Você sabe o que é replantio de árvores? É o ato de remover a planta do seu local original e colocá-la em um novo lugar, diminuindo, de maneira significante, o impacto ambiental de determinados atos (construções de médio ou grande porte) em nossa sociedade. Mas além de ser utilizada nessas grandes construções, essa técnica também pode ser usada dentro de casa, para aproveitamento próprio, pois os benefícios serão tão importantes para nós quanto para um bairro.
O replantio é uma boa opção, porque o tempo que uma muda de árvore demoraria para criar uma copa (folhas) e alcançar um bom tamanho é de, no máximo, 30 anos. No caso da árvore replantada, é de no máximo um ano, o que faz com que a beleza da árvore e as sombras se formem mais rápido e assim, seja possível aproveitar os benefícios.
Mas o replantio pode ser feito de várias maneiras, não apenas com árvores. Também é possível usar mudas de plantas e até mesmo de diversos alimentos! A diversidade dessa técnica é enorme, e engana-se quem pensa que pode ser algo de grande dificuldade ou que precise de ajuda de alguém especializado. O replantio pode ser feito em vários lugares, e o melhor: pode e deve ser realizado dentro da sua própria casa.
Alguns dos alimentos que podem ser replantados dentro de casa, ou apartamento, são:
- Alecrim
- Manjericão
- Cebolinha
- Hortelã
- Aipo
- Capim-limão/Erva-cidreira
- Alho/Alho-poró
- Rúcula
- Alface romana
- Cebola
Esses são alimentos que, caso você compre uma vez, não será necessário comprar mais, pois o replantio é fácil: basta utilizar um copo com água e, em determinados casos, vaso de planta.
Você também pode gostar
Para realizar o replantio de plantas, é muito fácil! Os materiais necessários são:
- Terra adubada
- Vaso (procure saber a altura para cada tipo de planta)
- Ferramenta de jardinagem
- Luva
- Argila expandida
- Lascas de madeira
Um grande número de replantio é feito em obras, principalmente as realizadas pelo governo, já que algumas árvores são retiradas para a criação de estradas ou a passagem de ônibus, e também porque o valor do replantio é relativamente baixo, se comparado ao da demolição das árvores.
- Escrito por Klenair Franklin da Equipe Eu Sem Fronteiras.