Relacionamentos

Você é auto abusivo

Casal discutindo homem gritando com mulher
Escrito por Silvia Malamud
A maioria das vítimas têm como característica principal um desejo bem-intencionado de acertar e de serem amadas. Ingenuamente imaginam que todos estejam nessa mesma frequência. Por conta desse padrão perceptivo, ocorre uma negação massiva de alguns sinais de sobrevivência que deveriam ser levados a sério.

A crença infiltrada insiste em dizer que o mal do outro inexiste, sendo este é o palco onde as mais aterradoras histórias de sequestro emocional se instalam. Infelizmente não todos são bem-intencionados e muitos sequer têm consciência moral sobre seus próprios atos.

O adoecimento psicológico da nossa era induz ao pensamento de que o importante é a satisfação pessoal ilimitada, mesmo que isso possa provocar dor em qualquer um que seja.

Homem cabisbaixo

Erroneamente muitos de nós vivem em cárceres auto abusivos sem se dar conta. Estão trancafiados em imagens de perfeição, negando aspectos humanos que dizem respeito a imposição de limites que geram saúde emocional entre outras coisas; tudo em nome de acreditarem que tais atitudes não seriam aceitas socialmente. A linha do bom senso consigo mesmo esta devastada tanto para mais como para menos, perdemos a medida e é este o cenário em que abusadores de toda sorte fazem os seus maiores estragos.

Somos seres agressivos por excelência e essa força faz parte da nossa constituição. Saber dizer não, fazer esportes, trabalhar e outras tantas ações que podemos ter fazem parte do bom uso dessa poderosa energia. Hoje existe muita distorção sobre o que pode significar sobrevivência saudável.

Mulher chorando

Num rolhar bucólico e por que não dizer romântico, a maioria das vítimas de relacionamentos abusivos possuem boa índole e naturezas solícitas que perdem a medida quando se contaminam com as referencias do politicamente correto. Visam demostrar o seu amor prevendo as necessidades da parceria afetiva, na crença de que quanto mais fizerem pelo outro, mais a parceria igualitária será dinamizada. Ledo engano. O orgulho de estarem fazendo a “coisa certa”, de agradar e de aparecerem bem socialmente faz com que não consigam perceber as suas próprias necessidades. E o abusador sabe disso, abusando deste bom senso fazendo o que bem quiser dentro da relação.

Um dos erros iniciais das vítimas para evitar desentendimentos, é a dificuldade de falar não, mesmo quando a situação está muito prejudicial deixando-a triste. No desenvolvimento desta trama, porém, ela vai se calando porque qualquer opinião contrária pode causar conflitos sem fim e a vítima só quer paz. Com o tempo, o que costuma acontecer como grito de sobrevivência e para que um colapso maior não ocorra, são emoções como a raiva e a indignação.

Homem sentado em sofá com a mão no rosto

A agressão narcisista é um fato real, embora não seja física e nem facilmente visível, pode durar tempo demais, ultrapassando todas as linhas vermelhas, prejudicando tanto a cognição, como a saúde geral e o discernimento das vítimas.

Você também pode gostar de:

Ao se ficar lúcido num relacionamento abusivo, a pessoa deve reunir forças, buscar ajuda e sair o mais rápido possível da situação.

Quanto mais despertos, melhor!

Sobre o autor

Silvia Malamud

- Psicologa
- Especialista em temas relacionados ao Abuso Emociona com narcisistas perversos em relacionamentos afetivos, familiares, mãe/pai filhos, escolares, sociais e de trabalho.
– Especialista em Terapia Individual, Casal e Família /Sedes
- Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA
- Terapeuta Certificada em Brainspotting - David Grand/ EUA
- Terapia de Abordagem Direta a Memórias do Inconsciente.

EMDR e Brainspotting são terapias de reprocessamento cerebral que visam libertar a pessoa do mal estar causado devido à experiências difíceis de vida, vícios, traumas, depressões, lutos e tudo o mais que é perturbador e que seja uma questão para que a pessoa queria mudar. Este processo terapêutico, por alterar ondas cerebrais viciadas num mesmo tipo de funcionamento, abre espaço para que a vida mude como um todo, de modo muito melhor, surpreendente e inimaginável anteriormente.

Mais sobre Silvia Malamud: Além de psicóloga Clínica, é também formada em Artes plásticas- Terapia Breve - Terapia de Casais e Família pelo Sedes Sapientiai. Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e em Brainspotting David Grand/EUA. Desenvolveu-se em estudos e práticas em Xamanismo, Física Quântica, Bodymirror. Participou e se desenvolveu em metodologias de acesso direto ao inconsciente, Hipnose, Mindskape, Breakthrough e outras. Desenvolveu trabalho como psicóloga Assistente no Iasmpe, Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual, com pesquisa sobre o ambiente emocional de residentes durante o período de suas residências, de 2009 até 2013. Participou do grupo de atendimentos de casais do NAPC de 2007 à 2008. Autora dos Livros "Projeto Secreto Universos", uma visão que vai além da realidade comum e Sequestradores de Almas, sobre abuso emocional que podemos estar vivendo, sem ao menos saber, sobre como despertar e como se proteger.

· Conhecimento terapêutico: Cenários e imagens: Já presenciei diversos pacientes fazerem "viagens" às vidas anteriores, paralelas, sonhos e mesmo se reinventarem em cenas reais ocorridas ou não. Vi-os saindo do túnel do reprocessamento, totalmente mudados e transformados, inclusive em suas linhas de tempo. Para mim, fica uma pergunta de física quântica... O que acontece com a rede de memória da pessoa se a matriz do acontecimento muda totalmente não o afetando mais? A linha do tempo e todos os significados emocionais transformam-se simultaneamente. Todos os eventos difíceis que a pessoa teve em relação ao tema ao longo da vida perdem o sentido e até parece que nem existiram, embora se saiba. A pergunta que fica é: O que é o tempo quando podemos nos transformar e nos auto-superarmos nesta amplitude?

· Coexistimos em inúmeras camadas de realidades que são atemporais. Por exemplo, o seu “eu” criança pode estar existindo e atuando em você até hoje... Outros aspectos desconhecidos também podem estar, sem que você suspeite.

Silvia Malamud
Psicóloga clinica Especialista em Terapias Breves individual, casal e
família/Sedes - CRP: 06-66624
Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA
Terapeuta Certificada em Brainspotting – David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem Direta a Memórias do Inconsciente.
email.: malamud.silvia@gmail.com