo, bactericida e calmante. Ajuda a reduzir a irritação da pele e auxilia no bem-estar de quem o passa no corpo, transmitindo uma sensação de calma.
- Banho de valeriana: assim como o chá, o banho de valeriana pode ser preparado a partir das raízes da planta, misturado com outras ervas que ajudam em nosso campo energético, já que suas folhas ajudam no descarrego e a afastar espíritos ruins.
Tabela nutricional valeriana
Valores de acordo com as cápsulas, sendo 1 cápsula três vezes ao dia:
Qtd. por porção:
Carboidratos | 8,1kcal = 34kj |
Proteínas | 0g |
Gorduras totais | 0g |
Gorduras saturadas | 0g |
Gorduras trans | 0g |
Fibra alimentar | 120mg |
Sódio | 0g |
Benefícios da valeriana
- Ajuda no tratamento de hiperatividade: Segundo estudos, a combinação do extrato da raiz da valeriana com a erva cidreira apresenta um efeito de redução na hiperatividade em crianças. Ela auxilia na melhoria do sono e da concentração.
- Auxilia no tratamento de TOC: Por contribuir na diminuição dos níveis de ansiedade, a valeriana ajuda na redução de comportamentos repetitivos e de pensamentos obsessivos, evitando que eles afetem seus hábitos profissionais, sociais e pessoais.
- Ajuda a aliviar a pressão arterial: As propriedades e os compostos da valeriana que ajudam a controlar a ansiedade contribuem também para a regulação da pressão arterial, visto que um dos fatores da pressão alta é justamente o estresse. Desse modo, os riscos de AVC são bastante reduzidos.
- Auxilia a termos uma boa noite de sono: Os efeitos calmantes e relaxantes da valeriana ajudam a induzir o sono, já que ela serve como uma espécie de remédio natural que auxilia contra a insônia, fazendo com que a pessoa durma melhor e não fique com sono ou cansaço pela manhã.
- Auxilia na redução das cólicas menstruais: Por conta do composto antiespasmódico presente na raiz da planta, a valeriana ajuda a reduzir o desconforto que as cólicas causam. Ela atua como relaxante e inibe as contrações do útero, evitando dores muito intensas.
Valeriana na espiritualidade
A espiritualidade tem ligação direta com a saúde, e a valeriana é uma planta com grande capacidade de cura física, mental e espiritual. Ela tem seu nome derivado da palavra “valere”, que, em latim, significa “ter saúde”. A valeriana pode ser utilizada em chás, banhos, óleos e defumações. Seus principais benefícios são a redução da ansiedade e a indução ao sono, tendo o mesmo efeito dos soníferos de síntese, mas com menos efeitos colaterais.
As folhas da valeriana têm poder de descarrego e afastam espíritos obsessores e com baixas vibrações. Seu efeito calmante ajuda a adormecer e a manter a qualidade do sono, além de diminuir sintomas da epilepsia e auxiliar quem está parando de fumar, mas seu consumo em excesso pode causar sintomas contrários aos desejados.
A valeriana é ótima para afastar pensamentos negativos e resgatar sua autoconfiança, sendo uma poderosa aliada nos momentos de crise, ajudando-nos a enfrentá-los com bom humor.
Contraindicações
Apesar de ser uma plantinha segura para a maioria das pessoas e verdadeiramente boa para várias coisas, a valeriana também possui suas restrições, sendo especificamente não recomendada para gestantes e mulheres que estejam amamentando; pessoas que possuem alergias respiratórias; pessoas que fazem uso de ansiolíticos, ou antidepressivos; pessoas que tomam analgésicos, como tramadol, codeína e morfina; pessoas que fazem uso de relaxantes musculares, como a ciclobenzaprina, ou anticonvulsivantes, como fenobarbital ou pentobarbital; e para crianças menores de três anos.
Em casos de consumo excessivo, ela pode causar sintomas como dor no estômago, irritabilidade, agitação, dores de cabeça e insônia.
Levando em conta os efeitos calmantes, sedativos e relaxantes da valeriana, devem ser evitadas atividades que demandam muita atenção e cuidado, como trabalho com maquinários, carregamento de peso ou dirigir. Além disso, o consumo de álcool deve ser evitado ao ingerir valeriana, pois pode aumentar os efeitos de tontura.
No caso de alguém que fará uma cirurgia, o uso da valeriana precisa ser interrompido em, no mínimo, duas semanas antes da internação, pois pode interferir na ação dos anestésicos.
As reações gerais que podem acontecer, no caso de uso excessivo ou contraindicado, incluem alergias de contato, dor de cabeça, midríase(pupila dilatada),tontura e indisposição gastrointestinal.
Receitas com valeriana para o dia a dia
Chá de valeriana
Ingredientes:
- Raiz de valeriana;
- Água.
