Olá! Espero que esteja bem!
Escrevo hoje diretamente da Índia. Onde vim para me dedicar ao Yoga.
É a terceira vez que venho, e sinto cada vez mais o desejo de compartilhar as sensações e histórias que acontecem. Tem mesmo certas coisas que só acontecem nesse país.
Não sou a única a sentir que vir pra cá é um processo de mudança. Crescimento espiritual, só por estar no campo energético imantado de mantras, pujas, templos, devoção.
E ao mesmo tempo, é uma cultura tão diferente da nossa que pode causar o choque de não saber como se comportar, o que comer, como comer… Como comprar as coisas… Vir pra cá é aprender todos os dias como barganhar por preços.
A primeira vez que vim foi mais turística. Visitei várias cidades, templos, Ashrams. Deu pra sentir que, como qualquer país, tem uma diversidade de cultura. Tem as cidades onde a maioria é hindu, ou muçulmana, ou budista. E os hábitos mudam, a comida, o jeito como as pessoas se comportam. E como a gente sente que deve se comportar, também.
É um país muito diverso, mesmo!
Na segunda vez, vim estudar Yoga e fiquei um mês dentro de um Ashram. Ashrams são centros onde as pessoas podem ir para estudar, trabalhar e participar das atividades. Quase todos os Gurus aqui têm o seu Ashram. Alguns são mais para os indianos, outros também recebem turistas.
Foi uma experiência bem forte, de viver o Yoga. Praticando em todos os sentidos: na vida em comunidade, na alimentação, prática física, devoção, doação e estudo das escrituras.
Você também pode gostar
- Yoga: desistir ou continuar praticando? Descubra!
- Conheça o Buti Yoga: liberação, relaxamento e exercício
- Os 5 princípios do Reiki e seus benefícios
Essa é a terceira vez e está sendo misturado: ao mesmo tempo que vim para estudar Yoga, vou para a escola de manhã praticar e o resto do dia posso viver uma vida mais “normal” na cidade.
E todo o processo de transformação com a prática vai se revelando no dia a dia. Realmente dá para sentir como o mundo reflete o estado interno. Observado ou modificado pela prática do Yoga.
A Índia é um lugar onde as pessoas são muito dedicadas à vida espiritual. Frequentar templos, acender velas, enfeitar as deidades com flores. Faz parte da rotina.
Por isso, o ambiente aqui é imantado com essa energia e não tem como não sair transformado. Seja indo de uma cidade para outra e descobrindo diversas formas de ver a vida, trabalhar, comer e se relacionar. Seja estando em um único lugar com forte energia, e poder se dedicar de beber dessa fonte. E ao mesmo tempo contribuir em manter a chama acesa, com nossa prática dedicada.
É um processo que se inicia logo quando você começa a sentir vontade de vir. E sentir o chamado de vir. Depois tudo o que precisa ser feito antes da viagem e na chegada.
Estar aqui para sentir como nossa energia nos impulsiona em direção às pessoas com as quais deveríamos estar. Sinto muito forte que coincidências não existem. E que tudo que criamos na nossa mente faz diferença aqui, muita!
Espero que um dia você possa vir, ou voltar, e sentir a grande transformação.
Namastê e até breve!