Muitos de nossos problemas existenciais, desequilíbrios e conflitos internos têm relação com a falta de integridade interna.
A integridade interior é a base para o desenvolvimento humano, pois um ser humano totalmente fragmentado é como um cristal trincado.
Para se ter integridade é necessário ser sincero consigo mesmo, reconhecer suas virtudes, e também, suas mazelas, enxergando sua própria realidade, enfim, verdade individual, para assim poder viver sua existência de forma lúcida e real.
Ter integridade interior é sermos nós mesmos de instante a instante, sem nos deixarmos influenciar e hipnotizar por vibrações, energias e pensamentos alheios a nós, e assim, sermos manipulados e até nos anularmos diante dessas influências.
Quando tomamos consciência disso, damos o passo inicial para preservar nossa integridade interior.
O que vem a ser integridade interior?
Integridade é a qualidade ou o estado do que é inteiro, coeso e pleno.
É a condição de manter-se incorruptível, em pureza, retidão e honestidade.
Uma pessoa íntegra não mente e ilude a si mesma e nem se influencia e corrompe pela influência, crenças e imposições do social e coletivo.
Quanto mais a pessoa preserva sua integridade interior, mais ela é verdadeira, honesta e autêntica consigo mesmo, aceitando suas “qualidades e defeitos”, mas ao mesmo tempo, nessa aceitação, segue se desenvolvendo, descobrindo e reconhecendo sua verdade, ou seja, quem ela realmente é.
A integridade interior nos conecta com a alma e assim se passa a ter a guiança dela em tudo que se realiza.
Agindo com integridade interior se desenvolve a força interna e se tem maior presença espiritual, porque quando uma pessoa se mantém íntegra e consciente de si mesma, ela passa a ouvir mais à sua intuição e sabedoria interna, parando de ficar dividida pelas opiniões dos outros.
Através da integridade interior, a pessoa passa a ser ela mesma e não uma farsa social, dessa forma ela se mantém alinhada com sua verdade, expressando pensamentos, comportamentos e sentimentos que são seus e não moldados pelos outros, e dizem respeito à sua vida como um todo.
Ao se recuperar a integridade interior se percebe o sistema de controle social e as crenças coletivas ultrapassadas e ilusórias que nos aprisionam e nos mantém na falsidade e mentira.
Integridade interior tem relação com a frase que o Mestre Jesus pronunciou:
“A verdade vos libertará!”
Cada um tem sua verdade!
Flavio Siqueira, costuma dizer em seu programa Mensagens que chegam pela manhã, na Rádio Inverso, que a verdade é como uma pedra que foi quebrada e cada um de nós tem um pedacinho dela.
Baseado nessa metáfora, algumas verdades individuais se encaixam e outras não, por isso, ficar discutindo verdades absolutas é perda de tempo e desgaste de energia.
O melhor é compreender e aceitar que cada um carrega um pedacinho da pedra da verdade, e para reconhecê-la, precisamos ter integridade interior.
Aceitando que cada um tem sua verdade, fica mais fácil de conviver com as diferenças e cultivar o respeito.
Nesse contexto, vem a compreensão que cada um tem a sua forma de ser, pensar e agir e com isso podemos ampliar nossa visão através dessa percepção que cada um tem a sua verdade.
As experiências, aprendizados, escolhas, relacionamentos, adversidades, realizações, propósitos e sentido que cada um dá à sua existência compõem a sua verdade, por isso, é necessário que sejamos verdadeiros conosco, assumindo nossa essência.
Vivendo em consonância com nossa alma, fluímos melhor com a vida.
Você também pode gostar
- Constante transformação
- O sentido da vida
- Atitudes que contribuem para melhorar nosso estado interno
Questione-se!
Para perceber se você está se deixando manipular ou corromper use a sua percepção e questione se seus pensamentos, objetivos, escolhas, relações e ações realmente partem de você e do que sente, precisa e quer.
Perceber-se através da auto-observação e detectar crenças e padrões que nada tem a ver com nossa integridade interior, contribui para sermos mais livres, lúcidos e independentes.
Inconsciente coletivo:
A sociedade é majoritariamente dominada pelo inconsciente coletivo, por isso, se encontra adormecida e aprisionada em paradigmas e dogmas que só aumentam a inconsciência nos tornando mais fragmentados, sectários e conflituosos, indo contra nossa integridade interior
Nos relacionamos com imagens:
O ser humano para conviver em sociedade desenvolve mecanismos de máscaras e imagens, e isto têm contribuído para ele viver identidades que o afastam de seu ser, e consequentemente, de sua integridade interior.
Por vezes, para ser amado e aceito pelos outros, ele nega a si mesmo, o que o leva a processos prejudiciais que causam grande desequilíbrio interno, então, vem a depressão, baixo auto-estima e problemas de saúde, além da vergonha de sentir emoções como raiva, medo e inveja.
Ter integridade interior é aceitar nossa imperfeição, nossos altos e baixos, nossas oscilações que expressam a luz e a sombra que existem em cada um de nós.
Somente sendo reais, autênticos e honestos conosco, poderemos nos autoconhecer, desenvolver e transcender nossos bloqueios e limitações, pois se nos apegarmos as imagens, deixamos de viver com integridade interna.
Além do que, as imagens que se criam são mantidas através de mentiras e justificativas criadas na mente e para se sustentar isso se passa a viver uma ilusão que, mais cedo ou mais tarde, a vida se incumbirá de revelar através de acontecimentos que provoquem a desilusão.
Ser íntegro é aceitar a sua humanidade e a realidade que decorre disso sem resistências, dissimulações e autoenganos.
Sem integridade interna a pessoa se torna uma marionete das circunstâncias.
Mensagem poética sobre integridade:
Neste vídeo uma breve reflexão sobre viver com integridade, confira.
Em suma: Viver em integridade é se entregar à simplicidade!