Já ouviu que nosso corpo é a nossa casa? Não importa se somos jovens ou velhos, saudáveis ou doentes, duros ou flexíveis… O que importa apenas, como diz Swami Dayananda é que os corpos se dividem entre vivos e mortos.
Se você está lendo isso, então tem um corpo vivo! Porque você está vivo! E se você, de fato está vivo e tem consciência disso, lembre-se de que sempre haverá um método do Yoga que lhe será muito benéfico.
Praticar Yoga nos ensina a pensar com o corpo. Os yogis mais antigos descobriram, através de uma investigação constante, que praticar exercícios físicos de uma maneira ritual (ásanas, em sânscrito) traz diversas consequências ontológicas (do grego ontos “ente” e logoi, “ciência do ser”, a ontologia faz parte da metafísica e trata da natureza, realidade e existência dos entes).
Ou seja, essa pratica lhe torna apto a responder a pergunta: quem eu sou? sendo que a resposta não será ‘o mesmo idiota de sempre’.
Na matéria existe consciência, é o que nos ensinam as tradições hindus, e é nessa consciência que existe energia.
A busca do yogi é pela inteligência que se esconde no corpo humano. Para descobrir quem somos este é o ponto de partida.
Praticar Yoga é encontrar um corpo novo. E, quem o pratica é que irá construí-lo, célula por célula, fibra por fibra. Este novo corpo será um instrumento fundamental para avançar na busca pela iluminação, que é a principal meta do Yoga.
A única coisa que se necessita é de muita disposição e força de vontade.
Um velho ditado hindu diz:
“O verdadeiro heroísmo está em conquistar sua própria natureza.“
Lembre-se então: o seu corpo é uma casa extremamente especial! O corpo humano não é só matéria inconsciente ou uma carcaça habitada por uma mente limitada, mas sim uma realidade que vibra, animada, pela mesma consciência que anima todo o Universo.
Assim, é preciso que deixemos de ver o corpo como algo diferente do nosso ser invisível.
Tenha o seu corpo como um abrigo de energia cósmica, uma junção de átomos conscientes, feitos à imagem dos cosmos. A consciência vibra em cada célula do seu corpo e está presente em todos os seus tecidos.
Para o Yoga você é existência pura! Qualquer divisão cartesiana como corpo-mente, carne-espírito é apenas especulação. Dentro da unidade é que se encontra a diversidade, e não separada dela. A existência está presente na continuação que se expande entre o espírito e a matéria.
Nós somos um reflexo do Universo para a filosofia do Yoga. A energia que cria o mundo se manifesta também na vida humana. Essa energia também está na consciência, pois não são coisas separadas.
Você também pode gostar
O Yoga e a física quântica pensam de uma mesma maneira: o Universo é uma imensidão de energia!
Se a matéria é vibração, então o homem, que está no mundo material, é também energia. Consciência e energia são dois aspectos de uma mesma realidade.
E você está aqui. Vivo e respirando!
Então, o que falta para você assumir a sua condição divina?