Você pode estar se perguntando se ao ter uma alimentação vegetariana (plant based) a ingestão de agrotóxicos será maior, mas não é bem assim, e eu vou te explicar o motivo…
Em nosso país a análise de resíduos de agrotóxicos é feita apenas em alimentos vegetais, carnes não estão incluídas nessas análises, dando uma impressão que esses alimentos estão livres desses resíduos.
Grande parte dos agrotóxicos são lipossolúveis, isso significa que possuem alta capacidade de concentração em gordura. Os animais ao se alimentarem de ração produzida com uso de agrotóxicos, acumulam essas substâncias em seu tecido gorduroso. O consumidor de carne ficará mais exposto a ingerir tudo que o animal acumulou em seu tecido.
Alguns estudos com nutrizes vegetarianas mostraram que o leite materno dessas mulheres estava menos contaminado que o de onívoras (que comem carnes e laticínios).
Outro estudo mostrou que a contaminação por organoclorados é devido ao consumo de carnes e derivados animais. Mostrando que a ingestão chegava a 348% da ingestão diária aceitável na população geral (onívora) e a 146% a 183% nos vegetarianos.
Você também pode gostar:
Portanto, fique tranquilo (a), pois ao optar por uma alimentação plant based (vegetariana) você pode diminuir a exposição aos agrotóxicos.
FONTES:
Battu RS, Singh B, Kang BK, Joia BS. Risk assessment through dietary intake of total diet contaminated with pesticide residues in Punjab, India, 1999-2002.Ecotoxicol Environ Saf. 2005 Sep;62(1):132-9.
Noren, K., Levels of organochlorine contaminants in human milk in relation to the dietary habits of the mothers. Acta Paediatr Scand, 1983. 72(6): p. 811-6.