Modo de preparo:
Colocar 10 gramas da raiz em uma panela e acrescentar 500ml de água. Deixe ferver durante 10 minutos. Depois disso, deixe em repouso por 5 minutos e coe.
Mil folhas de maçã com creme de valeriana e nozes
Ingredientes:
- 2 maçãs;
- 1 colher de vinagre (preferencialmente balsâmico);
- 80g de nozes sem casca;
- 1 dente de alho;
- 200g de cream cheese;
- 50g de creme de leite ou de iogurte grego;
- 1/2 colher de chá de sal;
- 1 pitada de pimenta preta moída;
- 150g de salada de valeriana.
Modo de preparo:
Com uma faca afiada, corte 2 maçãs inteiras em fatias (9 fatias com cerca de 3-4 mm). Deixe as pontas e o núcleo de lado. Com um pincel, pincele os dois lados das 18 fatias de maçã com vinagre balsâmico e reserve. Pique as nozes e reserve numa tigela. Triture o alho juntamente com as pontas e os miolos das maçãs. Adicione o cream cheese, o creme de leite, o sal e a pimenta do reino e misture. Adicione as nozes e a valeriana e misture novamente.
Coloque 1 fatia de maçã em um prato, espalhe 1 colher de sopa de valeriana e creme de nozes e cubra com uma segunda fatia de maçã. Repita para que você tenha 3 camadas de maçãs e obtenha 6 porções. Decore com folhas de alface e polvilhe com os restantes 10g de nozes. Sirva imediatamente ou leve à geladeira até a hora de servir.
Sopa de valeriana com grão de bico
Ingredientes:
- 1 dente de alho;
- 50g de cebola;
- 530g de grão de bico cozido;
- 30g de azeite;
- 800g de água;
- 1 e 1/2 cubo de caldo de legumes (para meio litro de água);
- 40g de sementes de girassol;
- 120g de salada de valeriana;
- 1 pitada de sal;
- 1 pitada de pimenta do reino.
Modo de preparo:
Pique o alho e a cebola, refogue. Adicione 400g de grão de bico, o azeite e tempere. Adicione o caldo de legumes, e cozinhe. Numa frigideira, toste as sementes de girassol e os grãos de bico restantes, por cerca de 5 minutos, sem usar óleo. Adicione a valeriana picada. Adicione as sementes à sopa. Consuma quente.
Pizza com valeriana e tomate seco
Ingredientes:
- 1 pacote de massa para pizza pronta;
- 120g de muçarela;
- 80g de tomate seco em óleo;
- 120g de purê de tomate;
- 1 maço de valeriana;
- farinha;
- 2 colheres de sopa de azeite extra virgem;
- sal.
Modo de preparo:
Disponha a massa de pizza em uma assadeira levemente enfarinhada e polvilhe com o purê de tomate. Regue com um fio de azeite, adicione um pouco de sal e leve ao forno quente por 10 minutos a 220°C.
Retire do forno, adicione a muçarela fatiada (guarde um pouco), os tomates secos e a valeriana lavada. Leve tudo novamente ao forno por 5 minutos. Sirva decorado com o restante da muçarela cortada em lascas.
Salada de valeriana com cenoura e mel
Ingredientes:
- 600g de cenouras baby;
- 20g de mel de lavanda;
- 60g de valeriana;
- 280g de stracchino ou outro queijo de sua preferência;
- 1 cebola roxa;
- anis;
- 2 colheres de sopa de azeite extravirgem;
- pimenta;
- sal.
Modo de preparo:
Escalde as mini cenouras em água fervente levemente salgada por 5 minutos, depois escorra. Em uma frigideira antiaderente, derreta uma colher de manteiga, despeje o mel e deixe derreter. Adicione a cebola, descascada e cortada às rodelas, e as mini cenouras, tempere com sal e pimenta e cozinhe com a tampa fechada por cerca de 10 minutos. Quando estiver cozido, adicione as sementes de anis, misture bem e deixe esfriar. Enquanto isso, lave e seque a valeriana; divida o stracchino em porções e tempere com um fio de azeite e uma pitada de sal e pimenta.
Você também pode gostar:
Como vimos, a valeriana possui ótimas qualidades, principalmente no quesito medicinal, já que podemos usá-la como aliada na luta contra as cólicas ou o estresse, sendo uma solução natural e eficiente. Para isso, não se esqueça de que é necessário o acompanhamento de um médico, a fim de evitar possíveis efeitos colaterais ou indesejados. Os atributos medicinais da valeriana atuam diretamente na espiritualidade, pois é por meio do tratamento espiritual que essa erva consegue aumentar nossas defesas físicas e combater enfermidades. A partir do tratamento energético, o campo físico também se fortalece. Desse modo, a espiritualidade é a melhor de nossas defesas contra quaisquer problemas.