É uma terapia holística que através dos óleos essenciais, busca o equilíbrio físico, espiritual e emocional. A aromaterapia age basicamente através de 3 vias: fisiológica onde possui ação direta sobre o nosso metabolismo e fisiologia, psicológica através de ação sobre o nosso sistema límbico e por fim, a ação vibracional onde a frequência elevada do óleo essencial harmonizar a frequência energética do nosso corpo.
A aplicação desta terapia se dá por meio de massagens, inalações, banhos etc. É uma alquimia maravilhosa e com efeitos terapêuticos comprovados cientificamente.
O francês René Maurice Gattefossé foi o pai da Aromaterapia e principalmente na França e Inglaterra a técnica é tratada com tanta seriedade, que existem cursos universitários com duração média de 4 anos para formar um aromaterapeuta!
E um tratamento individualizado e pode ser indicada para os mais variados tipos de problemas, e em nossa série de dicas apresentaremos alguns óleos essenciais mais simples e que podem ser usados com tranquilidade, mas cuidado, não se aventure sozinho, para tratamentos mais longos ou específicos, pois nem todos os óleos têm a mesma forma de utilização e alguns podem causar danos a pele ou possuir alguma contra-indicação para certos estados de saúde. Se você se encantar com a terapia dos aromas, busque por um profissional qualificado, para seu tratamento, ok?
Óleos essenciais são óleos voláteis, concentrados, destilados de ervas aromáticas, árvores e flores que contem propriedades semelhantes a anti sépticos e hormônios naturais.
A inalação é uma das formas desta aplicação e consiste em colocar na palma da mão 1 a 2 gotas do óleo essencial e esfregá-las para aquecê-las, depois basta colocá-las em forma de concha sobre o nariz para inalação do ar aromatizado, esta aplicação é chamada inalação a seco e é ótima para se obter uma rápida alteração do estado emocional.