A vulnerabilidade a doenças é inerente a todo ser humano.
A partir do momento em que a tríade corpo, mente e espírito está desequilibrada, doenças físicas e mentais irão se manifestar.
O que faz a saúde acontecer é o equilíbrio bioquímico e biofísico do organismo. Quando as reações químicas de um extenso mapa metabólico do corpo e da mente funcionam em níveis ótimos, o potencial energético, nos aspectos físico e espiritual, fica em harmonia, então a saúde se instala.
Lembrando que o corpo precisa de átomos de diversos elementos químicos para formar as reações bioquímicas e biofísicas. A fim de criar adequados níveis de oxigenação, pH e potencial energético para a produção de enzimas, hormônios, neurotransmissores, sangue, líquor, líquidos, secreções, muco, suor, saliva, lágrimas, substâncias fecais, urina, moléculas, células, órgãos e tecidos.
Por meio disso, verifica-se a alta complexidade do organismo humano para manter a saúde.
Mas é preciso lembrar que esse mecanismo complexo foi criado para funcionar em homeostase, ou seja, no equilíbrio do meio interno.
O adoecer e o desequilíbrio acabam sendo os resultados de más escolhas feitas consciente ou inconscientemente.
Escolher viver em ambientes química ou fisicamente tóxicos, ingerir, inalar ou aplicar substâncias tóxicas, nutrir-se com alimentos intoxicados quimicamente, por terem passados por processos de refinamento, clarificação, processamentos, limpeza com altos níveis de agrotóxicos, corantes, estabilizantes, conservantes ou manipulados em ausência de técnicas assépticas é um dos fatores de agressão que levam à doença.
Escolher ingerir água e alimentos radioativados que saem da fontes assim, ou porque passam por esse processo para aumentar a durabilidade, ou são intoxicados por alto nível de ondas eletromagnéticas e radiação na região de origem até o consumidor são escolhas que levam à doença também.
Escolher conviver em ambientes com baixo nível de limpeza, com presença de intensos números de micro e macro-organismos patogênicos ao ser humano é outra oportunidade para instalação de patologia.
Escolher viver em ambientes tóxicos por químicas ou radioatividade é patogênico.
Escolher viver em ambientes física e emocionalmente estressantes ou conviver com pessoas que não permitem o equilíbrio do outro também é escolher adoecer.
Escolher o sedentarismo físico, emocional e espiritual é estagnar-se na doença.
Você também pode gostar
- 9 hábitos comuns que prejudicam a saúde
- Como as emoções negativas podem influenciar nossa saúde? Entenda
- Se o seu corpo manifesta a doença, ele também manifesta a cura! Saiba se cuidar
Enfim, a escolha da saúde ou da doença sempre está em você. Tudo na vida envolve escolhas conscientes racionais conforme os paradigmas que cada indivíduo traz por sua experiência de vivência no dia a dia.
Se abrirmos a oportunidade constante e incansável para o conhecimento e enxergarmos os diversos pontos de vista, estando dispostos para o caminho do bem-estar físico, mental, espiritual, individual e coletivo, isso certamente aproximará você da saúde plena.