A yoga é uma atividade que engloba exercícios e técnicas de respiração com o objetivo de auxiliar o seu praticante a obter equilíbrio entre a mente e o corpo. Técnica milenar que se transmuta ao longo dos anos, é hoje recomendada para diversos casos que envolvam a saúde física e mental. Mas será que ela pode ser realizada também por crianças?
De acordo com a psicopedagoga educacional Cris Pitanga, os benefícios da yoga podem ser bem proveitosos se englobados a um método criativo e lúdico, pois para os pequenos a abordagem deve ser diferente da tradicional. Como são agitadas, dificilmente conseguem alcançar um estágio de total foco e concentração em algo do tipo, então a ideia é fazer com que elas encarem a situação como uma brincadeira repleta de magia e encanto.
Portanto, para os pais que desejam incluir a tarefa na rotina dos filhos, a dica é iniciar com pequenas histórias com a temática da yoga, para que eles descubram sua origem, como se pratica e no que ela ajuda. Vale também incluir atividades que abusem da criatividade e imaginação, como o uso de música, jogos e brincadeiras que estimulem o desenvolvimento e a execução dos exercícios, como as técnicas de respiração. O contato com a natureza é um dos temas mais importantes a se explorar e pode ser trabalhado incluindo elementos como os sons dos animais, o cheiro da mata, as estrelas no céu, o sol e a imensidão vasta que existe em nosso planeta. Fazendo isso, o entendimento com relação à vida aumenta e traz paz de espírito, calma, paciência e a conexão com o todo.
As asanas, que são as posturas executadas na yoga, fortalecem o alinhamento corporal, além de aumentar a força e resistência do corpo com flexibilidade. Fortalecem toda a estrutura óssea e músculos, contribuindo para um crescimento saudável e consciente. Já na parte emocional os exercícios são excelentes para a concentração e equilíbrio e são indicados para os mais desconcentrados e irrequietos. Outros pontos que serão desenvolvidos se concentram no aumento de confiança e autoestima, ansiedade, dificuldades em aprender, nervosismo, controle de emoções, dentre outros monstros na vida dos pais e na dificuldade em lidar com ambos.
Você também pode gostar:
Ao fazer parte deste universo, a criança é inserida em uma realidade totalmente diferente da qual são “obrigadas” a viver. A yoga contribui com diversas áreas e engloba uma série de benfeitorias. Automaticamente os resultados são colhidos não apenas pelos filhos, mas principalmente por quem os cria, e essa pode ser uma opção bastante inteligente para quem procura ajuda.
Gostou do artigo? Quer começar a aprender Yoga e não sabe por onde começar? Então, aprenda 5 dicas de meditação no vídeo a seguir!