Em tempos de discussões acaloradas sobre a reforma do ensino médio, onde questiona-se muito sobre o que será ensinado aos estudantes nas próximas décadas, pouco se aborda em relação a como o conteúdo é transmitido nas salas de aula.
O objetivo desse artigo não é defender ou atacar essa proposta de ensino, muito menos sugerir quais assuntos são mais ou menos importantes para os alunos se tornarem cidadãos e/ou trabalhadores no futuro. A proposta do texto é refletir sobre a importância das maneiras de ensinar e a valorização da comunicação por parte dos professores, afinal, o embasamento do conteúdo e a transmissão dele em forma de conhecimento são duas coisas totalmente distintas.
Todos têm uma parcela de responsabilidade quando nos referimos à didática. A começar pelo professor, que deve preparar antecipadamente a aula e o conteúdo a ser trabalhado com os estudantes. É dever também da escola (leia-se governo) oferecer uma estrutura e condições adequadas para que os professores possam se preparar da maneira ideal. Por fim, os alunos têm um papel fundamental neste quesito, afinal, eles são o público-alvo que receberá o fluxo de informações dos professores.
Os estudantes precisam ter uma relação bilateral com os professores ao sugerirem e criticarem o que é trabalhado em sala de aula, ou seja, fazerem parte literalmente do processo de ensino. Ao mesmo tempo, os professores precisam entender que essa é uma relação de mão dupla, ou seja, é fundamental saber lidar com críticas para que eles próprios possam se aprimorar.
Há diversas maneiras de ensinar em sala de aula. A mais simples e objetiva é a do professor conteudista, aquele que despeja conteúdo ao aluno de uma maneira direta: do livro para a cabeça do estudante. Não que o conteúdo não seja importante, mas, convenhamos, se o papel do professor for este, o ensino à distância atenderia plenamente a necessidade dos alunos, o que não é verdade, principalmente para os mais jovens.
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Reiteramos, mais uma vez, a importância do conteúdo em sala de aula e cada minuto gasto no planejamento para definir o que deve ser trabalhado com os estudantes. Mas também é fundamental que os professores trabalhem a didática, a maneira e os recursos que terão em mãos para que o conteúdo chegue de uma maneira que o aluno consiga assimilar.
Escrito por Diego Rennan da equipe Eu Sem Fronteiras