Tem dias em que a gente se sente perdido, sem saber até o que comer. Como isso acontece? Veja se já passou por isso: você sente fome, mas não sabe do quê, então abre a geladeira, o armário, revira a cozinha a procurar. Encontra um montão de comidinhas, mas nada faz seus olhos brilharem, nem uma luz acende, aí você se cansa e pega qualquer coisa pra matar a tal fome.
Vai comendo um bocado atrás do outro em busca de saciedade, mas a frustração e a insatisfação ficam ali falando e você acaba por comer um monte. Então, chega uma convidada a mais, a dona culpa, dizendo que você não deveria ter comido tanto, que não tem limites, que não sabe se cuidar e segue desfiando um punhado de palavrinhas que te jogam pra baixo fazendo você se sentir o pior dos piores.
Como evitar tudo isso?
Você já pensou em trocar a busca nos armários da cozinha pela busca dentro de você?
Quando a tal fome der as caras, você pode silenciar e perguntar internamente do que você tem fome. As respostas são surpreendentes. Muitas vezes vai descobrir que a fome não é exatamente por comida e por isso não dá para encontrar na geladeira.
Você pode aquietar a mente, sentando numa posição confortável, com os pés no chão, coluna ereta e prestando atenção em sua respiração. Sentindo o ar entrar e sair, silenciando os pensamentos, diminuindo a ansiedade, descontraindo, acalmando, trazendo paz e confiança para você.
Neste momento, você pede para saber do que está sentindo falta, perguntando-se: “Do que estou sentindo falta?”, “Do que eu tenho fome?”, e continua a fazer sua respiração consciente, aguardando a resposta se apresentar.
Você também pode gostar:
Uma lembrança, a imagem de alguém ou algum lugar, uma vontade de chorar, uma dor no corpo, uma palavra… São algumas possibilidades de resposta. Você segue perguntando querendo saber mais e questiona porque aquilo está te deixando insatisfeito, perdido, qual a causa de tudo isso. E mais uma vez se abre para escutar o que se mostra, acolhendo o que vier, dando vazão à emoção que surgir, trazendo consciência para você.
Este movimento em busca do saber real, da fome verdadeira, pode te conduzir ao encontro da apreciação de quem você é, de seus dons e habilidades. Trocando a culpa pela satisfação, despertando o sentimento de plenitude, de completude.
Deixo aqui uma receitinha para ajudar você a desvendar a sua fome.
Moyashi à Moda da Casa Ingredientes1 xícara de moyashi (broto de feijão)1 xícara de folhas de espinafre Modo de Fazer Leve uma frigideira ao fogo com o gergelim por um minuto, retire do fogo, amasse com um pilão e reserve.Leve uma frigideira ao fogo com o azeite, o gengibre, o pimentão e metade do gergelim, por um minuto. |
Sinta o sabor do nutritivo, do saudável, de Você!