Autoconhecimento Convivendo

Você sabe o que é propósito?

Alvo em um fundo azul
Alexander's Images/ Canva
Escrito por Franciele Guedes

Será que você já encontrou o seu propósito na vida? Se sente que está sem rumo, ou não consegue sentir satisfação com alguma parte da sua vida, você precisa reforçar o seu autoconhecimento. Nesse aspecto, o artigo da colunista Franciele Guedes vai te guiar pelo seu interior até que você sinta o que move a sua existência. Surpreenda-se com o processo!

O ser humano é um ser dotado de escolhas. Em todos os dias, instantes e momentos, precisamos realizar escolhas, que nem sempre são fáceis e podem impactar a forma como percebemos a realidade.

Essas escolhas podem ser desde as mais simples, como acordar na hora exata, ir ou não à faculdade, estar em um relacionamento infeliz, ou permanecer em um emprego que não faz mais sentido. Porém, também podemos escolher o que nos agrega sentido e significado na caminhada, e aí entra a importância da escolha do propósito de vida.

O propósito é definido com base nas escolhas, experiências de vida e também de acordo com o que aprendemos e nos foi imposto pelas outras pessoas.

Todos nós estamos em constante busca de um propósito de vida diariamente, porém, nem todos conseguem atingir o seu propósito, pois muitos de nós passamos a vida toda acreditando no que nos disseram que não conseguiríamos fazer, duvidando de nossa autoeficácia e acreditando que não somos capazes de atingirmos a autorrealização.

Contudo, as pessoas que nos subestimaram dizendo que não éramos capazes de conquistar nossos objetivos, na maioria das vezes, não conseguiram concretizar os seus objetivos pessoais de vida.

Mulher refletindo em um fundo claro
pixelshot/ Canva

Cada um escolhe o seu propósito de acordo com as suas experiências e história de vida. Enquanto uns encontram o seu propósito abraçando causas, ajudando os outros e se envolvendo em projetos, outros apenas encontram o seu propósito após adversidades ou perdas, ou até mesmo durante um processo de luto, pois muitas vezes é preciso desconstruir para construir, se reinventar.

Você também pode gostar

Quantas pessoas, após uma perda ou um processo de luto, se veem “forçadas” a se redescobrir, se tornando mais resilientes? A vida é movimento, e movimentos geram mudanças. Cabe a você, caro leitor, decidir qual é o seu propósito na batalha entre o viver e o existir, pois há diferença. Você está preparado para vivenciar este processo?

Abraços cordiais,
Franciele Guedes

Sobre o autor

Franciele Guedes

Psicóloga clínica. Bacharel em Psicologia pela instituição Estácio De Sá, estudou Teoria Cognitivo-Comportamental pela Faculdade Descomplica. Coautora do livro Lidere Suas Emoções da Editora Boc.

Trabalhou com dependentes químicos e alcoolistas na Casa De Apoio Belém e atende a questões diversas via o Projeto Papo Pela Vida, pela empresa Psi Virtute e via atendimentos online por plataforma de telemedicina. Possui experiência com mulheres em situação de violência, devido a sua passagem pelo Mapa Do Acolhimento.

Faço atendimento online

Especialidades

● Ansiedade
● Autoestima
● Autossabotagem
● Depressão
● Procrastinação
● Stress

Whatsapp: (21) 996035533

E-mail: FrancielliGuedes@hotmail.com