Autoconhecimento

Vida em outros planetas: Podem existir cerca de 100 milhões de planetas na galáxia com vida

Deep space image containing constellations Orion Monoceros Gemini and many bright nebulae and star clusters
Escrito por Eu Sem Fronteiras

É isso mesmo que você leu! Um novo estudo indica que a infinita Via Láctea pode ter até 100 milhões de planetas com vida complexa. A questão nesse sentido é que esses mundos podem estar há anos luz de distância de nós.

Louis Irwin, principal autor do estudo e professor emérito da Universidade do Texas em El Paso afirmou: “Por um lado, parece altamente improvável que estejamos sozinhos. Por outro lado, é provável que estejamos tão longe da vida no nosso nível de complexidade, que uma reunião com tais formas alienígenas seria extremamente improvável num futuro próximo”.

O estudo se baseou  em uma lista de mais de 1.000 exoplanetas tendo em sua densidade, temperatura, química, idade e distância da estrela-mãe analisada metricamente uma por uma. Então, a equipe de Irwin formulou um “Índice de Complexidade Biológica” (ICB) que varia entre 0 e 1,0. O índice é avaliado em “número e grau de características consideradas importantes para apoiar múltiplas formas de vida multicelular”, afirmou sua equipe de pesquisa.

A garantia de que exista vida em todos os lugares indicados no estudo não é grande, porém não pode ser descartada. A pesquisa elucidou que a forma de vida pode variar começando por simples micróbios e insetos.

Você também pode gostar

Irwin finaliza: “Os planetas com maiores valores de ICB tendem a serem maiores, mais quentes e mais velhos do que a Terra de modo que qualquer busca de vida complexa ou inteligência esteja apenas restrita para planetas como a Terra ou para a vida como a conhecemos na Terra, onde provavelmente seria demasiadamente restrita”.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br