Final de ano chegou e, junto dele, várias comemorações e festas! Neste momento, o que não irá faltar são deliciosas comidas para celebrar com a família e os amigos. E que tal aproveitar as festas com práticas de Mindful Eating?
Sim! O Mindful Eating, alimentação consciente, nos ajuda a ter ciência do que estamos comendo, percebendo o corpo, suas sensações físicas, os sentimentos e pensamentos que estão envolvidos no ato de comer.
Separei algumas dicas para colocarmos em prática e usufruir deste momento de celebração:
- Note como estão as sensações de fome e quanto de fome está percebendo em seu corpo.
- Antes de escolher, observe as preparações que estão servidas, perceba quais lhe apetecem mais e comece a fazer seu prato.
- Sente e faça algumas respirações para se conectar com o corpo e com o momento de saborear sua comida.
- Observe as cores, formas, texturas, aromas do que escolheu comer.
- Saboreie cada pedaço, percebendo os sabores, os temperos, a mudança da textura e da forma. Esteja presente em sua boca!
- No meio da refeição, note como fica seu estômago e decida quanto mais irá comer, sabendo que lhe aguarda a sobremesa.
- Pratique “uma garfada por vez” – ao comer uma garfada, deixe os talheres repousados sobre a mesa, saboreie a comida e só depois de engolir, recomece a próxima garfada.
- No final também note como ficou seu estômago e suas sensações.
Você também pode gostar
- Saiba como lidar com os seus repentinos e intensos desejos por comida!
- Fique por dentro da prática de culinária consciente agora mesmo!
- Se alimente de maneira saudável, mesmo com uma rotina apertada: é possível!
Como disse o monge budista Thich Nhat Hanh: “Quando mastigamos com consciência, não somos apenas nutridos pelos alimentos, mas também por nossa prática de mente atenta, paz e felicidade. Ao mastigarmos, respiramos, desfrutamos de nossa respiração e também de nossa habilidade para comer e retirar nutrientes do que comemos.”
O Mindful Eating nos auxilia a sair do piloto automático e criar novas possibilidades, nos fazendo cientes de cada momento da refeição, respeitando o corpo e as necessidades ao comer.
Boa prática!