A Ventosaterapia é uma antiga terapia que pertence à Acupuntura e na qual são utilizadas ventosas de acrílico com válvula que produzem vácuo na superfície onde são aplicadas, promovendo a melhoria na circulação do sangue.
A ventosa de acrílico é similar a um ‘cup’. O manuseio é fácil, a higienização é muito simples e o uso pode ser feito com diversos tamanhos de copos – assim várias partes no corpo do paciente podem ser tratadas.
Benefícios da Ventosaterapia: melhoria da circulação e limpeza do Sangue (Xue), aumento da resistência a doenças, desintoxicação do organismo, alívio de dores, melhor oxigenação dos tecidos, liberação de contraturas musculares, relaxamento corporal e regulação do pH.
Indicações: anemia, asma, celulite, constipação, dor abdominal, dor de cabeça. Dores (costas, pernas, etc.), fadiga, insônia, lombalgia, torcicolo. Pode ser usada na massagem com aplicação de óleo para deslizamento da ventosa.
Também é utilizada para fins estéticos na diminuição da celulite e na gordura localizada, para renovação e fortalecimento da pele e do sistema linfático e para redução da retenção de líquidos no organismo.
Como é o tratamento?
Quando ocorre o vácuo no interior da ventosa, o Sangue (Xue) é levado para a superfície da pele fazendo com que sejam liberadas as toxinas do Sangue. A circulação sanguínea é estimulada e ocorre a nutrição de músculos.
O tempo de aplicação varia de 5 a 10 minutos. Após a retirada das ventosas, o terapeuta deve observar a coloração da região onde ela foi aplicada: rosada, azulada, vermelha, roxa, etc. A coloração é um indicativo do estágio da patologia e está relacionada com a falta de oxigenação do sangue e com o acúmulo de toxinas.
As marcas da ventosa são visíveis e desaparecem após alguns dias da aplicação.
Geralmente é indicado um ciclo de tratamento que varia de indivíduo para indivíduo, com intervalo de uma semana entre as sessões.
Você também pode gostar
- Saiba como a Acupuntura funciona e quais são os benefícios dela
- Entenda o que as dores no cóccix podem dizer sobre você
- Descubra como funciona a Shiatsuterapia e atualize-se
A Ventosaterapia pode ser utilizada em conjunto com outras técnicas, complementando o tratamento feito com Acupuntura, Auriculoterapia, Moxa, etc.
A Ventosaterapia não apresenta efeitos colaterais, tem baixo custo e oferece bons resultados terapêuticos.