Nutrição

Você tem fome do quê?

Healthy Eating Fruit Vegetable Tomato Women Healthy Lifestyle Food
Escrito por Anah Locoselli

Tem dias em que a gente se sente perdido, sem saber até o que comer. Como isso acontece? Veja se já passou por isso: você sente fome, mas não sabe do quê, então abre a geladeira, o armário, revira a cozinha a procurar. Encontra um montão de comidinhas, mas nada faz seus olhos brilharem, nem uma luz acende, aí você se cansa e pega qualquer coisa pra matar a tal fome.

Vai comendo um bocado atrás do outro em busca de saciedade, mas a frustração e a insatisfação ficam ali falando e você acaba por comer um monte. Então, chega uma convidada a mais, a dona culpa, dizendo que você não deveria ter comido tanto, que não tem limites, que não sabe se cuidar e segue desfiando um punhado de palavrinhas que te jogam pra baixo fazendo você se sentir o pior dos piores.

Como evitar tudo isso?

Você já pensou em trocar a busca nos armários da cozinha pela busca dentro de você?

Quando a tal fome der as caras, você pode silenciar e perguntar internamente do que você tem fome. As respostas são surpreendentes. Muitas vezes vai descobrir que a fome não é exatamente por comida e por isso não dá para encontrar na geladeira.

Você pode aquietar a mente, sentando numa posição confortável, com os pés no chão, coluna ereta e prestando atenção em sua respiração. Sentindo o ar entrar e sair, silenciando os pensamentos, diminuindo a ansiedade, descontraindo, acalmando, trazendo paz e confiança para você.

Neste momento, você pede para saber do que está sentindo falta, perguntando-se: “Do que estou sentindo falta?”, “Do que eu tenho fome?”, e continua a fazer sua respiração consciente, aguardando a resposta se apresentar.

Você também pode gostar:

Uma lembrança, a imagem de alguém ou algum lugar, uma vontade de chorar, uma dor no corpo, uma palavra… São algumas possibilidades de resposta. Você segue perguntando querendo saber mais e questiona porque aquilo está te deixando insatisfeito, perdido, qual a causa de tudo isso. E mais uma vez se abre para escutar o que se mostra, acolhendo o que vier, dando vazão à emoção que surgir, trazendo consciência para você.

Este movimento em busca do saber real, da fome verdadeira, pode te conduzir ao encontro da apreciação de quem você é, de seus dons e habilidades. Trocando a culpa pela satisfação, despertando o sentimento de plenitude, de completude.

Deixo aqui uma receitinha para ajudar você a desvendar a sua fome.

Moyashi à Moda da Casa

Ingredientes1 xícara de moyashi (broto de feijão)1 xícara de folhas de espinafre
1/4 de xícara de pimentão vermelho em cubinhos
2 colheres de sopa de gergelim
1 colher de sopa de gengibre em cubinhos
1 colher de sopa de azeite
Sal

Modo de Fazer

Leve uma frigideira ao fogo com o gergelim por um minuto, retire do fogo, amasse com um pilão e reserve.

Leve uma frigideira ao fogo com o azeite, o gengibre, o pimentão e metade do gergelim, por um minuto.
Junte o moyashi e salteie por um minuto.
Acrescente as folhas de espinafre e o sal e salteie por um minuto.
Retire do fogo, coloque num prato e polvilhe com o restante do gergelim.

Sinta o sabor do nutritivo, do saudável, de Você!

 

Sobre o autor

Anah Locoselli

Sou Anah Locoselli e vou te contar como me tornei culinarista especializada em alimentação saudável.

Há dez anos tinha verdadeiro horror ao cozinhar, minha mesa se fartava de enlatados e deliveries. Porém vivi um grande caos pessoal, encontrando na meditação um empurrão para transformar minha alimentação, e acabei por me apaixonar pela cozinha.

Estudei um tanto de ciências: naturopatia, ayurveda, aromaterapia, florais, meditação...

Em minha pós-graduação em psicologia transpessoal, defendi o tema da alimentação como agente determinante do bem-estar. Contudo em meus atendimentos percebi a dificuldade dos meus clientes em se apropriarem da alimentação saudável.

Diante dos temores apresentados, comecei a ensinar as receitas que preparava em casa, fazendo com que muitos se apaixonassem pela alimentação natural.

Em 2018 lancei meu primeiro livro, “Cozinhar e Meditar”, descobrindo os sabores da vida, em que entre crônicas e receitas conto minha história, revelando como por meio do cozinhar e da atenção plena redescobri os temperos do bem viver.

Em maio de 2020 lancei o ebook “Legumes e Verduras”, com mais de 50 receitas rápidas e saudáveis para o dia a dia.

Desenvolvi uma culinária revitalizante extremamente saborosa e simples de ser praticada no dia a dia. Partindo de uma escuta terapêutica que me permite perceber as necessidades individuais ou do grupo, proporcionando ações que estimulam o apropriar-se da mesa saudável.

Além dos cursos e das consultorias individuais, ministro workshops e presto consultoria para hotéis e restaurantes. Dou alternativas que priorizam o uso de alimentos naturais na cozinha tradicional, assim como criações culinárias sem glúten, sem lactose, sem soja, vegetariana e vegana, que fazem os olhos salivarem.

Atualmente ofereço o serviço online de consultoria em alimentação saudável (cardápios online), assim como uma diversidade de cursos.

“Acredito que na cozinha reside o poder de curar corpo e alma. A minha missão é despertar o autocuidado, levando a degustar porções de alegria por meio de uma culinária natural e saborosa, revelando como um estilo de vida saudável traz um tanto de felicidade para dentro do peito.”

DADOS DE CONTATO
Email: anah@alimentacaointegrativa.com.br
Telefone: (11) 97691 - 8135
Facebook: Anah Locoselli
Instagram: @anah_locoselli
Site: anahlocoselli.com.br/
Linkedin: Anah Locoselli
Youtube: Anah Locoselli